Resumo da semana: 2 a 6 de março

A primeira semana de março também já se foi... Por favor, alguém sabe onde se diminui a velocidade dos dias? Enquanto isso, vamos acompanhando a velocidade do tempo e tentando sempre fazer o melhor possível.

Resumo da semana: de 2 a 6 de março de 2015

Mas hoje é sábado e dia do resumo da semana. Vamos ler (ou reler) o que foi destaque por aqui?

Segunda-feira, dia 2 de março: Nanny, a leitora Design de Joias
A Nanny é uma leitora do blog que é Design de Joias e Biojoias e mora em Curitiba, no Paraná. Ela faz um trabalho muito bonito e criativo. Saiba mais lendo este post aqui.

Terça-feira, dia 3 de março: Respondendo à tag Coisas de Gaúcho
Esta tag é sobre alguns hábitos e preferências dos gaúchos e eu conto o que eu acho sobre eles. Link aqui.

Quarta-feira, dia 4 de março: Sorteio Site Loja Glamourosa para as leitoras do Viagens e Beleza
A Loja Glamourosa está promovendo um passatempo (sorteio) para as leitaras do blog o prêmio é um maravilhoso creme anti manchas da Shiseido. Veja lá no blog como participar, é muito simples. Link aqui

Quinta-feira, dia 5 de março: Por que usar roxo nesta época do ano?
O roxo é uma cor mística e este mês é o mais indicado para usá-la. Saiba também qual é o seu significado. Link aqui.

Sexta-feira, dia 6 de março: Você já comeu flor?
 
Muitas flores, como as rosas, o amor perfeito e o jasmim são muito saborosas. Mas nem todas são comestíveis, algumas podem ser bem tóxicas. Veja quais são e aproveite para preparar uma salada com pétalas de rosas que é uma verdadeira delícia. Link aqui.

Espero que você tenha gostado destes posts e aproveito para lhe desejar um excelente final de semana. Aproveite bem cada momento!

Beijos,
Ana
LEIA MAIS

Você já comeu flor?

Sim, você não leu errado, eu perguntei se você já comeu flor? Achou estranho e pensava que as flores serviam apenas para decorar o ambiente ou enfeitar o seu jardim? 

A maioria das flores tem a função decorativa mesmo, seja em vasos ou enfeitando pratos com saladas e sobremesas, mas algumas são comestíveis e muito deliciosas. Eu adquiri este hábito ainda quando era criança e até hoje eu como flores. 

Rosas

Algumas flores são ricas em proteínas, aminoácidos, vitaminas, A, B, C, E e minerais, amido e até gordura, mas possuem pouquíssimas calorias, já que 95% da massa das pétalas contém água.

Eu já comi muitas flores, a maioria somente as pétalas, mas existe uma florzinha do mato que eu como só o caule, que é muito saboroso. A flor é muito pequena e não tem gosto.

Assim como as frutas e verduras, existem flores que são mais adocicadas, outras mais ácidas e tem também as que não tem gosto nenhum, tipo chuchu. Estas devem ser usadas apenas como decoração mesmo!

Alguns restaurantes especializados utilizam pétalas de flores em seus pratos frios, principalmente nas saladas, mas também é possível acrescentar flores em sucos e sobremesas servidas frias, já que as flores murcham em contato com o calor.

rosas
Rosas

As pétalas de rosas são bem carnudas e a que eu acho mais saborosa é a de cor rosa. A amarela e a branca quase não tem gosto e a vermelha tem o sabor um pouco mais acentuado. Pelo menos as que eu já comi. Eu já vi à venda, em lojas de produtos caseiros ou artesanais, geleia de pétalas de rosa. Não cheguei a comprar porque eu gosto de comer a rosa in natura mesmo.

O amor-perfeito é uma flor linda, muito colorida e possui o sabor bem adocicado. Pode ser usado numa saladinha, tanto de frutas quanto de verduras. Um prato com flores pode servir até de estímulo para incluir em sua dieta, não é?

As flores brancas do Jasmim eu também gosto muito, elas possuem um sabor doce e bem delicado.

As fotos deste post foram feitas na casa da minha mãe (exceto a da Azaleia, que foi em Gramado). Algumas flores eu fotografei no final de semana e outras eu tinha em arquivo. Mesmo assim, faltaram as fotos da flor de jasmim e amor-perfeito, mas estas eu imagino que todo mundo já conhece.

Flor de pessegueiro
Flor de pessegueiro

Quem nunca comeu esta florzinha, não sabe a delícia que é. A parte branca da flor de pessegueiro é bem carnuda e bem docinha. Só de me lembrar, eu já sinto o gosto! Não, eu não sou uma destruidora de futuros pêssegos, pois eu sempre comi só a parte branca, que não se transforma no fruto.

Florzinha do mato

Esta é florzinha do mato que eu como só o caule. Tem o sabor levemente azedinho e eu adoro. A flor eu dispenso e estes caules foram todos comidos depois desta foto, é claro!

Flores tóxicas

Mas atenção, existem flores que são tóxicas e muito perigosas. Nem todas são comestíveis e a maior decepção que eu tive ao pesquisar para este post foi descobrir que a azaleia, que eu sempre comi, é tóxica. 

Azeleias
Azaleias, a grande decepção!

Nome da planta: Azaleia - Nome científico: Rhododendron spp
Parte tóxica: toda a planta, principalmente a folha.
Toxicidade: depressão do sistema nervoso central (SNC) e respiratório.
Sintomas da intoxicação: vômitos prolongados, arritmias, convulsões, ataxia, fraqueza, depressão e morte.

As folhas verdes e o néctar das flores podem intoxicar animais. Se um animal ingerir 0,2% do seu peso em folhas de azaleias, ele terá reações tóxicas. Eu sempre apreciei o sabor azedinho das pétalas de azaleia. Nunca comi uma overdose, em média, umas 4 ou 5 flores por vez, mas agora não vou mais comer umazinha sequer. 

Hortênsias
Hortênsia é azul, devido ao solo com PH ácido

Nome da planta: Hortênsia - Nome científico: Hydrangea macrophylla
Parte tóxica: toda a planta.
Toxicidade: alterações do sistema nervoso central e transporte de O2.
Sintomas da intoxicação: cianose (mucosas arroxeadas), convulsões, dor abdominal, flacidez muscular, letargia, vômitos e coma.

A hortênsia é uma planta ornamental, encontrada em regiões temperadas e subtropicais e apresenta flores rosadas ou azuis dependendo do pH do solo: em solos ácidos, as flores são azuis, enquanto que, em solos alcalinos, são cor-de-rosa. Esta flor é rica em princípios ativos, incluindo o glicosídeo cianogênico hidrangina, que as torna venenosas se ingeridas em grande quantidade.

Eu me criei em meio à hortênsias, mas nunca senti vontade de experimentar. Talvez pela aparência de couve, não sei, mas ela não me parece apetitosa. Sorte a minha!


Orquideas

Orquídeas


Na minha opinião, as orquídeas são as mais belas e perfeitas flores que existem e por isso mesmo, jamais tive coragem de destruir uma flor para comê-la.

A orquídea é uma flor tóxica?

Embora existam 25 mil espécies de orquídeas conhecidas no mundo todo, foram registradas em torno de 100 mil híbridos. As linhagens genéticas de híbridos de orquídeas modernas são complexas e confusas. Embora essas flores não sejam consideradas tóxicas, há sempre uma chance de que uma espécie híbrida carregue algum gene estranho em suas folhas ou flores e que possa ser prejudicial, principalmente para crianças e pequenos animais.


Outras flores muito conhecidas e que são tóxicas: Antúrio, Narcisos, Crisântemos, Lírios-do-Vale, Oleandros, Coroa-de-Cristo, Bico-de-Papagaio e Copo-de-Leite, que nem deveria ter este nome, mas desde criança minha mãe me avisou que era perigoso comê-lo.



Linda né? Infelizmente eu não sei o nome. Se alguém souber, deixa nos comentários.


Você pode estar pensando: "mas Ana, você come até estas florzinhas?". Não, estas eu nunca comi e nem sei se são venenosas ou não. Decidi colocar a foto por um motivo bem interessante: elas são cheias de ar e estouram feito plástico bolha. Eram a minha terapia infantil. Hoje eu não as estouro mais, pois já existe o plástico bolha, hehe..

Receita de salada com pétalas de rosas


Para encerrar o post, vou passar uma receitinha de uma de salada com rosas, que eu mesma inventei e que ficou uma verdadeira delícia. Encanta aos olhos e ao paladar!

receita de salada de verduras, frutas e pétalas de rosas

Salada de verduras, frutas e pétalas de rosas


- 1 banana prata cortada em rodelas
- 10 tomates-uva, pode ser também tomates-cereja
- 10 grãos de uva Niágara rosa
- folhas de rúcula (2 ou 3 pés, confirme o tamanho)
- pétalas de rosas. Eu usei três rosas pequenas: uma rosa, uma vermelha e uma amarela.
- croutons (eu não tinha em casa, então quebrei duas fatias de torrada)

Temperei com azeite de oliva extra-virgem, vinagre balsâmico e salpiquei queijo ralado por cima. 

Nem consigo descrever o sabor desta salada! Prepare a sua e depois, voilà, bon apetit! E lembre-se de me contar aqui nos comentários.

Rosa: é comestível           -           Hortênsia: é tóxica

E agora eu quero saber: você já comeu flor?

Beijos,
Ana
LEIA MAIS

O que significa a cor roxa e por que agora é a época ideal para usá-la?

Numa conversa com minha irmã, entramos no assunto sobre a cor roxa e o seu significado, principalmente nesta época do ano, em que os católicos (nos quais nos incluímos) realizam a preparação para a Páscoa. Estamos na chamada Quaresma e já vou explicar qual a ligação com a cor roxa.


O que é Quaresma?


É um período de 40 dias que antecedem a Páscoa, reservado para a reflexão e conversão espiritual. Ou seja, uma maior aproximação com Deus através da oração, penitência e caridade. A Quaresma inicia sempre na quarta-feira de cinzas e que vai até a quarta-feira que antecede a Páscoa.

Catedral de Gramado - RS

A espiritualidade do número quatro:

Quatro é o número da estabilidade e do equilíbrio. É a base da pirâmide que sustenta o templo do corpo e da alma: significa a força interior.


Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, as provações e dificuldades.

A duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia, onde é relatada as passagens dos 40 dias do dilúvio, dos 40 anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos 40 dias de Moisés e de Elias na montanha, dos 40 dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.


O que significa a cor roxa?

O roxo resulta da mistura do vermelho com o azul. O vermelho significa carne e matéria e o azul, céu e espírito. Por isso o roxo é uma cor mística, ligada à espiritualidade, magia e mistério. 


O roxo é a cor apropriada para um local de meditação, pois estimula o contato com o lado espiritual, proporcionando a purificação do corpo e da mente. Ajuda a libertar os medos, pois vem acompanhada do sentido de um recolhimento que alimenta a esperança. É a cor da transformação. 


O Roxo na Quaresma: reporta a uma profunda interiorização, de penitência, conversão, jejum e oração.


Em que sentido usar a cor roxa pode me ajudar?

O roxo e o violeta são cores de transformação do mais alto nível espiritual e mental e são capazes de combater os medos e contribuir para a paz interior. 
Estas cores conseguem limpar os transtornos emocionais e nos inspiram sensibilidade, espiritualidade e compaixão. A cor roxa está associada com a proteção psíquica, porém, se usada em excesso, pode ser uma cor depressiva e melancólica.

Batom Heroine, da MAC

Você sabia disso? E o que acha da cor roxa, costuma usar alguma peça ou acessório nesta cor?

E para quem não for católico(a), o roxo também representa este período?

Beijos,
Ana
LEIA MAIS

Passatempo Viagens e Beleza + Loja Glamourosa: Participe para ganhar um belo presente!

  Já saiu o nome da ganhadora do Creme Clareador de Manchas da Shiseido! O nome está no post extra do dia 10 de abril. Link aqui!

Durante o mês de março você pode concorrer a um maravilhoso creme da conceituada marca japonesa Shiseido, que reduz eficazmente as manchas de pele. O nome do creme é Brightening Protective Cream SPF15 - embalagem 40g.


Saiba mais sobre o bonito:  marca Shiseido

Descrição: creme hidratante para o dia com proteção UV SPF 15. É o parceiro essencial em qualquer tratamento de hiperpigmentação. Sem os filtros solares a pele está mais desprotegida e a probabilidade de ocorrerem manchas de pigmentação à maior. Ideal para peles secas.

Resultados prometidos: reduz eficazmente as manchas de pigmentação. Além disso, proporciona maior hidratação à pele e maior proteção às agressões dos agentes externos.

Como participar? É muito simples, basta seguir 3 regrinhas super fáceis:

1- Se inscreva na Newsletter da Glamourosa para receber as novidades. Para isso, clique em Subscrever Newsletter, logo acima do menu. Link aqui.

2- Curtir a fanpage da Glamourosa. Link aqui.

3- Curtir a fanpage do Viagens e Beleza. Link aqui.

Prazo: até o dia 31 de março!

Se você fosse comprar este creme, pagaria por ele € 51,64 (ao câmbio de hoje daria R$ 176,71), mais frete internacional.

Se você ganhar o sorteio, receberá este creme em sua casa, sem custo algum.

* A escolha será feita através de sorteio. Como a Loja Glamourosa é de Portugal e o sorteio será feito por lá, este não necessita da autorização da CEF.

Viu só como é simples? Em apenas 3 cliques você já estará participando! Se você gosta deste tipo de sorteio, deixe seu comentário aqui. É importante!

Beijos,
Ana

* O Passatempo será gerenciado e executado pela Loja Glamourosa, parceira do blog.

**Se você comprar algum produto da Glamourosa, lembre-se de digitar o código viagensebeleza para ganhar desconto.

ATUALIZAÇÃO DE POST EM 03 DE JULHO DE 2015: o presente chegou na cidade da ganhadora, mas infelizmente foi taxado pela alfandega brasileira. Era simples recorrer, já que foi um presente e ela tinha como provar. Infelizmente ela desistiu de recorrer e o presente retornou para Portugal. 
LEIA MAIS

Tag Coisas de Gaúcho!

Desta vez eu não fui tagueada, mas assisti a um vídeo da Marina Smith, do blog 2beauty que eu gostei muito e me deu vontade de responder também. A Marina respondeu esta tag em vídeo, mas como eu não gravo videos (ainda), vou responder por escrito mesmo. O nome da Tag é "Coisas de Gaúcho" e são 14 perguntas.


Perguntas da TAG:

1- A carne tem que ser mal passada, no ponto ou bem passada?
A maioria dos gaúchos gosta da carne mal passada ou ao ponto, mas para o terror dos assadores, eu prefiro muito bem passada, quase sola de sapato. 

Eu digo esse quase porque uma vez, num restaurante de fronteira (no Uruguai) eu e minha irmã pedimos um entrecot (é um corte de carne) bem passado e mesmo assim veio sangrando. Chamei o garçom, com toda a educação, solicitei que a carne fosse melhor passada. Ele brincou dizendo: tipo sola de sapato? Nós rimos e concordamos, mas achamos que era brincadeira dele e não é que o danado nos apresentou depois a carne torrada mesmo, veio preta e parecendo um solado de bota de gaudério. Não pudemos nem reclamar, mas esta foi a vingança do assador.

2- Quantas vezes ao dia toma chimarrão?
Até gosto de chimarrão, bem quente e bem amargo, mas raramente eu bebo, porque o mate escurece os dentes e eu tenho meio que uma neura com isso.

3- Uma gíria (gaúcha) que tu fala demais:  praticamente eu não falo gírias, mas uma expressão que eu uso direto é o famoso "bah"!

4- Schimia, ambrosia, arroz de leite, mumu, cuca ou sagu? (pode escolher mais de um)?
Schimia de uva e sagu de vinho (sagu de suco é horrível).

5- Fim de semana em Gramado/Canela ou em Tramandaí/Torres/Capão (ou outra praia)?
Não gosto muito de praia, então prefiro ir para a Serra Gaúcha, pode ser a Região das Hortências ou a Região dos Vinhedos.

6- Grêmio ou Inter?
Meu coração é vermelho, sou colorada, sou Internacional!

7- É bairrista?
Ao contrário da maioria dos gaúchos, eu não me considero nada bairrista! Me sinto uma cidadã do mundo e penso que todos os lugares têm seus encantos e desencantos, só depende de como vivemos.

8- Qual a origem do(s) teu(s) sobrenome(s)?
Tanto por parte de mãe (Andreazza) quanto por parte de pai (Brogliato), minha origem é italiana. Inclusive sou neta de italianos e também  possuo a cidadania italiana.

9- Tem família em quais cidades?
Tenho familiares em muitas cidades, mas vou citar só os parentes mais diretos, como mãe, irmãs e sobrinho: Caxias do Sul/RS e Brasília/DF.

10- Música gaúcha que todo mundo conhece? Tem tanta música legal de novas bandas gaúchas, principalmente as chamadas "rock de galpão" mas não sei de nenhuma que todo mundo conheça. 

Uma das músicas gaúchas que eu mais gosto é bem antiga, mas acho linda, tanto a letra quanto a melodia, é a música Origens, dos Fagundes. Se você quiser ouvir, clique aqui.

11- Gaúcho(a) famoso preferido (pode se cantor, atriz, escritor, modelo…): 
Vou citar dois escritores: Luís Fernando Veríssimo e Martha Medeiros, que eu admiro muito.

12- Programa típico de gaúcho: vou descrever programas de domingo, como assistir a um Gre-nal, seja no estádio ou na TV, depois de um churrasco em família e para os que não curtem futebol, passear no parque ou ficar tomando mate e "proseando" (batendo papo). Estes são programas que gaúcho gosta de fazer, independente de qual cidade ele more.

13- O que faz teus butiás caírem do bolso?
Conversar com uma pessoa sobre um determinado assunto e saber que ela está mentindo descaradamente. Fico pasma com tamanha cara de pau!

*Butiá é uma frutinha e a expressão "me caiu os butiá do bolso" que dizer a mesma coisa que: "me caiu a capa da gaita". Ou seja: "tô pasma!", "tô bege", etc.

14- Por último: “Como a aurora precursora….”

Não entendi essa, talvez seja para dar continuidade ao hino do RS (cantando), mas por escrito não faz sentido.

Tagueie pelo menos 2 pessoas: vou taguear duas blogueiras que eu sei que são gaúchas, mas não sei se já responderam a esta tag: Vi Furrati, do Blog da Fênix e a Tanara, do blog Tanara Hormain.

* Se outra blogueira gaúcha também quiser responder a esta tag, me avise que eu coloco o link de seu blog aqui!


O que você achou desta tag? Eu achei curiosa e uma maneira de divulgar um pouco os costumes aqui do RS.

Beijos,
Ana

* Esta tag criada pela Janaína, do blog Mordiscando.
LEIA MAIS

Nanny, a leitora Design de Joias

Hoje o post é um pouco diferente dos que eu costumo fazer, mas eu achei que seria muito legal publicar!

Há algumas semanas, a leitora Lia ou Nanny, como ela também é chamada, de Curitiba/PR, comprou na lojinha online do blog várias miniaturas de perfumes. Depois ela me explicou que ela é Design de Jóias e Artesã e usa estas miniaturas nas suas criações.

Achei muito interessante e ela me avisou que enviaria de presente uma de suas criações para que eu conhecesse um pouco do seu trabalho. Fiquei super feliz e esta semana eu recebi.



Além de um colar da Coleção Étnica, que a Nanny criou inspirado na arte indígena brasileira, ela me enviou também um vidrinho miniatura com o perfume Pleasures, da Estée Lauder. Achei muito carinhoso, por isso fiz questão de fazer este post e divulgar o trabalho dela.


Neste colar a Nanny utilizou um pinhão, fruto do Pinheiro, árvore símbolo da cidade. O nome deste fruto na língua indígena é Kur'yt'yba. Acompanha um pequeno folder explicativo, em 3 idiomas: português, inglês e alemão.


O perfume com a fragrância Pleasures, da Estée Lauder (maravilhosa) veio em uma caixinha de acrílico, como uma joia mesmo e você pode ver também que no no fundo do frasco tem uma pequena pérola.

A Nanny me informou que está elaborando um site de joias alternativas, biojoias e acessórios, então quando o site estiver no ar, eu colocarei uma atualização aqui no post, mas enquanto isso, se você se interessou pelo trabalho dela e quer encomendar alguma coisa, segue abaixo o cartão com o contato dela.



O que você achou do trabalho da Nanny? Eu achei lindo e estou curiosa para quando o site dela entrar no ar, quero ver as outras criações dela.

Beijos,
Ana Maria
LEIA MAIS