O que significa a cor roxa e por que agora é a época ideal para usá-la?

Numa conversa com minha irmã, entramos no assunto sobre a cor roxa e o seu significado, principalmente nesta época do ano, em que os católicos (nos quais nos incluímos) realizam a preparação para a Páscoa. Estamos na chamada Quaresma e já vou explicar qual a ligação com a cor roxa.


O que é Quaresma?


É um período de 40 dias que antecedem a Páscoa, reservado para a reflexão e conversão espiritual. Ou seja, uma maior aproximação com Deus através da oração, penitência e caridade. A Quaresma inicia sempre na quarta-feira de cinzas e que vai até a quarta-feira que antecede a Páscoa.

Catedral de Gramado - RS

A espiritualidade do número quatro:

Quatro é o número da estabilidade e do equilíbrio. É a base da pirâmide que sustenta o templo do corpo e da alma: significa a força interior.


Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, as provações e dificuldades.

A duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia, onde é relatada as passagens dos 40 dias do dilúvio, dos 40 anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos 40 dias de Moisés e de Elias na montanha, dos 40 dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.


O que significa a cor roxa?

O roxo resulta da mistura do vermelho com o azul. O vermelho significa carne e matéria e o azul, céu e espírito. Por isso o roxo é uma cor mística, ligada à espiritualidade, magia e mistério. 


O roxo é a cor apropriada para um local de meditação, pois estimula o contato com o lado espiritual, proporcionando a purificação do corpo e da mente. Ajuda a libertar os medos, pois vem acompanhada do sentido de um recolhimento que alimenta a esperança. É a cor da transformação. 


O Roxo na Quaresma: reporta a uma profunda interiorização, de penitência, conversão, jejum e oração.


Em que sentido usar a cor roxa pode me ajudar?

O roxo e o violeta são cores de transformação do mais alto nível espiritual e mental e são capazes de combater os medos e contribuir para a paz interior. 
Estas cores conseguem limpar os transtornos emocionais e nos inspiram sensibilidade, espiritualidade e compaixão. A cor roxa está associada com a proteção psíquica, porém, se usada em excesso, pode ser uma cor depressiva e melancólica.

Batom Heroine, da MAC

Você sabia disso? E o que acha da cor roxa, costuma usar alguma peça ou acessório nesta cor?

E para quem não for católico(a), o roxo também representa este período?

Beijos,
Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

6 comentários :

  1. Sou católica mas não sabia de muita coisa que você escreveu.
    Vou passar a usar mais a cor roxa.
    Ótimo post.

    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda, como o roxo é uma cor mística, este é um bom período para usar alguma peça desta cor.
      Beijos

      Excluir
  2. Eu amo a cor roxa, significa tudo isso e mais um pouco para mim.. mas lendo a última frase dá para saber agora porque sou meia depressiva :\ uso roxo quase todos os dias e às vezes misturo com preto, exemplo: batom roxo com blusa preta. Mas adorei o post :D

    Mutações Faíscantes da Porto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caroline,
      Também gosto muito da cor roxa, mas não uso tanto assim. Minhas cores preferidas são o verde e o azul, então o roxo fica mais para o inverno, assim como o preto. Mas nesta época eu estou procurando usar alguma peça ou acessório em roxo.
      As cores das roupas a gente escolhe de acordo com o nosso estado de espírito, se você ama o roxo, continue usando, mas já que você é meio depressiva, faça um teste, comece a usar menos o roxo, alterne com outras cores e observe se o seu estado de espírito muda. Experimente usar o verde.
      Beijos

      Excluir
  3. Sempre tive curiosidade sobre a cor roxa, que na minha casa era uma cor "proibida", que era con siderada cor de velorio (e até mesmo do lençol que cobria os mortos, mas ai eu acho que era o lilas e não o roxo!). Que bom que hoje em dia isso mudou e jah não se tem essa imagem do roxo, mas ainda assim eu não consigo usar muito bem. Nem sei se tenho alguma coisa dessa cor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena,
      Talvez esta cor era considerada de velórios exatamente porque é usada na Igreja Católica no período de Quaresma, que antecede à morte de Cristo e não deixa de ser uma cor um pouco pesada mesmo.
      Mas eu acho a cor bonita e que fica legal combinar uma peça ou acessório roxo com outras cores. Só não dá para usar o roxo por completo, senão a pessoa vai parecer um hematoma gigante, hehe...
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.