Você já comeu flor?

Sim, você não leu errado, eu perguntei se você já comeu flor? Achou estranho e pensava que as flores serviam apenas para decorar o ambiente ou enfeitar o seu jardim? 

A maioria das flores tem a função decorativa mesmo, seja em vasos ou enfeitando pratos com saladas e sobremesas, mas algumas são comestíveis e muito deliciosas. Eu adquiri este hábito ainda quando era criança e até hoje eu como flores. 

Rosas

Algumas flores são ricas em proteínas, aminoácidos, vitaminas, A, B, C, E e minerais, amido e até gordura, mas possuem pouquíssimas calorias, já que 95% da massa das pétalas contém água.

Eu já comi muitas flores, a maioria somente as pétalas, mas existe uma florzinha do mato que eu como só o caule, que é muito saboroso. A flor é muito pequena e não tem gosto.

Assim como as frutas e verduras, existem flores que são mais adocicadas, outras mais ácidas e tem também as que não tem gosto nenhum, tipo chuchu. Estas devem ser usadas apenas como decoração mesmo!

Alguns restaurantes especializados utilizam pétalas de flores em seus pratos frios, principalmente nas saladas, mas também é possível acrescentar flores em sucos e sobremesas servidas frias, já que as flores murcham em contato com o calor.

rosas
Rosas

As pétalas de rosas são bem carnudas e a que eu acho mais saborosa é a de cor rosa. A amarela e a branca quase não tem gosto e a vermelha tem o sabor um pouco mais acentuado. Pelo menos as que eu já comi. Eu já vi à venda, em lojas de produtos caseiros ou artesanais, geleia de pétalas de rosa. Não cheguei a comprar porque eu gosto de comer a rosa in natura mesmo.

O amor-perfeito é uma flor linda, muito colorida e possui o sabor bem adocicado. Pode ser usado numa saladinha, tanto de frutas quanto de verduras. Um prato com flores pode servir até de estímulo para incluir em sua dieta, não é?

As flores brancas do Jasmim eu também gosto muito, elas possuem um sabor doce e bem delicado.

As fotos deste post foram feitas na casa da minha mãe (exceto a da Azaleia, que foi em Gramado). Algumas flores eu fotografei no final de semana e outras eu tinha em arquivo. Mesmo assim, faltaram as fotos da flor de jasmim e amor-perfeito, mas estas eu imagino que todo mundo já conhece.

Flor de pessegueiro
Flor de pessegueiro

Quem nunca comeu esta florzinha, não sabe a delícia que é. A parte branca da flor de pessegueiro é bem carnuda e bem docinha. Só de me lembrar, eu já sinto o gosto! Não, eu não sou uma destruidora de futuros pêssegos, pois eu sempre comi só a parte branca, que não se transforma no fruto.

Florzinha do mato

Esta é florzinha do mato que eu como só o caule. Tem o sabor levemente azedinho e eu adoro. A flor eu dispenso e estes caules foram todos comidos depois desta foto, é claro!

Flores tóxicas

Mas atenção, existem flores que são tóxicas e muito perigosas. Nem todas são comestíveis e a maior decepção que eu tive ao pesquisar para este post foi descobrir que a azaleia, que eu sempre comi, é tóxica. 

Azeleias
Azaleias, a grande decepção!

Nome da planta: Azaleia - Nome científico: Rhododendron spp
Parte tóxica: toda a planta, principalmente a folha.
Toxicidade: depressão do sistema nervoso central (SNC) e respiratório.
Sintomas da intoxicação: vômitos prolongados, arritmias, convulsões, ataxia, fraqueza, depressão e morte.

As folhas verdes e o néctar das flores podem intoxicar animais. Se um animal ingerir 0,2% do seu peso em folhas de azaleias, ele terá reações tóxicas. Eu sempre apreciei o sabor azedinho das pétalas de azaleia. Nunca comi uma overdose, em média, umas 4 ou 5 flores por vez, mas agora não vou mais comer umazinha sequer. 

Hortênsias
Hortênsia é azul, devido ao solo com PH ácido

Nome da planta: Hortênsia - Nome científico: Hydrangea macrophylla
Parte tóxica: toda a planta.
Toxicidade: alterações do sistema nervoso central e transporte de O2.
Sintomas da intoxicação: cianose (mucosas arroxeadas), convulsões, dor abdominal, flacidez muscular, letargia, vômitos e coma.

A hortênsia é uma planta ornamental, encontrada em regiões temperadas e subtropicais e apresenta flores rosadas ou azuis dependendo do pH do solo: em solos ácidos, as flores são azuis, enquanto que, em solos alcalinos, são cor-de-rosa. Esta flor é rica em princípios ativos, incluindo o glicosídeo cianogênico hidrangina, que as torna venenosas se ingeridas em grande quantidade.

Eu me criei em meio à hortênsias, mas nunca senti vontade de experimentar. Talvez pela aparência de couve, não sei, mas ela não me parece apetitosa. Sorte a minha!


Orquideas

Orquídeas


Na minha opinião, as orquídeas são as mais belas e perfeitas flores que existem e por isso mesmo, jamais tive coragem de destruir uma flor para comê-la.

A orquídea é uma flor tóxica?

Embora existam 25 mil espécies de orquídeas conhecidas no mundo todo, foram registradas em torno de 100 mil híbridos. As linhagens genéticas de híbridos de orquídeas modernas são complexas e confusas. Embora essas flores não sejam consideradas tóxicas, há sempre uma chance de que uma espécie híbrida carregue algum gene estranho em suas folhas ou flores e que possa ser prejudicial, principalmente para crianças e pequenos animais.


Outras flores muito conhecidas e que são tóxicas: Antúrio, Narcisos, Crisântemos, Lírios-do-Vale, Oleandros, Coroa-de-Cristo, Bico-de-Papagaio e Copo-de-Leite, que nem deveria ter este nome, mas desde criança minha mãe me avisou que era perigoso comê-lo.



Linda né? Infelizmente eu não sei o nome. Se alguém souber, deixa nos comentários.


Você pode estar pensando: "mas Ana, você come até estas florzinhas?". Não, estas eu nunca comi e nem sei se são venenosas ou não. Decidi colocar a foto por um motivo bem interessante: elas são cheias de ar e estouram feito plástico bolha. Eram a minha terapia infantil. Hoje eu não as estouro mais, pois já existe o plástico bolha, hehe..

Receita de salada com pétalas de rosas


Para encerrar o post, vou passar uma receitinha de uma de salada com rosas, que eu mesma inventei e que ficou uma verdadeira delícia. Encanta aos olhos e ao paladar!

receita de salada de verduras, frutas e pétalas de rosas

Salada de verduras, frutas e pétalas de rosas


- 1 banana prata cortada em rodelas
- 10 tomates-uva, pode ser também tomates-cereja
- 10 grãos de uva Niágara rosa
- folhas de rúcula (2 ou 3 pés, confirme o tamanho)
- pétalas de rosas. Eu usei três rosas pequenas: uma rosa, uma vermelha e uma amarela.
- croutons (eu não tinha em casa, então quebrei duas fatias de torrada)

Temperei com azeite de oliva extra-virgem, vinagre balsâmico e salpiquei queijo ralado por cima. 

Nem consigo descrever o sabor desta salada! Prepare a sua e depois, voilà, bon apetit! E lembre-se de me contar aqui nos comentários.

Rosa: é comestível           -           Hortênsia: é tóxica

E agora eu quero saber: você já comeu flor?

Beijos,
Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

4 comentários :

  1. Não, eu nunca comi flor, mas agora fiquei curiosa.
    Quando era criança eu comia um parecido com um trevo de quatro folhas (mas só com três folhas...rsrs) que era azedinho...rsrs

    bj

    http://nandaaflordapele.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimente Nanda, é uma experiência interessante!
      Depois me conte o que você achou.
      Beijos

      Excluir
  2. Ahhh que legal esse post. Acho que uma vez eu já ouvi falar sobre isso das flores, mas não lembrava mais. Nunca comi...mas adorei ler tudo!

    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Paula,
      Quando puder, experimente uma pétala de rosa, provoque seu paladar!
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.