Como é e onde fica Dubai!

Esta viagem que eu fiz recentemente a Dubai posso dizer que foi uma viagem de experiências! Dubai Experience é até um slogan muito usado lá, pois tudo o que fazemos em Dubai, podemos chamar de experiência.

Jumeirah Beach e o Burj Al Arab
Jumeirah Beach e o Burj Al Arab

Dubai é a maior cidade e também o maior emirado de mesmo nome, que faz parte dos Emirados Árabes Unidos, onde sete emirados constituem uma federação de monarquias absolutas hereditárias árabes.

Mapa com a localização de Dubai
Mapa com a localização de Dubai

O Emirado de Dubai está localizado na costa do Golfo Pérsico e é o emirado mais populoso, com aproximadamente 2.262.000 habitantes.

Dubai divide funções jurídicas, políticas, militares e econômicas com os outros emirados, embora cada emirado tenha jurisdição sobre algumas funções, tais como a aplicação da lei civil e fornecimento e manutenção de instalações locais. 

Dubai há 50 anos
Dubai há 50 anos

Dubai hoje
Dubai hoje

O que dizer de um emirado e cidade, onde, há menos de 50 anos, era praticamente deserto, camelos, beduínos e suas tribos, enfim, algo inimaginável se comparamos com a Dubai de hoje, com seus arranha-céus gigantescos, largas avenidas e onde tudo é superlativo, moderno, luxuoso.

Deserto de Dubai
Deserto de Dubai 

Dubai nos oferece muitos atrativos para compensar o calor seco e desértico da região. Agora está começando a alta temporada, ou seja, os meses mais frios, onde a temperatura oscila entre os 25 e os 30ºC. À noite até fica um pouco friozinho, talvez chegue a 20ºC, no auge do inverno. Mas eu já fui a Dubai em junho (2015), quando fazia 50ºC! É o inferno na terra! Sem condições de andar nas ruas.

Jumeirah Beach em Dubai
Jumeirah Beach

País muçulmano
Os Emirados são um país muçulmano, mas você não precisa ser muçulmano para viver lá. Pode fazer suas orações reservadamente, porém, não pode pregar a sua religião (evangelizar). As leis nos Emirados seguem a Sharia (lei islâmica) e são bem severas. Quem descumprir, paga multas altíssimas e/ou vai para a cadeia. Não há impunidade!

Deserto de Dubai
Deserto de Dubai

A origem
Existem registros da existência de Dubai há pelo menos 150 anos antes da formação dos Emirados.

Em 1820, Dubai era conhecida como Al Wasl por historiadores britânicos. No entanto, existem poucos registros referentes à história cultural dos Emirados Árabes, devido à tradição oral da região em passar suas tradições através do folclore e de mitos. 

As origens linguísticas da palavra Dubai também estão em disputa, alguns acreditam que a palavra possa ter origem persa, enquanto alguns acreditam que o árabe seja a raiz linguística da palavra. 
De acordo com Fedel Handhal, pesquisador da história e da cultura dos Emirados Árabes Unidos, a palavra Dubai pode ter vindo da palavra Daba (um derivado do Yadub), que significa rastejar; a palavra pode ser uma referência ao fluxo da enseada de Dubai para o interior.

Dubai tem sido governado pela dinastia Al Maktoum desde 1833. O atual governante de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, é também o Primeiro-Ministro e Vice Presidente dos Emirados Árabes Unidos.

As mesquitas estão em toda a parte em Dubai
As mesquitas estão em toda a parte

Pouco se sabe sobre a cultura pré-islâmica no sudeste da Península Arábica. Sabe-se apenas que muitas das cidades antigas na área eram centros de comércio entre os mundos Oriental e Ocidental. Os restos de um antigo manguezal, datados em sete mil anos, foram descobertos durante a construção de linhas de esgoto perto de Dubai Internet City. A área foi coberta com areia cerca de cinco mil anos atrás, quando o litoral recuou para o interior, tornando-se uma parte da costa atual da cidade. Antes do Islã, o povo desta região adoravam Bajir (ou Bajar).

Os impérios Bizantino e Sassânida constituíam as grandes potências da época, com o Sassânidas controlando grande parte da região. Após a expansão do islamismo na região, o califa omíada, do mundo oriental islâmico, invadiu o sudeste da Arábia e expulsou os Sassânidas. As escavações realizadas pelo Museu de Dubai, na região de Al-Jumayra (Jumeirah) indicam a existência de diversos artefatos a partir do período omíada.

Gold Souk em Dubai
Gold Souk, o Mercado do Ouro, fica na parte antiga de Dubai

A mais antiga menção de Dubai é de 1095, no "Livro de Geografia" pelo geógrafo árabe-Al-Andalus Abu Abdullah al-Bakri. O mercador veneziano de pérolas Gaspero Balbi visitou a área em 1580 e mencionou Dubai (Dibei) para a sua indústria de pérolas. Registros documentais da cidade de Dubai só existem depois de 1799.

Os arranha-céus de Dubai

De onde vem o dinheiro de Dubai
A receita do emirado é proveniente do turismo, do comércio, do setor imobiliário e dos serviços financeiros. As receitas de petróleo e gás natural contribuem com menos de 6% do PIB. Dubai tem atraído a atenção mundial por seus projetos imobiliários e acontecimentos esportivos.

Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo
Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo

Minhas experiências em Dubai
Eu visitei o Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo, o Burj Al Arab, um luxuoso hotel em forma de vela de barco que é o símbolo de Dubai, o Dubai Mall, que é o maior shopping do mundo, a Dubai Fontain, a maior fonte do de águas dançantes do mundo, o Ibn Battuta Mall, um shopping temático...

Madinat Jumeirah, Shopping e complexo hoteleiro de luxo
Madinat Jumeirah, Shopping e complexo hoteleiro de luxo

Também fiz um Safari no Deserto, andei de metrô, um dos mais modernos do mundo, fiz passeio de ônibus turismo e visitei também as cidades de Abu Dhabi e Sharjah, capitais dos emirados de mesmo nome.

Sheik Zayed, a grande mesquita de Abu Dhabi
Sheik Zayed, a grande mesquita de Abu Dhabi

Enfim, todos os passeios interessantes que eu fiz, vou mostrar aqui e no youtube, enriquecidas com dicas de cada passeio, quanto custa, onde comprar e como aproveitar melhor.

Vagões exclusivos para mulheres no metrô de Dubai
Vagões exclusivos para mulheres no metrô de Dubai

Parada de ônibus fechada, com ar condicionado
Parada de ônibus fechada, com ar condicionado

No final da série de posts sobre os Emirados, farei um resumo com as principais informações, passeios, visto e quanto custa viajar para Dubai, que é uma das maiores curiosidades e que todos me perguntam.

Dubai Mall, em frente ao Burj Khalifa
Dubai Mall, em frente ao Burj Khalifa

Por hoje fica esta apresentação e acompanhe o blog pelas redes sociais para saber o momento em que estará disponível e qual é o post/vídeo do dia. Te espero!

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

8 comentários :

  1. Oi, Ana!!! Otimo post!! Nos deu uma aula de historia, hein!? E, ja sei que seu pezinho esta cocando para a proxima viagem! Estarei ligada no Youtube tambem, aguardando os seus videos. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opaaa, muito obrigada! Eu sempre gosto de falar um pouco sobre a história de cada lugar, pois assim fica mais fácil de se entender o contexto.
      Recém voltei, mas o pé já está coçando sim para a próxima viagem!
      Mas primeiro vou terminar esta série sobre Dubai, hehehe...
      Beijos

      Excluir
  2. Bom dia Ana, uma ótima noticia para os brasileiros, agora não precisa mais de visto para os Emirados. http://www.uae.org.br/?pg=visto_turismo
    V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Pois é, o Brasil e os UAE assinaram este acordo em 16 de março deste ano, mas ainda precisava passar pela aprovação do Congresso Nacional. Não sei se já está em vigor, pois quando eu viajei, dia 28 de outubro, ainda solicitaram o visto. Como eu tenho também o Passaporte italiano, apresentei o italiano, que é isento.
      Se certifique se realmente já está em vigor antes de viajar, para evitar aborrecimentos.
      Beijos,
      Ana

      Excluir
  3. Ok, muito obrigado, só viajo em janeiro mas devo aproveitar muitas novidades, meu visto para China devera vir com 5 anos e múltiplas entradas, pelas novas regras.
    V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até janeiro de 2018 este acordo deve ter sido aprovado e entrado em vigor, já que foi assinado ainda em março de 2017.
      Legal, eu também peguei um novo visto para a Índia recentemente e recebi por 5 anos. Os dois vistos anteriores foram de 6 meses. Pedi como brasileira, já que, como italiana também precisava de visto.
      Para Dubai, como entrei com o passaporte italiano, não precisei de visto.
      Beijos,
      Ana

      Excluir
  4. Respostas
    1. Olá Almeidinha, Dubai é linda demais mesmo, não é? E pensar que há 50 anos isso era tudo deserto...
      Beijos,
      Ana

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.