Como é voar com Jet Airways na Índia!

A Jet Airways é uma companhia aérea indiana com sede em Mumbai, na Índia e é a segunda maior companhia aérea do país. A maior é a IndiGo, que opera exclusivamente com voos low coast.

Jet Airways - Boeing 737-800

A Jet Airways, além de mais de 70 destinos domésticos, opera também em vários destinos internacionais como Amsterdam (seu portão de entrada na Europa), Nova York, Toronto, Hong Kong, Singapura, Colombo, Bangkok, Doha, Abu Dhabi e muitos outros. Em 2012 a empresa passou a fazer parte da Star Alliance.

Aeroporto de Calcutá

A Jet Airways é uma empresa considerada low coast? 
Em 2013, a Jet Airways baixou os preços de suas tarifas para ganhar mercado e competir com as transportadoras de baixo custo, como a IndiGo e a SpiceJet. Mas a empresa não tornou-se exclusivamente low coast e continua oferecendo os serviços completos na aviação, assim como a Air India e a Vistara.

Voo Etihad, operado pela Jet Airways (vide seta laranja).

Meus voos com a Jet Airways: eu já voei diversas vezes de Jet Airways. A primeira vez foi no ano passado, de Srinagar para Delhi. Este ano foram três vezes: do Brasil para Abu Dhabi, (comprei Etihad, mas o voo saia do Brasil com a Jet Airways), de Calcutá para Delhi e de Leh para Delhi. As outras empresas que eu voei na Índia foram a Vistara, a IndiGo e a GoAir.


Neste post, vou contar como a minha experiência com a Jet Airways, no voo de Calcutá para Delhi, a capital da Índia.

Onde comprei meu bilhete: eu precisei comprar em uma agência de viagens, pois meu cartão de crédito bloqueia compras em sites com acesso no exterior. Muito ruim isso, porque pela internet as passagens são mais baratas. Próxima viagem, trocarei de cartão.

Comprei o meu bilhete na noite anterior ao meu voo e paguei 6.500 rúpias (cerca de R$ 383,00). Com mais antecedência custaria bem menos. Enfim, não pude fazer diferente e paguei mais caro por isso.


A viagem de Calcutá para Delhi dura 2h15min. O voo meu voo saia as 6h30min da manhã e eu precisei ir as 4h para o aeroporto, já que os procedimentos de segurança na Índia são bastante rígidos. 

Check-in e procedimentos de segurança: o check in foi bem rápido, só demorou um pouco a revista (é proibido fotografar, obviamente). Mas isso é atribuição da segurança da Índia. Além do Raio X e da revista corporal, eles olham detalhadamente tudo o que se está levando na bagagem de mão. Se autorizada, eles carimbam a etiqueta que a gente recebe no momento do check-in e estamos liberados para o acessar o nosso portão de embarque.

São procedimentos de praxe em todos os aeroportos indianos, por isso precisamos chegar sempre com 2 horas de antecedência, mesmo para voos domésticos.

Meu cartão de embarque

O limite de bagagem para os voos domésticos na Índia é de 15kg e mais 7kg na bagagem de mão. O peso da minha mala passou um pouquinho, mas eles não implicaram. Talvez porque o voo não estava lotado, senão acho que me cobrariam pelo excesso.


O voo saiu praticamente no horário e foi bem tranquilo. O avião era um Boeing 737-800, aqueles com 2 fileiras de 3 assentos cada.


O atendimento de bordo foi muito atencioso e nops idiomas hindi e inglês. Apesar do voo ser de curta duração (2h45min) foi servido uma refeição bem farta, inclusa no preço do bilhete.


Tinha duas opções a escolher, vegetariana ou com carne (frango), identificadas com etiquetas. Escolhi a vegetariana e, mesmo sendo comidinha de bordo, estava bem boa, eu gostei.


Não tinha entretenimento com vídeos ou música, mas a revista de bordo deles é bem interessante. 


Céu de brigadeiro e um voo excelente! Como eu comentei mais acima, já voei diversas vezes com a Jet Airways e todas as experiências foram muito positivas.


Nas fotos acima, já em procedimento de descida, chegando em New Delhi, a capital da Índia.


Espero que você tenha gostado de conhecer um pouco sobre a Jet Airways. Quem sabe, em breve, não será você a bordo de uma destas aeronaves?!

Beijos,
Ana Maria

*Se você quiser saber mais sobre a empresa, acesse o site aqui: Jet Airways
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários :

  1. Respostas
    1. Oi Jaque, que bom que você gosta do meu estilo de postar.
      Eu sei que acabo fazendo posts até um pouco longos, mas gosto de ilustrar bem e contar as coisas com mais detalhes, assim as pessoas podem ter uma ideia mais próxima da realidade.
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.