9 verdades e mentiras sobre a Índia!

A Índia é um país cheio de contrastes e por isso, muitos mitos são criados em torno deste país. Muita coisa é verdade sim, mas outras, não são bem assim.

Neste post eu vou citar apenas algumas das coisas que eu pude comprovar nos 32 dias em que eu estive na Índia, em 2015.

Old Manali, Estado de Himachal Pradesh

1- As vacas estão por toda a parte!
Verdade!

Logo que eu cheguei na Índia, por Delhi, fiquei hospedada num bairro próximo a Connaugth Place, por isso custei a ver vacas e estranhei muito, pois eu sabia da fama deste animal na Índia. Depois de uns dois dias, pois quando circulei mais pela cidade, comecei a ver as vaquinhas (e vaconas) por toda a parte. Nas cidades menores então, é muito mais intenso a presença das vacas pelas ruas, entre as pessoas, carros, motos... E todo mundo se entende, sem conflitos!

2- Os encantadores de serpente também estão por toda a parte!
Mentira!

Faz alguns anos esta prática foi proibida na Índia, pois as cobras eram mutiladas (extraíam as suas presas) para evitar as picadas, que seriam fatais. Mesmo assim, ainda existem os homens de turbante que fazem as najas saírem dos cestinhos ao som de suas flautas. Mas como isso é proibido, é bem difícil de encontrar. Eu mesma não vi nenhum.

2- Os indianos comem com as mãos!
Verdade!

A maioria usa o roti, uma espécie de pão redondo e achatado para pegar os alimentos. No máximo, usam uma colher para colocar a comida no prato, mas para levar à boca, usam o roti e as mãos. 

3- Os indianos não usam papel higiênico!
Verdade!

Em praticamente todos os banheiros públicos, de hotéis e shoppings existe uma jarra (ou caneca) e uma pequena bacia onde o pessoal enche de água e se lava! Nos hotéis, por causa dos turistas, além da tal jarra, se encontra papel higiênico, mas nos outros lugares, só a tal jarrinha e às vezes, também sabonete.

Se formos pensar, isto é muito mais higiênico do que apenas se limpar, como nós costumamos fazer. Só não acho legal não ter papel para se secar depois...

4- Todos os indianos são vegetarianos!
Mentira!

Em função da religião, os hindus, que são a maioria, não comem carne bovina, mas comem carne de ovelha, cabra, frango, porco... Porém muitos hindus são vegetarianos sim e alguns, até veganos, não comem nem ovo, mas não são todos. Os muçulmanos não comem carne de porco. As outras religiões (budistas, sikhs, etc..) eu não sei nada em relação à alimentação. De qualquer modo, o consumo de carne bovina é proibido na Índia.

Talvez por isso, uma coisa todos têm em comum: os indianos comem muitos vegetais, legumes e frutas. Os pratos vegetarianos são muito mais elaborados do que os nossos, pois são usadas muitas especiarias que dão um sabor todo especial, além da pimenta, é claro. Eu passei um mês na Índia só comendo vegetais, pois não gosto de outra carne que não seja de vaca, e não senti falta alguma. 

5 - Os indianos não dão bola para o dinheiro, pois são muito espiritualizados!
Mentira!

A maioria é espiritualizada sim, mas com exceção dos sadhus (homens que andam quase nus e cobertos por cinzas), isso não significa que fizeram voto de pobreza e renúncia aos bens materiais. Os indianos são negociantes natos e quase tudo gira em torno do vil metal. É forte o ciclo negócios, dinheiro, ascensão e poder! Importante destacar que esta prática não é considerada errada ou pecaminosa na sociedade indiana como é (na teoria) nos países cristãos. 

Em quase todos os comércios gerenciados por hindus, eu vi pequenos altares ao lado dos caixas. Imagino que seja para pedir proteção e prosperidade! E assim como nos Estados Unidos, lá também precisamos dar as famosas "tips" (gorjetas) em todos os lugares. Se não damos, é cara feia na hora! 

6- A Índia é um país perigoso!
Mentira! 

É muito mais seguro do que andar pelas ruas do Brasil. Assaltos e violência contra turistas são raros. A Índia é um país onde existem muitos conflitos com alguns países vizinhos, como a China e o Paquistão, por isso, a prevenção contra atentados terroristas é muita alta. Tem revista e detector de metais em praticamente todos os shoppings, estações de metrô, aeroportos, etc. Isso acaba inibido a prática de crimes também. 

Ah, mas você pode pensar que um atentado terrorista é muito mais perigoso do que um assalto. Sim, mas a probabilidade de acontecer um atentado na Índia é muito menor do que um assalto aqui no Brasil.

Mas atenção, isso não significa que não existam roubos na Índia. Isso acontece em qualquer lugar do mundo e alguns cuidados básicos sempre são bem vindos.

*A questão sobre mulheres viajando sozinhas pela Índia eu escrevi um post aqui

7- É proibido beijar em público!
Verdade!

É crime na Índia beijar na boca em público! No país que inventou o Kama Sutra, esta proibição é um tanto contraditória, mas como não conheço os motivos desta proibição, não vou polemizar. 

*Kama Sutra, uma espécie de manual do beijo e do sexo.

8- Os homens andam de mãos dadas pelas ruas!
Verdade! 

O homossexualismo na Índia é ilegal, por isso não há dados sobre quantos gays e afins existem no país. Mas é muito comum dois amigos homens andarem de mãos dadas, o que pode significar apenas amizade, nada mais. Portanto, se você for a Índia, vai se deparar com esta cena em todo lugar, mas você jamais saberá se eles são apenas amigos ou muito mais do que isso. 

9- Travestis são "anjos"!
Sim, é mais ou menos isso o que pensam a maioria dos indianos! 

Os travestis são chamados de hijras e são muito temidos (por isso, respeitados) pelos indianos. Eu já tinha ouvido falar, mas não acreditei muito, até presenciar uma cena que me comprovou isso.

Em Delhi, quando o tuk tuk em que eu estava parou em um sinal, surgiu um travesti, todo "montado" e maquiado, e falou algo em hindi para o meu guia, mas falou olhando nos meus olhos e depois tocou no meu braço. Então, o guia deu dinheiro a ele. Quando ele se afastou, eu perguntei, em inglês, por que ele tinha dado dinheiro para aquela pessoa e o guia me respondeu simplesmente: "ele não é homem e nem mulher, ele é um anjo!" E mudou de assunto. Eu nem questionei mais, porque senti que ele não queria me explicar melhor sobre essa sua crença.

* Não sei se isso acontece em todo lugar, estou contando o que eu presenciei!

Estas são as curiosidades que eu vivenciei na Índia. Tem muito mais, mas no momento o que eu lembro são estas. O que você achou mais interessante? Tem alguma outra curiosidade sobre este país que você gostaria de saber se é verdade ou não?

Beijos,
Ana Maria

Atualização de post em 05 de novembro de 2015: devido à curiosidade de muita gente, decidi postar aqui a foto de um banheiro típico indiano. 

Não lembrava que tinha feito esta foto e hoje encontrei-a nos meus arquivos da Índia. É o banheiro de um restaurante.
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

14 comentários :

  1. Interessante o banheiro com um buraco e uma jarrinha de agua,rsrsrs, acho q já vi foto...eu sempre tenho curiosidade em saber do ritual diário do povo nativo, acorda faz o que, come o que se ocupa com que...toma banho todo dia, tem água,chuveiro...vou pesquisar no google, ou no mundopequeno.com...cada povo com seu jeito de viver, e celular é como aqui, todo mundo tem um?? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wilma, a maioria dos banheiros na India é no estilo que eu já vi em construções antigas na Europa. Aqui no Brasil também têm em muitas fábricas, para os operários não demorarem muito. É fazer o serviço e sair fora, hehehe...
      Sobre o banho, tem chuveiro também e os indianos tomam muito banho, são bem limpinhos. As casas dos indianos são muito limpas, mas as ruas, infelizmente têm muito lixo.
      O governo indiano está com uma campanha que se chama Clean India, para conscientizar a população a não jogar lixo nas ruas, mas o que eu notei é que faltam cestos de lixo na rua, aí fica difícil.
      Sobre celular, os indianos são loucos por tecnologia, todo mundo tem celular e internet, melhor do que a gente. A India é o segundo polo de informática do mundo, depois do vale do Silício, nos EUA.
      Beijos

      Excluir
  2. Adoreiiii! sempre ouvi falar do papel higiênico e não sabia se era verdade.
    Sobre o beijo eu tb não sabia se realmente era verdade!
    e sobre as mãos dadas...não sabia e ia pensar que eram namorados! olha só!!!!

    gostei!

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Paula!
      Eu também não tinha certeza de nada acima, lia pela internet mas não sabia se a fonte era confiável ou não, mas indo lá eu comprovei que é isso aí mesmo que eu escrevi, hehehe
      Beijos

      Excluir
  3. Muito legal saber estas curiosidades, deve ter sido muito linda toda a viagem.

    Beijo
    Ruiva Cohen Store Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re, é verdade, muito interessantes estas curiosidades. A minha viagem à India foi realmente inesquecível, um marco em minha vida!
      Beijos

      Excluir
  4. ESTES BANHEIROS QUE SÃO UM BURACO NO CHÃO COMO AS PESSOAS MAIS VELHAS QUE NÃO TEM FORÇA PARA LEVANTAR FAZEM ELAS TEM QUE SE AGACHAR COMO RESOLVE ESTE PROBLEMA, E BANHEIRO NOSSO AQUI TAMBEM PELO MENOS NA MINHA CASA TODOS TEM ESGICHINHO EU POR EXEMPLO USO DE MAIS TANTO PARA 1 COMO PARA 2 TENHO CURIOSIDADE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina,
      Não é um simples buraco, tem uma louça no chão com o buraco, hehe... e lugar para os pés nas laterais. Que pena que eu não fotografei, é que eu nunca entrava nestes banheiros com a câmera e nos hotéis os banheiros eram normais.
      Quanto às pessoas mais idosas que têm dificuldades para se agachar, eu imagino que façam tudo de pé mesmo, hehe...
      Beijos

      Excluir
  5. Bem interessante! Gostei da tua ideia, está bombando a brincadeira das verdades e mentiras (pessoal), e tu falou sobre a Índia, mais pessoas deviam fazer o mesmo, conhecer um assunto de verdade, como tu conhece a índia, e narrar as verdades e mentiras...Gostei, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valzinha, não tinha visto esta tua mensagem....
      Este post eu fiz 2 anos antes desta brincadeira entrar, mas ficou bem propícia, né?
      Beijão,
      Ana

      Excluir
  6. E nas casas,como são os banheiros?Estou encantada com um rapaz Indiano e sonho em morar na India.Esta semana eu perguntei para ele a respeito de comer com as mãos(quando eu era criança ,gostava de sentar em posição de lótus e comer com as mãos,minha mãe colocava a colher na minha mão e se afastava,eu colocava a colher de lado e continuava a comer com as mãos).Ele me respondeu que sim e raramente eles comem com talheres.Mas a respeito de banheiros eu fiquei sem graça para perguntar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Val,
      É verdade quanto a comer com as mãos. geralmente os indianos usam apenas uma colher para colocar a comida no seu prato, mas depois, comem com as mãos. Começam pelo Chapati (pão).
      Sobre os banheiros, quem mora em grandes cidades ou apartamentos modernos tem banheiros como os nossos, mas quem mora mais no interior ou em casinhas simples, têm este banheiro no chão mesmo.
      Não há nada de errado em você perguntar ao indiano como é o banheiro na casa dele. Duga que você tem curiosidade, o que não é mentira.
      Beijos,
      Ana

      Excluir
  7. E os dalits,eles são discriminados ainda?É verdade que quando eles veem alguem com casta superior,eles tem que tirar o sapato?Fiquei sabenddo que eles não podem dormir em hotel, ir em um restaurante e entrar em templos.Gostaria de saber se é verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jaqueline,
      Bom, sobre os Dalits, é uma questão delicada e, embora a exista uma Lei que proíba esta discriminação, ela está tão enraizada na cultura indiana que continua acontecendo sim.
      Sobre estes fatos que você citou, acontecem em determinados locais, mas não é por tudo. Mas que esse pessoal geralmente é tratado de modo inferior, isso é verdade.

      Eu não moto na Índia, portanto não tenho um conhecimento mais profundo sobre isso, falo apenas sobre o que eu vi.

      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.