Hidratando o corpo corretamente!

Hoje é segunda-feira, famoso dia em que a gente sempre decide que vai "puxar o freio de mão" devido aos excessos cometidos no final de semana! Por isso, me inspirei em postar outra dica para uma vida mais saudável, estando ou não de dieta.

A dica do dia é: hidrate o seu corpo!

Não adianta só passar um creminho no corpo e achar que você está hidratada, pois nossa pele precisar ser hidratada também internamente e a receita é simples: beber bastante água.


Existe muita informação confusa a respeito, principalmente a de que beber muita água hidrata mais e faz perder peso. É preciso cuidado e moderar também o consumo de água. Não é necessário beber 3 litros diários como muita gente diz que faz, pois o excesso também pode causar danos ao nosso organismo e prejudicar, principalmente, o funcionamento dos rins, já que estes ficam sobrecarregados de trabalho.

Mas se você beber água na quantidade certa, além de hidratar seu corpo, você terá sim uma excelente aliada à sua dieta. E qual é a quantidade certa?

Alguns pesquisadores italianos avaliaram os resultados de um ensaio clínico confirmando que beber apenas dois copos de 250ml de água 15min antes das refeições pode auxiliar na perda de peso. Neste caso, a média de consumo diário é de 1 litro e meio de água.


Eu não consigo beber direto dois copos de 250ml de água sem estar com sede, mas um copo eu acho mais fácil e saudável. Então, prefiro não seguir esta indicação para a perda de peso e apenas considerar a parte saudável de beber água, que é, em média, de 8 copos de por dia. Ou seja, em torno de 2 litros de água. 

Encontrei esse cronograma que achei super legal, já que eu sempre me esqueço de beber água, principalmente no inverno, pois embora eu não sinta sede no frio, o meu corpo precisa de água.

Programa de hidratação - Beba 2 litros de água por dia


Achei interessante, assim a gente acaba adquirindo disciplina e não se esquece de beber água e nem da quantidade ideal que o nosso organismo necessita.

Claro, se você pratica algum esporte ou faz academia, a sua necessidade poderá ser outra. Esta é para quem tem uma vida mais sedentária e por isso mesmo, esquece que precisa beber água.

Você costuma beber quantos copos de água por dia?

Beijos,
Ana


Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

13 comentários :

  1. Verdade, Ana. A principal hidratação vem de dentro, assim como a própria beleza refletida nos cabelos e pele quando nos alimentamos bem.

    Eu odeio beber água sem vontade e isso representa um problema. O que me salva é a academia. Nos dias em que treino (geralmente de seg a sexta) eu bebo, somente na academia, um litro e meio de água. Quando chego em casa bebo cerca de meio litro, então acabam sendo 2 a 2,5 litros por dia, mas nos dias em que fico em casa... As vezes até esqueço de beber, acredita?

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, é muito comum eu esquecer de beber água, principalmente nos dias frios. Mas estou tentando mudar isso.
      Cada metabolismo funciona de uma maneira, mas penso que o ideal seria distribuir durante o longo do dia essa água toda que você bebe. Bjs

      Excluir
    2. Ah, sem duvida! Mas na academia eu não regulo na água. Treino 3 horas por dia e só perder água, sem repor, é a tragédia.

      O resto que bebo em casa não é assim que chego, rs. Mas parece que o corpo continua pedindo água ao longo do dia, após o treino.

      O que seria ideal mesmo é conseguir beber mais água sem precisar desse fator motivacional =/.

      Bjs!

      Excluir
    3. Até a gente se disciplinar, leva tempo mesmo...
      Bjs

      Excluir
  2. Arrasou nas dicas ...
    Bem eu tenho problemas de pedras no Rim então bebo muita água mesmo ....

    Bjs ♥
    http://www.vintagefashion.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito importante mesmo beber água corretamente, principalmente no seu caso. Bjs

      Excluir
  3. Beber agua é muito importante mesmo para hidratar o corpo!!! Mas eu jah sinto muita sede no frio e no verão quase não consigo beber (esqueço). Não sou um modelo nesse assunto, pois durante o dia (no trabalho) esqueço de beber e ai quando chego em casa bebo varios copos de uma soh vez e passo a noite toda indo ao banheiro (durante o dia quase não vou!). Mas li recentemente que o melhor é beber um pouco de agua (não precisa sr um copo!!!) todas as horas. Pode ser alguns goles, mas nunca ficar mais de uma hora sem beber enquanto estiver acordado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena, eu sou o contrário de você, no verão até bebo bastante água, mas nos dias frios eu esqueço completamente e quero me corrigir neste inverno.
      O que você disse é muito importante mesmo, devemos distribuir com equilíbrio a água que bebemos ao longo do dia. Bjs

      Excluir
  4. Oi Ana,
    Gosto bastante de água,acho que somando outros líquidos como sucos e chás,devo tomar dois litros por dia.No inverno,assim como você,não consumo tanto..é mesmo necessário,além da saúde,a beleza agradece hehe!
    Herdei um probleminha do meu pai,as terríveis pedras nos rins!
    Então tomar água para mim,é essencial.Sabe que até enjoo as vezes do filtro,da marca,do tipo,enfim,vou mudando sempre rs.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia,
      Não tenho problema de pedras nos rins (até já tive na adolescência, depois nunca mais), mas estou tentando beber mais água, principalmente agora que começou a esfriar por aqui.
      Sabe que eu também enjoo das marcas de água mineral? A melhor até hoje e que eu ainda não enjoei é a Água da Pedra, mas acho que essa só vendem aqui no RS.
      Bjs

      Excluir
    2. Esta Água da Pedra ainda não conheço.Mais um motivo para ir ao RS =).
      Por aqui gosto da São Lourenço e Pureza Vital,da Nestlé.
      Bjs

      Excluir
    3. A água da Nestlé eu já experimentei, é muito boa também, mas a de São lourenço devem vender só por aí.
      E quando você beber a Água da Pedra você vai adorar, é excelente.

      Bjs

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.