Misticismo: O Apanhador de Sonhos!

Você já ouviu falar no Apanhador de Sonhos ou DreamCatcher? Eu nunca tinha prestado atenção neste símbolo até que ganhei um de presente e fiquei curiosa. Então fui pesquisar. É um tipo de mandala de cura e/ou proteção, utilizada em várias etnias indígenas das Américas do Norte e do Sul e que também já se difundiu entre as pessoas mais místicas e ligadas ao xamanismo. 

Segundo Jung, a mandala se encontra na própria alma humana, aparecendo nos sonhos e em diversas imagens criadas pelo nosso inconsciente.


A origem do Apanhador de Sonhos se perdeu em meio a  tantas lendas, por isso há muitas versões, então vou pular esta parte para não me estender muito, até porque não saberia qual versão apresentar. 

Aqui no Brasil é também chamado de Filtro dos Sonhos ou Coletor de Sonhos. Segundo os indígenas, trata-se de um instrumento de poder para assegurar bons sonhos para aqueles que dormem debaixo dele. O tempo dos sonhos é influenciado por boas ou más energias. A função do Apanhador de Sonhos é afastar as energias negativas deixando que fiquem presas na teia de aranha do interior do objeto, que deve estar ao alcance dos primeiros raios de sol da manhã, porque é neste momento que estas energias serão dissipadas pela força curativa do sol.

Esta mandala é feita tradicionalmente com galhos de salgueiro, completada com uma uma rede na forma de uma teia de aranha e com uma abertura no centro. Tudo o que é colocado nela possui um significado.


O Círculo: representa o Círculo da Vida. O círculo é o símbolo do sol, do céu e da eternidade, do espaço infinito, sem começo e sem fim. Este círculo serve como um espelho, onde podemos ver o reflexo do Universo, que contém a totalidade, trabalhando para o entendimento dos mistérios da vida e das leis naturais.

A Teia: os fios da teia são os sonhos que tecemos, não somente quando dormimos, mas também os sonhos da nossa alma e da energia que nos rodeia diretamente em nosso dia a dia. Os fios da teia, que são ligados ao círculo, podem ser tecidos em 7 pontos (7 profecias), 8 pontos (8 pernas da aranha = 8 direções sagradas), 13 pontos (13 Luas), variando de acordo com cada tradição e intenção. O centro da teia corresponde ao Grande Mistério, O Criador, a Força que abrange o Universo inteiro.

A Pena: pode ser colocada uma pena no centro, simbolizando a respiração, o elemento ar e em alguns são colocados uma pedra/cristal.

Você achou interessante este símbolo? Gostaria de ter um Apanhador de Sonhos para lhe proteger?


SORTEIO:
O Apanhador de Sonhos da foto acima eu ganhei de minha irmã para sortear aqui no blog e para concorrer basta ser leitor(a) do blog e colocar nos comentários, até o dia 29 de setembro: "Quero ganhar este Apanhador de Sonhos!" Somente isso, não precisa ser seguidor do blog ou facebook, nem colocar e-mail no comentário, somente retornar aqui no blog no dia 30 de setembro que vou divulgar quem ganhou. Vou sortear pelo Random.org e o nº será pela ordem dos comentários.

Você poderá colocar o Apanhador de Sonhos no seu quarto, escritório ou até no berço ou carrinho do bebê. Mas coloque seu filtro de forma ritualística. Isso é o que diferencia um adorno de um instrumento de poder. Purifique antes o ambiente, o próprio filtro e coloque sua intenção. Faça sua própria cerimônia. Peça proteção para o seu lar, família e pensamentos.

Boa sorte e bons sonhos!
Ana


Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

42 comentários :

  1. "Quero ganhar este Apanhador de Sonhos!"

    =))

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana!
    Já tinha visto em alguns filmes e acho super bonito. Então: "Quero ganhar este Apanhador de Sonhos!"
    Muito interessante saber mais sobre o apanhador de sonhos. Inclusive tem um filme com este nome que vale à pena assistir. ;D
    Ótima segunda-feira.

    Bjxx
    makesdami.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriam, já tinha visto o Apanhador (ou Filtro) de Sonhos em alguns filmes, mas nunca tinha prestado muita atenção. Valeu pela dica, vou procurar pelo filme com este nome, deve ser bem interessante, como você disse.
      Beijão e ótima semana para você. E boa sorte também!

      Excluir
  3. "Quero ganhar este Apanhador de Sonhos!"

    Parabéns pelo blog!!

    Bjus ♥

    ResponderExcluir
  4. Eu acho tão legal!!! Tem toda uma intenção, além de serem lindos.
    "Quero ganhar este Apanhador de Sonhos!"

    Beijos

    Jéssica
    Fashion Jacket

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, concordo com você, além de da beleza da peça, o símbolo que ela representa também é muito interessante. Bjs e boa sorte!

      Excluir
  5. "Quero ganhar este Apanhador de Sonhos!"

    ResponderExcluir
  6. Eu acho lindo, eu tenho um q minha amiga me deu, beijinhos e obrigada pela visita, desculpa pela demora em retribuir o carinho !!

    http://www.descontraidas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito legal mesmo. Nem te preocupa, eu sei que sempre que vc pode, aparece por aqui. Beijão

      Excluir
  7. Tenho um bem trabalhado aqui em casa já
    Obrigada pela visita
    Volte sempre!

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lidyane, então teus sonhos já estão "protegidos", hehehe...
      Beijão

      Excluir
  8. Quero ganhar este apanhador de sonhos!

    ResponderExcluir
  9. (..)O círculo é o símbolo do sol, do céu e da eternidade, do espaço infinito, sem começo e sem fim. Este círculo serve como um espelho, onde podemos ver o reflexo do Universo, que contém a totalidade, trabalhando para o entendimento dos mistérios da vida e das leis naturais..

    Perfeita verdade!

    -Quero este apanhador de sonhos!-

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. "Quero ganhar este Apanhador de Sonhos!"

    ResponderExcluir
  11. Quero ganhar este Apanhador de Sonhos!

    Ameei, estou louca por um.

    ResponderExcluir
  12. Amei esse Apanhador de Sonhos Ana Maria!!!!!Estou precisando de boas noites de sonhos!!!!!! Torço para ganha!!!! Ah ótimo blog!!!!!Bjos!! Josy

    ResponderExcluir
  13. Quero ganhar este Apanhador de Sonhos!

    ResponderExcluir
  14. Respostas
    1. Olá Ingrid, o Apanhador de Sonhos é um símbolo muito interessante, mas infelizmente este sorteio já aconteceu (em setembro 2012). Bjs

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.