20 de Setembro - Acampamento Farroupilha

O mês de setembro tem uma importância muito especial para o Rio Grande do Sul e o dia 20 é a data máxima para os gaúchos, pois é quando se reverencia a Revolução Farroupilha. No dia 20 de setembro é feriado em todo o Estado do RS desde 1996.

Dia de sol e muito movimento no Acampamento Farroupilha

O que foi a Revolução Farroupilha? 
Também conhecida como A Guerra dos Farrapos, foi um conflito regional contrário ao governo imperial brasileiro e com caráter republicano. Havia um descontentamento político com o governo imperial brasileiro causando revolta com os altos impostos cobrados no comércio de couro e charque, que eram os principais produtos da economia do RS na época. Esta guerra, com objetivos separatistas, iniciou em 20 de setembro de 1835. 

Em 1845, após vários conflitos militares, enfraquecidos, os farroupilhas (o nome deve-se principalmente ao estado de suas roupas) aceitaram o acordo proposto por Duque de Caxias e a Guerra dos Farrapos terminou, em 1º de março de 1845. A República Rio-Grandense então foi reintegrada ao Império brasileiro. 

Você lembra da minissérie global "A Casa das Sete Mulheres? Esta minissérie retrata o Rio Grande do Sul em plena Guerra dos Farrapos.

Vem comigo que eu vou lhe mostrar um pouco do Acampamento Farroupilha

Como meu objetivo não é falar sobre a parte histórica e sim sobre as comemorações, hoje foi dia de festa e teve desfiles e bailes por todo o Estado.

Em Porto Alegre, todo ano, acontece o Acampamento Farroupilha, no Parque da Harmonia. São centenas de piquetes, de várias querências, instalados pelo parque. Tem também praça de alimentação, feira de artesanato, mercados, açougues, enfim, monta-se uma pequena cidade dentro deste parque no mês de setembro. Hoje, depois de vários dias de muita chuva e ventos fortes, o sol apareceu para comemorar conosco este feriado. 
O acampamento estava lotado e seguem algumas fotos:





A carne  deste "restaurante" eu não resisti...

Aqui, cometendo o pecado da gula!

Por medida de segurança, foi proibido a circulação de cavalos pelas ruas do acampamento, então eles ficam numa área mais reservada. Hoje, depois do desfile, apesar de presos, os cavalos estavam espalhados por quase toda a parte, mas não os vi circulando entre as pessoas.

A música e o fandango imperavam em grande parte dos piquetes

Band fazendo reportagem 

Stands de artesanato

Apresentação da "dança da chula" no palco central do parque

Se você ainda não visitou o Acampamento Farroupilha e está em Porto Alegre, aproveite, pois ele foi estendido até domingo, dia 23 de setembro. Se você está longe e não puder vir, no ano que vem tem mais!

Beijos,
Ana

Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

8 comentários :

  1. Saudades das nossas tradições!!!
    Aqui na Europa a gente sempre encontra um brasileiro que pratica capoeira, que dança samba ou que gosta de forró. Mas ainda não encontrei nenhum para compartilhar um chimarrão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena, o acampamento está uma maravilha este ano. Acabei de chegar de um churrasco em um piquete agora à noite, nossa, acho que por 1 ano não deveria mais comer carne, hehehe...
      Tem gaúcho pelos 4 cantos do mundo, mas acho que não deve ser fácil é encontrar erva (mate) por aí, por isso você não achou ninguém ainda para compartilhar uma mateada!
      Beijão

      Excluir
  2. Como é bom conhecer histórias,saber como tudo começou..e que continuam as tradições e os festejos também.Lembro bem da série -a casa das sete mulheres.
    "Cultura é bom,obrigado" rs.
    Beijo


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia, a história por trás das tradições é realmente muito interessante.
      A Casa das Sete Mulheres foi um marco na televisão em se tratando de minisséries, na minha opinião, uma das mais belas. Beijão

      Excluir
  3. Deu até vontade de um churrasco agora!
    É muito legal ver essas comemorações e pelo jeito aí no Sul o pessoal leva bem a sério!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale Vanessa, tenho comido tanta carne por estes dias... mas tô pronta pras outra, hehehe...
      Beijão e ótimo final de semana pra você!

      Excluir
  4. Oi Ana!
    A semana foi tão corrida que nem consegui mexer no blog... Mas estou aqui para me atualizar!
    O RS é minha 2ª casa, sou filha de gaúcho e dançava no CTG quando criança! Não vivo sem churrasco!
    Adoro Poa e os amigos gaúchos! Gente acolhedora e simpática!

    Adorei as fotos!
    Bjxx
    makesdami.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, que legal Miriam! Então, se vc tem sangue gaúcho, serás uma eterna prenda! Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.