Parque das Aves, um verdadeiro santuário em Foz do Iguaçu

O Parque das Aves é uma instituição única no mundo dedicada à preservação das aves da Mata Atlântica. Esta região abriga aves exuberantes, únicas e belas, e o Parque proporciona aos visitantes uma experiência imersiva que os conecta com elas e as florestas em que vivem. Isso tornou o Parque das Aves o segundo atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu, após as Cataratas.

PARQUE DAS AVES FOZ

O Parque das Aves está localizado em Foz do Iguaçu, bem ao lado do Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as Cataratas.

parque das aves foz do iguaçu

Ao visitar o Parque das Aves, os visitantes desfrutam de uma experiência encantadora com essas aves magníficas e as florestas que as abrigam, além de contribuírem para reverter a crise de conservação que afeta a Mata Atlântica e suas espécies.

parque das aves

O objetivo do Parque das Aves é criar um impacto positivo para as aves da Mata Atlântica, que estão enfrentando uma das piores crises de conservação do mundo. Para alcançar essa meta, a instituição mantém 16 hectares de Mata Atlântica e abriga mais de 1.300 aves de cerca de 150 diferentes espécies, sendo mais da metade proveniente de apreensões do tráfico ou de maus tratos. Além disso, o Parque participa de diversos programas de conservação.

parque das aves

O Parque das Aves acolhe aves resgatadas que sofreram com o tráfico e maus tratos e que não possuem mais condições de retornar ao seu habitat natural. e oferece um ambiente acolhedor para as que não podem retornar à natureza, investe em pesquisa e reprodução de espécies dentro de programas de conservação, além de educar crianças e capacitar professores com o dinheiro arrecadado com a venda de ingressos, consumo nos restaurantes e vendas na loja e quiosque.

parque das aves

Visitar o Parque das Aves em Foz do Iguaçu é uma oportunidade única para se conectar com a Mata Atlântica e suas espécies. O atrativo é um dos mais visitados da cidade, recebendo mais de 900 mil pessoas por ano.

parque das aves

Com cinco viveiros de imersão, os visitantes podem conhecer as aves da Mata Atlântica bem de perto. É possível observar a jacutinga e o mutum-de-alagoas, além do incrível tucano com seu enorme bico, e vivenciar um bando de quase 100 araras voando sobre suas cabeças.

parque das aves
No Viveiro das Araras vivem 80 araras, 20 papagaios e 1 siriema

parque das aves
Já que não possui o colorido das araras, a Siriema chama a atenção dos turistas com suas poses

Há muito para sentir e apreciar no Parque das Aves. A beleza está em todos os lados e é isso que motiva a instituição a trabalhar diariamente pela conservação da Mata Atlântica e suas espécies.

Parque das aves

A floresta do Iguaçu é um dos mais importantes remanescentes de Mata Atlântica em existência. O Parque das Aves está inserido nessa floresta e oferece aos visitantes uma experiência completa de conexão e conhecimento sobre as aves e suas florestas, um patrimônio natural de importância global ao alcance de todos

parque das aves
Nos viveiros podemos tirar nossas dúvidas com os educadores ambientais

parque das aves

As araras são alimentadas 3 vezes ao dia, às 10:30, às 14h e às 15:30 e é um espetáculo imperdível. Durante a alimentação, os educadores ambientais passam várias informações interessantes e também esclarecem dúvidas.

parque das aves
No Viveiro Cecrópia podemos alimentar os periquitos. Cada porção de sementes custa R$ 15,00.

O valor da entrada para adulto é de R$ 80,00 (março de 2023). Estudantes e pessoas 60+ pagam metade. Confira no site o valor atualizado.

parque das aves

Tanto no Viveiro das Araras quanto no Viveiro Cecrópia, o mesmo onde alimentamos os periquitos,  os pássaros sobrevoam nossas cabeças, nos proporcionando uma experiência incrível de contato próximo com estes pássaros tão coloridos e barulhentos.

parque das aves
Não consigo parar de admirar o quanto são lindas e coloridas as araras.

parque das aves
Este pássaro é a Jacutinga e se encontra no Viveiro Pequenos Marrons

parque das aves
O Urutau se camufla se parecendo com um galho seco

Como eu citei no início do vídeo, são cerca de 1300 pássaros, de 150 diferentes espécies, então praticamente impossível postar fotos de todos, mas entre tantos, lá se encontra a  harpia, a maior águia do mundo, tucanos, corujas de várias espécies e, além destes pássaros da Mata Atlântica, também podemos encontrar aves exóticas como o Casuar,  flamingos e alguns répteis, como tartaruga, jibóia, sucuri e jacaré do papo amarelo.

parque das aves
O Casuar é uma ave  nativa do nordeste da Austrália, Nova Guiné e ilhas circundantes.

Não sei como este pássaro foi parar neste parque, provavelmente foi resgatado de maus tratos. Esta ave é considerada uma das mais perigosas do mundo. Suas patas parecem  de dinossauros.

parque das aves
Jacaré do  Papo Amarelo

parque das aves
Sucuri Verde

parque das aves
Jibóia

parque das aves

Tem água filtrada gelada grátis distribuída em vários bebedouros pelo parque. Basta trazer sua garrafinha ou comprar na lojinha de souvenirs.

parque das aves

Para matar a fome, no parque encontramos o Restaurante Sabores da Floresta, que prioriza alimentos não industrializados e PANCs (plantas alimentícias não convencionais), o Bistrô da Mata e uma cafeteria.

No Parque das Aves encontramos também um Borboletário e muitos lugares instagramavéis para tirar fotos lindas.

parque das aves
O que você achou desta asa?

parque das aves
Ou você prefere esta?

parque das aves
Ou, que tal esta?

Importante destacar que o parque é uma instituição privada, não recebe nenhuma ajuda do governo e toda a arrecadação da bilheteria, do restaurante e das vendas na loja de souvenirs é revertida na  preservação das espécies. Por isso, sua visita colabora diretamente neste trabalho.

Então, me conte nos comentários, o que você achou deste parque? Não é maravilhoso o trabalho que eles fazem por lá?

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.