A Travessia de Chang La e a cafeteria mais alta do mundo!

Depois de, finalmente conhecer Pangong Lake, foi hora de voltar a Leh, a maior cidade e capital da região da Ladakh, no estado da Caxemira, norte da Índia e onde eu estava hospedada, vinda de Delhi.

Chang La em Ladakh
Ponte sobre um rio totalmente congelado

Se na ida para Pangong Lake eu subi a estrada da montanha Kardung La, considerada a mais alta do mundo para veículos motores, a volta foi por outra estrada de montanha, a Chang La

Chang La em Ladakh
A paisagem, tando da subida quando da descida pela Chang La foi assim...

Este caminho foi mais difícil que o da vinda, pois havia maior quantidade de neve e várias vezes ficamos o carro parado, aguardando as máquinas retirarem a neve.

Chang La em Ladakh
Em alguns trechos eu senti a presença de Deus muito forte!

Chang La Ladakh
Mias uma vez, sem palavras para definir este lugar! 

Chang La Ladakh
Esta  é o meu formato, depois de ter me jogado na neve!

A altitude da Chang La é de 5.360m acima do nível do mar e é considerada a terceira mais alta do mundo com trânsito de veículos motorizados.

Chang La em Ladakh
Cada pedacinho percorrido era uma vitória.

O nome Chang La, em tibetano, significa: passo em direção ao sul (chang: sul e la: passo), mas muita gente atribui erroneamente o nome de Chang La ao sadhu Changla Baba, pois existe um templo dedicado a ele nesta estrada de montanha. O mais provável, porém, é que o nome do sadhu se deve à Chang La e não o contrário.

* Sadhu: homem santo, guru.

Chang La em Ladakh

Muitos trechos eram estreitos demais para passarem dois veículos ao mesmo tempo. Várias vezes este caminhão, e nós, que vínhamos atrás, precisamos dar ré até encontrar um trecho da estrada um pouco mais largo para que os carros no sentido contrário pudessem passar.

Chang La em Ladakh
E aí, como passar com tanta neve na estrada?

Chang La em Ladakh

Além de algumas máquinas, estes trabalhadores também ajudavam a liberar a estrada assim que a neve interrompia o caminho.

Chang La em Ladakh
Logo que eu desci do carro, este cachorrinho veio me receber.

Em outubro de 2015 foi instalada em Chang La uma unidade de investigação para desenvolvimento e teste de tecnologias de baixas temperaturas, um organismo de investigação militar do governo indiano, que funciona a maior altitude do mundo.

Chang La em Ladakh
Este outro nem se mexeu, só ficou olhando...

Chang La em Ladakh

Ei-la, Changla Cafeteria, uma cafeteria a 5.360m de altitude. Não encontrei registros de outra mais alta do que esta no mundo.

Chang La em Ladakh
Foto de um famoso monge tibetano que vive na região.

Nesta cafeteria, no ponto mais alto da estrada, eu aproveitei para esquentar a alma bebendo chai e cafezinho bem quentes, além de forrar o estômago, pois ainda teria que descer toda a montanha  para o outro lado, até chegar em Leh.

Chang La em Ladakh
Precisa ir ao banheiro? Está um pouco frio lá dentro...

Estes banheiros da foto estavam inacabados e interditados e o que estava liberado ficava à direita destes, mas estava igualmente cheio de neve.

Chang La em Ladakh
Sinto um pouco de frio toda vez que olho para estas fotos.

Chang La em Ladakh

No centro e ao fundo, uma Stupa, que é um monumento da tradição budista, que representa a mente de todos os seres iluminados – os Budas.

Se você ainda não assistiu ao vídeo da minha aventura pela estrada de Chang La, volte um post, vale à pena assistir.

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários :

  1. Que fotos lindas Ana!!! Batendo palmas para essa sua viagem, essa foi uma grande aventura mesmo...kkkk :D Coragem para usar esse banheiro cheio de neve todo aberto... Só de ver as fotos congelei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael, muito obrigada, foi mesmo uma aventura enfrentar a montanha e suas adversidades, mas também um grande aprendizado. Putz sobre o banheiro, mas do lado de fora tinha mais neve ainda (pelo menos nos banheiros tinha paredes) hahahah
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.