Ladakh Tea ou Chá Tibetano, o chá das montanhas!

Na região de Ladakh, que faz fronteira com o Tibet, na China, faz muito frio, sendo que no inverno a temperatura desce a mais de 40 graus negativos. Para o corpo manter o calor interno, eles consomem muitos alimentos e bebidas gordurosas. Uma das mais famosas é o Ladakh Tea, um chá tibetano salgado e gorduroso.

Ladakh Tea ou Chá Tibetano, com manteiga de Yak

Neste chá é colocado sal do Himalaia e manteiga de Yak, o animal mais importante da região, pois fornece transporte,  carne, leite, queijos e a manteiga.

Yak
Yak ou iaque
Prazer, eu sou um Yak!

Eu experimentei o chá tibetano em Nubra Valley, um deserto gelado que fica num vale entre as montanhas do Himalaia, em Ladakh.

O que eu achei deste chá?
Fazia muito frio naquela tarde e como me disseram que este chá era o mais tradicional da região, resolvi experimentar. Paguei 10 rúpias (cerca de R$ 0,60) por um copo e quando coloquei na boca, a vontade foi de cuspir na hora, mas consegui engolir. Desceu travando, isso que foi só um gole, o resto eu tive que dispensar. O sabor forte e salgado, aliado à gordura da manteiga de Yak era exótico demais para o meu paladar. Eles perceberam que eu não gostei, mas me desculpei dizendo que era realmente muito forte para mim, e pedi um chai indiano tradicional em seguida.

O que compõe o Ladak Tea
O Ladakh Tea ou Chá Tibetano, como também é chamado, possui algumas variações nos ingredientes, mas vou listar os mais tradicionais.

Pu-erh - chá prensado e pós fermentado
Pu-erh

Pu-erh ou Puer, ao contrário da maioria dos chás, é tradicionalmente compactado e envelhecido por alguns anos, sofrendo uma pós-fermentação. Ele é terroso e encorpado, mas seu sabor não é amargo. O nome deste chá vem do condado de Pu'er, na China.

Manteiga de leite de Yak

Esta manteiga, feita com leite de Yak, é tão endurecida que mais se parece com queijo do que com manteiga.

Sal do Himalaia
Sal do Himalaia

O sal do Himalaia já é bem conhecido por aqui, embora seja um sal bastante caro. Em Ladakh, região que fica nos Himalaias, este sal é o mais comum.

Receita do Ladakh Tea ou Chá Tibetano
Para quem quiser arriscar e fazer este chá tibetano, segue a receita para quatro xícaras e vou explicar também o que você pode usar para substituir alguns ingredientes que não encontramos por aqui.

Ingredientes
- Pu-erh, mas você pode usar chá preto
- Sal do Himalaia - 2 colheres de sopa
- Creme de leite -  2/3 xícara (se você não quer um chá tão encorpado, coloque leite, ao invés do creme de leite)
-  Manteiga de iak (ou de leite de vaca) - 2 colheres de sopa
- 2 xícaras de água

Modo de fazer
Ferver as 2 xícaras de água, adicionar o chá preto e deixar fervendo por 3-5 minutos. Adicione o creme de leite e o sal, misture bem e mexa até ferver novamente. Por último, adicione a manteiga e mexa durante 2 a 3 minutos, misturando bem. Tire do fogo e sirva a seguir.

Curiosidades sobre o chá tibetano
- Este chá é a bebida nacional tibetana.
- Nas montanhas de Ladakh e do Tibet, durante o rigoroso inverno, os moradores bebem cerca de 60 copos pequenos por dia deste chá, para hidratação e nutrição.
- A manteiga de Yak é também usada para fazer esculturas de manteiga, durante o ano novo tibetano (o mesmo que o ano novo chinês).

Não me animei a fazer este chá e talvez nunca faça, mas se, por curiosidade, alguém se animar,  deixe aqui nos comentários.

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários :

  1. Olá, Ana Maria.
    Também sou Turismóloga e trabalhei muito como Guia de Turismo em Curitiba e no Litoral do Paraná.

    Deve ser muito interessante ver como eles vivem. Já tive conhecimento sobre este chá quando era adolescente e li o livro "A terceira visão", de Lobsang Rampa. Descreve muito sobre a vida no Tibet ainda antes de ser anexado à China.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora, muito prazer. Interessante esse livro que vc leu na adolescência. Vou procurar.
      Este chá eu não gostei, talvez porque meu paladar não estivesse acostumado, mas para eles, que vivem naquele clima extremamente frio, faz a diferença para ter mais imunidade. Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.