Passeio de ônibus turismo em Cusco!

No post de hoje, se prepare para dar um belíssimo passeio de ônibus turismo pelos arredores de Cusco, no Peru! As paisagens naturais são belíssimas e tem também vários sítios arqueológicos super interessantes!

Sítio Arqueológico nos arredores de Cusco

Os ônibus são bem coloridos, com fotos lindas dos principais pontos turísticos de Cusco.

Como comprar o bilhete e fazer o passeio de ônibus turismo

Existem vários vendedores de bilhetes para os ônibus turismo espalhados pelo centro histórico de Cusco, mas caso você não encontre nenhum, pode ir direto ao ponto de partida (o ponto final é no mesmo local). Não é possível embarcar no meio do percurso.


O ponto de partida (paradero) fica ao lado da Plaza Espinar, há 2 quadras da Plaza de Armas. Os ônibus partem a cada 30 minutos e os passeios têm duração de duas horas. O valor do passeio é de 25 soles (+ ou - R$ 25,50).


São passeios contínuos, não é possível descer nos pontos de interesse e embarcar em outro ônibus, mas existem pequenas paradas, de 10 a 15 minutos e depois se reembarca no mesmo ônibus.

Dica: a melhor vista é a de quem senta no lado direito do ônibus!

Plaza de Armas, a Catedral de Cusco (à esquerda) e a Igreja La Campañía. 

Para o post não ficar longo demais, vou tentar resumir duas horas de passeio com fotos dos lugares que eu achei mais bonitos ou mais interessantes.

Plaza Regocijo

Arco de Santa Clara, um enorme portal que nos direciona para o Mercado de São Pedro.

Qoricancha e o Templo do Deus Sol

Logo no início do percurso, passamos por Qoricancha, cujo nome no idioma quéchua significa "Cerco de Ouro". É a construção religiosa mais antiga da América Meridional. Este local era o centro do poder religioso, político, geográfico e o Templo do Deus Sol, um dos templos mais importantes e venerados durante o Império Inca. Atualmente abriga o Convento de Santo Domingo e o Templo do Deus Sol!

Mural Histórico de Cusco, produzido por Juan Bravo Vizcarra.

Este mural é um dos maiores da América do Sul, possui 50 metros de comprimento por 6 metros de altura. 

O Mural Histórico de Cusco está dividido em quatro seções: 
1- Origem e formação da cultura de Cusco. 
2- Os confrontos entre os primeiros grupos humanos que habitaram o Vale de Cusco. 3- A invasão espanhola e a resistência Inca. 
4- O renascimento da cultura através do processo de independência e o resultado da fusão inevitável do mundo andino e o mundo ocidental.


Depois o Mural Histórico de Cusco, passamos em frente ao Mercado de Artesanato de Cusco e da belíssima Fonte La Pacha. Já postei sobre este Mercado e sobre a Fonte. Tem também um vídeo sobre a Fonte La Pacha.


Depois seguimos para os arredores da cidade, passando por paisagens belíssimas, sítios arqueológicos e comunidades, até um dos pontos mais altos, onde fica o Cristo Blanco e uma vista espetacular de Cusco.

A Fortaleza de Sacsayhuaman

A fabulosa Fortaleza de Sacsayhuaman fica bem próxima ao centro histórico de Cusco. Foi construída entre os séculos XIV e XV e cerca de 20.000 homens trabalharam em sua construção, que demorou mais de cinquenta anos.


De acordo com o mapa geográfico de Cusco, que tem o formato de um Puma, onde está Sacsayhuaman, representa a cabeça do animal e é um dos mais imponentes conjuntos arquitetônicos do Império Inca.


Sacsayhuaman, é a junção de duas palavras do idioma quéchua: Sacsa, que significa Satisfeito e Huaman, que significa Falcão. Ou seja, Falcão Satisfeito.


O complexo arquitetônico cobre uma grande extensão de terras que foi cercada por um muro de pedras polida de quase 400 metros de comprimento.


Em Sacsayhuaman, todos os anos, no dia 24 de junho, no solstício de inverno, é realizada a mais popular das festas de agradecimento ao Deus Sol, chamada de "Inti Raymi". Turistas do mundo todo chegam a Cusco para celebrar esta Festa do Sol.

Laguna Huayllarccocha

Pucapucara 

Pucapucara era um recinto militar e de vigilância Inca, pois era deste lugar que faziam um controle rigoroso de quem chegava para visitar o Imperador. O nome do forte deriva de duas palavras quéchuas. Puca: Vermelho e Pukara: Fortaleza. Na tradução: Fortaleza Vermelha, por causa das pedras calcárias de coloração avermelhada.


Um dos vilarejos onde são confeccionados e artesanatos e roupas, principalmente com lã de alpaca. O ônibus faz uma parada de uns 20 minutos neste local. Os turistas podem comprar tanto roupas quanto chás e doces típicos. 


Neste vilarejo, quase todas as casas tinham os "Toritos de Pucará" no telhado. Já escrevi um post sobre estes toritos.


Tem muitas coisas lindas, mas os preços costumam ser maiores do que no Mercado de Artesanato de Cusco. Então, a ordem é pechinchar sempre! 

Lhama (marrom) e Alpaca (branca)

Olha só quem apareceu para me dar um oi, ou melhor, um "méeéé..."

E o passeio continua por lugares belíssimos!

Casal de agricultores peruanos 

Depois de várias paisagens de tirar o fôlego, chegamos até uma das partes mais altos de Cusco, onde se encontra a estátua do Cristo Blanco.

Pose mais clássica que esta não existe!

Esta estátua possui 11 metros de altura e é muito semelhante ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que possui 38 metros de altura. O Cristo Blanco foi um presente de palestinos árabes que se refugiaram em Cusco, em 1945, após a Segunda Guerra Mundial.


A chola com sua lhama (ou seria uma alpaca?) estão sempre presentes nos principais pontos turísticos.

Vendedores de artesanato, em frente ao Cristo Blanco.

A vista da cidade, do alto do morro do Cristo Blanco é maravilhosa! 

Principal estádio de futebol de Cusco, Estadio Garcilaso de La Vega.


Eu e minha irmã adoramos o passeio, valeu muito à pena, os lugares são lindos demais. E você, o que achou, ficou com vontade de conhecer Cusco?

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

4 comentários :

  1. Oi, Ana!

    Que lugar lindo!! Fiquei com muita vontade de conhecer...

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristina, muito obrigada!
      Cusco é uma cidade encantadora e linda. O dia que você for, você vai se apaixonar também! Beijos

      Excluir
  2. Que legal Ana!
    Lugar lindo, me senti lá com cada detalhe, meus clientes procuram muito esse destino.
    Bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi, Cusco é encantador! As pessoas são maravilhosas, a natureza é exuberante, as cores, o misticismo, tudo encanta! É pertinho e os preços são bem acessíveis! Beijinhos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.