Todas as cores da Cidade Azul!

No post anterior eu fiz uma apresentação da cidade de Jodhpur, na Índia, em um vídeo resumido e hoje, para quem se interessou em conhecer um pouco mais sobre a Cidade Azul do Rajastão, também chamada de Cidade do Solsegue o post com informações mais completas.


Jodhpur, que tem um milhão e meio de habitantes, mas ainda conserva o ar e o charme de uma cidadezinha do interior.


Eu fui a Jodhpur partindo de Delhi e foram 12 horas de trem, que percorreu 662,90km. Por sorte, consegui um vagão sleeper (com cama) e ar condicionado. Paguei 947,90 rúpias pelo trecho, o equivalente a R$ 60,00, no câmbio de março. Lembrando que, quanto maior a antecedência na compra, mais barato custa o bilhete. Eu comprei apenas um dia antes e tive sorte de ainda encontrar lugar.



A cidade, fundada em 1459, possui um aeroporto, uma estação de trens e as estações rodoviárias são duas, se não estou enganada.


A parte nova tem ruas mais largas e é cheia de lojas, escritórios e um trânsito bem intenso. A cidade é bastante arborizada, o que ameniza um pouco a poluição do ar.

Este é um dos dois portais do Sardar Market

 Torre do Relógio, bem no centro da praça do mercado.

Na parte antiga, tem o Mercado Sardar com a famosa Torre do Relógio no centro. Tem também outros mercados em volta, ruas bem estreitas e sinuosas as famosas construções pintadas de azul, tudo aos pés de um magnífico forte, que tornam este lugar muito típico e charmoso. 


Neste mercado vendem muitas pulseiras, frutas, verduras, utensílios para casa, decoração, artesanato, até roupas e calçados. 

Tem tantas tendas de vendedores que mal conseguimos ver as lojas que circundam a praça.

Pulseiras, de todas as cores! Muito interessante o jeito que os indianos as organizam!

Paradinha para "photo" não podia faltar!

As indianas adoram estas motos tipo scooter.


Como eu fui na semana que começava a primavera, tinha ainda à venda os pós coloridos que o pessoal usa para brincar o Holi, o Festival das Cores, quando os indianos celebram a chegada da primavera (tem post em breve).

Alguns vendedores testavam os pós coloridos neles mesmos!


Eu vi muitos homens de turbante laranja por lá. É uma das característica dos homens do Rajastão usar turbante. 

Estes dois compraram os "tambores" para celebrar o Holi.

Sim, apesar do caos e da agitação frenética, entre as cidades do Rajastão que eu conheci, Jodhpur foi a que eu mais gostei.


Tuk tuks coloridos, nestes eu não andei!

Motorista de tuk tuk, cheio de pose, aguardando passageiros

Esta loja também fica na parte antiga da cidade, mas fora do Sardar Market.

Olha só quanto salgadinho "saudável".  E o incrível é que a maioria é bem picante!

Nesta ruazinha estreita só passa tuk tuk e moto.


Esta outra rua mais larga é caminho até o Forte. Subi de tuk tuk e desci caminhando. 


Mais uma paradinha para um bate papo rápido e "please, photo, photo", como me pediam  os indianos!

Quase todas as ruas assim, bem limpinhas!

Este é um hotel bem antigo, mas eu adorei a construção!

Olhe bem e você verá um menino saltando!

Este enorme poço, cheio de degraus, que fica bem em frente ao hotel da foto mais acima, se chama baoli, baori, baudi, bavari ou vav. A nomenclatura varia de acordo com a região da India.

Estes poços são enormes reservatórios de água escavados no solo, em socalcos. Possuem uma série de degraus sucessivos numa ou em mais de suas paredes, por onde se faz o acesso à água armazenada.


Esta estrtutura permite não só um funcionamento eficaz com qualquer nível de água como também a manutenção do próprio poço. Extremamente prático.

O mercado funciona até bem tarde da noite!

E quando o mercado encerra as atividades, as vaquinhas se recolhem em volta da Torre do Relógio.


Alguns prédios ficam ainda mais coloridos à noite. Pelo que eu pude observar, as cidades do Rajastão são realmente as mais coloridas da Índia!


Até a Torre do Relógio fica iluminada em cores!


E para encerrar, um jantar com comidinha típica indiana: vegetais com pimenta, arroz, roti (o pão da esquerda) e papari, (o pão da direita). Ai, que saudades!


Este post foi um complemento ao vídeo de apresentação de Jodhpur. Continue acompanhando o blog que em seguida tem o Forte, o Palácio, os mercados de rua e o Festival da Cores (Holi)!


Espero que você tenha gostado!

Beijos,
Ana
Comente via Blogger

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.