É melhor viajar sozinha ou acompanhada?

Esta é uma pergunta muito difícil de responder! Ou melhor, acho que não existe uma resposta certa, pois isso depende muito da preferência ou do momento em que cada um está passando. 

Eu vou contar aqui um pouco sobre as minhas experiências de viagem, pois já viajei de todas as formas, tanto dentro do Brasil quanto ao exterior.

Como eu sou uma apaixonada por viagens, sempre viajei bastante, desde muito novinha. Já viajei em excursão e por conta, já viajei com pai, marido, irmãs, amigas e também sozinha. Todas as experiências foram muito gratificantes!

Madrid - Espanha

De acordo com as minhas experiências, posso dizer que viajar com quem se tem afinidade é maravilhoso! Mas quando a decisão não depende apenas da gente, não é tão simples assim. Nem sempre a nossa companhia quer ou pode ir aos mesmos lugares e no mesmo período que desejamos. Então, qual a solução para quem não abre mão de uma viagem? No meu caso, viajar sozinha!

Viajar com qualquer pessoa, apenas pela companhia, pode fazer da sua viagem o céu ou o inferno. Então, essa parte não é detalhe, é um dos pontos mais importantes na hora de decidir viajar com alguém. É necessário estar com os mesmos objetivos ou combinar bem antes o que se pode ceder ou abrir mão!

Viajar sozinha é uma experiência desafiadora, em todos os sentidos! 
Dentro do Brasil é mais fácil por causa do idioma, da moeda, da facilidade em entrar em contato com a família, enfim, é mais simples, mas também é um grande desafio. O Brasil não é um país seguro e estamos sujeitas a todos os perigos, risco de roubo, assalto e a diversos tipos de violência. Enfim, é preciso ter muito cuidado para se viajar sozinha dentro do Brasil.

Viajar para o exterior, dependendo do lugar, praticamente não há violência contra turistas, mas contra roubos ninguém está a salvo, em lugar nenhum. Já pensou ficar sem dinheiro em um outro país, onde você não conhece ninguém? E se ficar doente? E os frequentes atentados terroristas mundo afora? Tem mais isso! 

A solidão!
Outro sentimento muito comum em viagens ao exterior, apesar de tudo ser encantador, curioso e muito diferente, é a solidão que se sente em alguns (ou muitos) momentos. Quase ninguém fala sobre isso, mas acontece sim! Não ter ninguém ao lado para comentar o que se está vivenciando, compartilhar risadas e lembranças... dá um pequeno nó no peito. Mas, por outro lado, a sensação de se sentir um cidadão do mundo é enriquecedor e acaba compensando!

Na hora de decidir onde ir, quanto tempo ficar, o que visitar é muito mais fácil, pois tudo depende só da gente. Mas, na hora das dificuldades, é necessário pensar e agir rápido, pois tudo depende somente da gente.

A cada viagem eu aprendo coisas novas, conheço pessoas diferentes, costumes, culturas, faço amizades... Sempre supero os meus limites e volto mais forte e segura. Nós só sabemos do que somos capazes e o quanto somos, quando precisamos agir por nós mesmos! Então, por isso e por muito mais benefícios, eu penso que todo mundo deveria viajar sozinho, ao menos, uma vez na vida!

Já escrevi post sobre Viajar sozinha ao exterior (link aqui) e sobre Mulher viajando sozinha pela Índia (post aqui), onde eu abordei as questões práticas, mas faltou completar sobre o lado emocional.

E você, já deixou de viajar por não ter companhia? Ou decidiu viajar sozinha mesmo?
Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

11 comentários :

  1. Até há uns anos atrás seria impensável eu pensar em viajar sozinha mas depois conheci algumas pessoas que não deixavam de viajar por não terem companhia e ai eu pensei, porque não, tanto que até criei o meu blog: Viajar só?. No ano passado, quis-me testar e arranjei uma pequena viagem de Suíça para reencontrar velhos amigos perto de Zurique e este ano já tenho uma nova viagem mas para uma casa onde ninguém fala o português. Vamos lá ver...

    www.viajarso.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta,
      Atualmente é comum ver mulheres viajando sozinhas, mas até há pouco tempo, era bem mais complicado. E você está certíssima, se não tem companhia, viaja só! O que não dá é para deixar de viajar!
      Seu blog é ótimo, o nome já é bem sugestivo! E tem dicas incríveis dos lugares que você já visitou. Recomendo a leitura!
      Temos quer encorajar cada vez mais mulheres a viajarem só. Não é para abrir mão de uma boa companhia, mas como nem sempre é possível, viajar só é uma ótima opção também!
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Ana, quanto tempo nao comento mas tenho lido. No Brasil eu já viajei só muitos anos atras, hoje tenho medo, mas na Europa acho tranquilo, apesar dos ultimos acontecimentos, EUA e Canadá também não teria medo e gosto de viajar só, mas uma companhia que tenhamos afinidade é sempre bom. Na Europa é tao comum viajar só que não chamamos atenção,já no Brasil você logo será muito notada e abordada para o bem ou mal, é o que penso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wilma, tudo bem? Notei sua ausência nos comentários, mas eu entendo pois leio muitos blogs e nem sempre eu comento. Às vezes por preguiça mesmo, outras por estar com pouco tempo.

      Infelizmente é isso mesmo, o Brasil não é nem um pouco seguro para se viajar acompanhada, o que dirá sozinha. Além de ficarmos vulneráveis, muitas vezes somos mal interpretadas e aí já viu, né? Por isso não gosto de viajar sozinha pelo Brasil e prefiro ir ao exterior.
      Fico orgulhosa quando uma mulher me diz que gosta de viajar só, afinal, por que não? Devemos apreciar a nossa própria companhia e acreditar mais em nós mesmas!
      Não estamos livres de apuros, mas aprendemos a ficar alertas e cuidar mais de nós mesmas.
      Beijos

      Excluir
  3. Adorei seu post!
    Minha primeira viagem internacional foi sozinha e eu ADOREI! Conheci muitas pessoas e aproveitem bastante...Sempre encorajo minhas amigas a viajarem e se não tiver compania, vá sozinha! Sempre vale a pena!

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula, muito obrigada!
      Que ótimo, eu também incentivo minhas amigas a viajarem sozinhas, mas até hoje, apenas 2 ou 3, além de mim, foram ao exterior sozinhas. Elas até querem, mas têm medo!
      Bom, penso que cada uma têm seu tempo. Quanto antes criarem coragem, melhor, né?
      Beijos

      Excluir
  4. Olá, mas que idade tem você ? quando se é jovem á mais fácil encarar uma viajem longa sozinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria de Abreu, a intenção do meu blog é exatamente a de dismistificar esse pensamento. Eu não sou mais uma "menina", tenho mais de 40 anos e viajar é o que eu mais gosto de fazer. Só existem duas exigências: estar preparada para imprevistos e ter boa saúde. Só isto. Dinheiro cada um faz seu roteiro de acordo. Não precisa ter 20 anos, pode ser 40, 50, 60, mas saúde e disposição são fundamentais. Ah, eu acrescentaria mais um item: coragem!
      É desafiafor fazer uma viagem sozinha e por isso mesmo, tudo precisa ser bem analisado!
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Maria de Abreu, se você chegou até aqui no blog da Ana certamente tem vontade de viajar,não é? Eu endosso tudo dito acima, até dispenso a coragem, viajando pra um país onde você possa se comunicar,como Portugal,por exemplo, basta ter disposição pra organizar,planejar bem a viagem, e tudo é extremamente fácil e seguro,podes acreditar. Eu fiz minha primeira viagem internacional sozinha com mais de 50anos e foi em Porto em Portugal,ótima cidade pra você dá os primeiros passos, depois disso, o Mundo será seu,kkk Mas nunca esqueça de cuidar da saúde e sempre levar consigo um seguro de viagem para eventuais problemas. Convido você a ler um post lá no vievivi.blogspot.com,tem mais detalhes sobre como fazer uma primeira viagem internacional sozinha. Não deixe de fazer nada por não ter mais 20anos,se a vontade existe,é porque você é capaz de fazer e muito bem. Boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilma querida, adoreo o seu depoimento! É isso mesmo, sua colocação foi perfeita!
      Espero que, além da Maria de Abreu, outras leitoras também leiam tuas palavras.
      Ah, nao estou conseguindo atualizar o blog e o youtube por causa da internet ruim, mas amanhã devo retornar a Delhi, dai vou resolver sobre o 4G "bichado" que me venderam!
      Beijos




      Excluir
    2. Wilma querida, adoreo o seu depoimento! É isso mesmo, sua colocação foi perfeita!
      Espero que, além da Maria de Abreu, outras leitoras também leiam tuas palavras.
      Ah, nao estou conseguindo atualizar o blog e o youtube por causa da internet ruim, mas amanhã devo retornar a Delhi, dai vou resolver sobre o 4G "bichado" que me venderam!
      Beijos




      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.