Aprendi na Índia: umectação capilar!

Uma belezas mais evidentes nas mulheres indianas é o seu cabelo. Quase 100% delas possuem cabelos negros, lisos e bem longos. Claro que a genética ajuda, mas elas também cuidam muito. 

Óleos indianos para os cabelos

Quando eu estive na Índia eu observei alguns hábitos das indianas em relação aos seus cabelos e até escrevi um post onde eu conto que um dos segredos é a umectação, feita com óleos 100% naturais. E e no post de hoje eu vou contar como eu faço esta umectação e quais os óleos que eu uso.

Mix de óleos vegetais com óleo de coco Dabur Vatika - 100% naturais

Óleo de coco puro Parachute

Estes óleos eu comprei na Índia, mas não se preocupe quanto a isso, você pode encontrar óleos naturais aqui também. 

Atenção: para fazer uma correta umectação e obter os resultados desejados, você não deve usar aqueles óleos cosméticos finalizadores, porque eles não são 100% naturais e muitos contém silicone, parafina ou outros derivados de petróleo na formulação. 

Sugestões de óleos: pode ser óleos comestíveis como o de coco, oliva extra virgem, óleo de abacate, de jojoba ou óleo de mamona (rícino). 

Óleo indiano que eu não indico para umectação: óleo de Amla da Dabur Vatika, pois ele contém óleo mineral. Ouvi dizer que mudaram a fórmula e tiraram o óleo mineral, mas é melhor conferir na embalagem a formulação antes de comprar.

Como fazer uma umectação à indiana: você coloca uma porção de óleo 100% vegetal e aplica no couro cabeludo, massageando bem cada pedacinho da sua cabeça. Não precisa machucar o couro cabeludo, mas é importante que a massagem seja vigorosa, para que o óleo penetre bem. Faça essa massagem até sentir que atingiu toda a área capilar e por fim, pegue um pente ou escova e espalhe óleo por toda a extensão dos fios e deixe agindo por algumas horas, o máximo que você puder.

*Para um melhor resultado, aqueça a porção de óleo que você for usar e aplique no couro cabeludo em temperatura morna.

Quando fazer: esta umectação deve ser feita uma vez por semana ou a cada 10 dias. Você pode fazer algumas horas antes de lavar ou se preferir, na noite anterior. Não precisa envolver os fios em nenhuma touca se você não gostar, mas se fizer à noite, use uma fronha bem grossa (ou coloque duas) para o óleo não passar para o travesseiro.

Contra-indicação: não há! A umectação pode ser feita inclusive em todos os tipos de cabelos, pois os óleos naturais repõem os nutrientes perdidos através de processos químicos, poluição, sol, uso de chapinhas, etc., e melhoram a umidade e a elasticidades dos fios, inclusive deixando-os menos porosos.

Quem tem cabelos oleosos pode fazer?
Pode sim, pois os fios oleosos também perdem nutrientes. Se o seu couro cabeludo já é muito oleoso e você tem medo de fazer a umectação na raiz, experimente fazer num dia em que você não tenha nada importante para fazer, pois caso você não goste do resultado, também não vai lhe causar nenhum aborrecimento.

Principal finalidade da umectação: ativar a circulação sanguínea no couro cabeludo, nutrir e estimular o crescimento dos fios. Os óleos auxiliam no transporte de nutrientes da raiz às pontas, deixando os fios menos porosos e ressecados e com a aparência muito mais saudável.

Lembrando que tão importante quanto o óleo, é a massagem. De nada adianta apenas depositar o óleo na cabeça e esperar que ele se espalhe e penetre no couro cabeludo. A massagem é fundamental. O ideal seria massagear em torno de 10 minutos, mas caso você não tenha paciência, faça por 5 minutos.

A massagem deve ser feita em movimentos circulares. É mais fácil se você usar apenas os dedos indicadores e os polegares, mas se preferir usar todos os dedos, ok também.

Shampoo pós umectação: quando você for lavar, como o óleo é 100% natural, ele vai sair facilmente dos fios e não vai deixá-los oleosos, mas o shampoo ideal para isso é aquele transparente, pois ele limpa melhor do que os shampoos densos ou perolados, que são hidratantes. Também é aconselhável evitar a chapinha logo após a umectação, pois pode ter ficado algum resíduo de óleo nos fios. Deixe para a usar após a lavagem seguinte.

Eu estou fazendo a cada 10 ou 15 dias e já notei uma leve melhora na hidratação dos fios, não estão mais tão ressecados. Quanto ao crescimento, meus cabelos já crescem muito rápido, este não é o meu problema. O meu maior problema é a porosidade e o frizz.

Você já fez umectação capilar alguma vez ou costuma fazer com regularidade? Notou alguma melhora ou tem alguma dica especial que gostaria de compartilhar?

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

14 comentários :

  1. Eu sempre faço umectação, mas nunca passei na raiz, pois meu cabelo é oleoso, mas vou tentar para ver se funciona para mim.

    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda, experimente, você vai gostar.
      Mas é importante massagear, viu?
      Beijos

      Excluir
  2. Costumo fazer umectaçao vez ou outra, nunca passo mais de trinta dias sem ela e fiz recentemente e resolvi aquecer um pouquinho o óleo e mergulhei as pontas porque estavam secas e embaraçando muito, parece q melhorou, usei oleo de abacate, de coco e azeite extra virgem. Na próxima vou dá mais atenção ao couro cabeludo que sempre me preocupava mais com as pontas. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wilma, os óleos que você usou são excelentes. Pode ser qualquer óleo natural, o que não pode são óleos cosméticos, pois estes servem apenas para finalizar e embelezar e não para tratar os fios.
      Beijos

      Excluir
  3. Que otima dica! Elas fazem aquela massagem para o cabelo crescer que e maravilhosa ne? Umectacao e tudo de bom! Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bella, isso mesmo, a umectação com massagem serve para ativar o couro cabeludo e estimular o crescimento dos fios.
      Beijos

      Excluir
  4. Preciso comprar um óleo para fazer, já ouvi falar muito sobre a umectação, quero testar.

    beijo
    Ruiva Cohen Store Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rê, você vai notar a diferença nos fios. Meus cabelos melhoraram bastante desde que eu comecei a fazer umectação.
      Beijos

      Excluir
  5. Cortei o meu cabelo em Agosto de 2015 e me ajudou inmensa no crescimento antes estava muito curto porcausa do big chop agora esta no ombro,super recomendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, por incrível que pareça, o óleo de coco ajuda a obstruir os poros capilares e isso facilita no crescimento dos fios. Eu faço umectação com óleo de coco, no mínimo, uma vez por semana.
      Beijos

      Excluir
  6. Ola... Eu comecei a fazer faz uma semana... E na primeira vez a fiz já notei diferença...eu cabelo e crespo e tinha química pois estava pintado de vermelho.. Era seco e tava bem tenso... Então fiz 2 vezes antes de durmi.. Coloquei uma touca que fiz de meia q n esquenta a cabeca e durmi com o óleo no outro dia eu lavei e tirei... Meu cabelo nunca foi tao lindo... Meus cachos voltaraum a se definir que devido a tinta tinha perdido um pouco da definicao... Ele esta bem crespo, sem volume, definido, brilhoso, macio... Lindo lindo e lindo... Amando...faco umectacao sempre um dia antes de lavar... E com td certeza foi a melhor coisa que ja fiz nos meus cabelos...e aproveitando tirei a tinta vermelha deixei da cor natural pois n pretendo mais pintar, so fazer umectacao..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Betania, muito obrigada por compartilhar a sua experiência.
      Isso só prova a importância que tem uma boa umectação capilar!
      Beijos,
      Ana

      Excluir
  7. Tem dois meses que estou fazendo umectação, adorei, resultado imediato, muito bom, recomendo, usei um produto indicado pela minha cabeleireira é um produto composto por sete óleos naturais da Md7 cosméticos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.