Histórias bíblicas: Davi, de simples pastor de ovelhas ao maior Rei de Israel!

Infelizmente eu não assisti à novela "Os Dez Mandamentos", exibida pela Record, mas acompanhei todo o destaque que ela teve nas rede sociais, sites, jornais, revistas impressas, etc. A novela foi um sucesso estrondoso que (a)bateu a audiência da poderosa Globo, principalmente no dia em que o Mar Vermelho se abriu.

Na sequência, a Record começou a exibir uma minissérie com a história do Rei Davi, reconhecido como o maior Rei de Israel, devido à sua sabedoria fora do comum e sua ligação com Deus.


Bom, vou resumir um pouco da história de Davi, não é spoiler, até porque eu não sei como a minissérie vai conduzir o enredo. Este post é apenas uma sinopse da história bíblica, pois eu considerei o assunto bem interessante para abordar aqui no blog.

*spoiler: é quando alguém revela fatos a respeito do conteúdo de determinado livro, filme, novelas, série, etc. O termo vem do inglês, relacionado ao verbo “to spoil”, que significa estragar!


Davi nasceu aproximadamente no ano de 1035 a.C., em Belém, teve dezoito filhos e faleceu aos 70 anos, em Jerusalém. Antes de ser rei, Davi era um humilde pastor de ovelhas e tocador de harpa na corte do Rei Saul, o primeiro Rei de Israel. Era o filho caçula de Jessé, um modesto fazendeiro e tinha outros sete irmãos.


Desde criança, Davi sempre foi humilhado e desprezado por todos, inclusive por seu pai, que o julgava insignificante. Segundo a Bíblia, foi justamente por sua humildade e sabedoria, que Deus o escolheu para ser o futuro Rei de Israel. O profeta Samuel, a pedido de Deus, ungiu Davi e profetizou que este seria o substituto do Rei Saul, que não estava mais cumprindo com a palavra de Deus.

Davi desenvolveu muitas habilidades que o tornaram um homem muito admirado. Além de tocador de harpa, era um excelente guerreiro, poeta e escritor. É de sua autoria a maioria dos Salmos, inclusive o famoso Salmo 23.


Davi se tornou venerado pelo povo ao combater e matar o gigante guerreiro filisteu Golias e, por este feito, recebeu o direito de se casar com uma das filhas do Rei Saul. Mas esta vitória despertou inveja e ódio no Rei Saul, que tentou matá-lo. Para salvar a própria vida, Davi foi obrigado a viver um tempo como fugitivo. 

Após a morte do Rei Saul, Davi governou a tribo de Judá e, após a morte de Isboset, um dos filhos de Saul, ele foi proclamado rei das doze tribos de Israel. 

O seu reinado marcou uma grande e significativa mudança na realidade do povo hebreu: todas as tribos foram unidas em uma única e sólida nação territorial: Israel. Davi transferiu a capital de Hebron para Jerusalém e transformou-a no centro religioso dos israelitas.

A vida de Davi foi uma mescla entre o bem e o mal. Teve conquistas grandiosas e feitos generosos, pois era um homem bom e muito espiritualizado, mas também foi manchada por pecados graves, muitos devido ao seu poder quase sem limites. Sérias desavenças familiares e disputas por poder fizeram com que seus próprios filhos tentassem matá-lo.


A história do Rei Davi é riquíssima, inclusive pelo fato de que Jesus Cristo é seu descendente direto. Enfim, esta minissérie tem tudo para ser mais um grande sucesso da Record.

Não sei se você assistiu aos primeiros capítulos. Eu estou em viagem e não consegui, mas na volta pretendo acompanhar.

E agora, uma pergunta, inclusive para quem não assistiu aos Dez Mandamentos e nem está assistindo ao Rei Davi, mas pode responder: na sua opinião, por que as histórias bíblicas estão fazendo tanto sucesso e despertam o interesse até mesmo de quem não é religioso?

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

6 comentários :

  1. Eu não assisti aos Dez Mandamentos e não estou assistindo ao Rei Davi, depois que comecei a estudar a noite perdi o habito de assistir novelas, inclusive depois de formar não voltei a assistir.
    Mas o sucesso dos Dez Mandamentos foi total!
    Agora, sinceramente não sei responder sua pergunta! rs

    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda, eu também criei o hábito de não assistir novelas e no horário do Rei Davi geralmente estou ocupada e não lembro de assistir, mas gostaria muito. Eu adoro história e estas novelas bíblicas seriam muito interessantes para conhecer um pouco mais, já que não tive paciência para ler a Bíblia.
      Na minha opinião, eu penso que o sucesso destas histórias bíblicas deve ser, não apenas pelo conteúdo, mas porque é uma novela em que toda a família pode assistir junta, sem restrições às crianças e/ou aos idosos mais conservadores, em comparação às novelas da Globo, onde rola de tudo!
      Os mais jovens nem veem mais tv aberta, só internet e estes não teriam restrições morais, mas o público das novelas está mudando e a Globo não percebeu. A Record foi mais esperta...
      Bom, é meu palpite..
      Beijos

      Excluir
  2. Queria tempo pra assistir, como queria amiga! Adoro histórias bíblicas e a de Davi é mesmo imperdível.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, também gostaria de assistir o Rei Davi, mas no horário em que passa eu não estou conseguindo.
      Beijos

      Excluir
  3. Eu também não assisti aos Dez Mandamentos e nem sabia desse sucesso todo da novela, eu não tenho paciência pra assisti, às vezes até me prometo, mas não passo do primeiro capítulo, rsrsr não gosto mesmo...acho que a única q assisti mais capítulos foi o Pantanal, nunca mais consegui...quanto ao do Rei Davi estava por fora, nem sabia, mas será que por ser Novela não terá muita fantasia, aliás eu nunca consegui ler a Bíblia toda porque acho tudo meio confuso, incompreensível, fico cheia de perguntas sem respostas, a nao ser pela Fé mesmo deve se entender... mas esses dias estava querendo voltar a ler sobre Jó, sobre a sua paciência, mas sabe que vejo essas histórias como se fossem fábulas,rsrsrs E quanto a sua pergunta, com certeza 95% dos que assistiram são religiosos, inclusive, os pastores nas Igrejas devem estimular e se não me engano a Record é de propriedade de um Pastor Evangélico, ou estou enganada?? Nao consigo ver que esses assuntos religiosos na TV fazem tanto sucesso, creio que as novelas da Globo ainda fazem a cabeça das classes C D e E, e eu noto quando vejo todo mundo usando determinado esmalte, cor de cabelo, corte de cabelo e certas roupas que pelamordeDeus, atentado ao pudor, geralmente é algum personagem da Globo, as pessoas usam sem olhar no espelho, afffff Eu fiquei até apreensiva com um filme aí q lançaram onde a filha da Gloria Pires pegou em armas, treinou mais que os policiais de verdade, se encheu de tatuagens, aliás, isso também, a moçada toda rabiscando o corpo todo,kkkkk, eu estou apreensiva, mas como é no cinema e anda caro...melhor assim...Eu nem de graça perco um minuto na vida pra ver filme dessa categoria, afinal, temos ao vivo e grátis e se der mole, vira personagem de verdade, OUCH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wilma, eu também acredito que a grande maioria dos que assistem a estas novelas são evangélicos (sim, a Rede Record é do Bispo Edir Macedo), mas eu adoraria assistir pela história em si, não pelo cunho religioso. Só que nunca consigo, pelo horário.
      Também considero a Bíblia muito confusa e li apenas alguns capítulos aleatórios, não consegui ir adiante, mas tenho um certo fascínio pelo assunto.
      As novelas da Globo andam muito explícitas, com valores confusos e o pessoal deve estar se cansando disso. É, as novelas e minisséries ainda ditam moda aqui no Brasil, lamentável, pois é tudo "fabricado e enlatado pela emissora e seus patrocinadores"
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.