Maota, o lago com jardins de açafrão, em Jaipur

O Lago Maota (Maota Lake) está localizado no lado sul da cidade de Amer e a 11km do centro de Jaipur, na base do Amber Fort (também conhecido como Amer Fort), no estado do Rajastão, Índia.


Esta semana eu postei sobre o passeio de elefante em uma subida até o Amber Fort, onde tem uma vista incrível para o Lago Maota. (post aqui).


Maota é uma abreviação da palavra Mahavata do enorme "wat" ou árvores “baniyan” que cresciam em suas bordas e o lago recolhe a água da chuva que desce das montanhas próximas. 


No centro do lago há uma pequena ilha em forma de canteiro, com dois exuberantes jardins. Este canteiro foi construído no século XV pelo Marajá Dilaram Bagh, que era também arquiteto.



O Jardim Dil-Aram Bagh está situado em sua extremidade norte e o Jardim Kesar Kyari (com canteiros de açafrão, uma das especiarias mais caras do mundo), está bem ao centro. Ambos os jardins foram claramente criados com padrões geométricos que só podem ser vistos de cima do morro. 

Vista para a ilha com os jardins

O lago está cheio de peixes e os turistas ficam jogando comida para eles, só para sujar a água...


Este jardim era o lugar favorito de Akbar sempre que visitava o Amber Fort.

*Jalaluddin Muhammad Akbar, também conhecido como Akbar, o Grande e Acbar, foi o terceiro imperador mogol da Índia /Industão. Era descendente direto da Dinastia Timúrida, filho de Humayun e neto de Babur, fundador da dinastia.


O lago oferece um ambiente sereno de onde se pode avistar o Amber Fort na encosta. O forte e o palácio são refletidos na superfície da água. O Lago Maota já serviu como a principal fonte de água para o Amber Palace.

Um lugar realmente muito bonito


Não se paga nada para visitar o lago, mas não existe acesso aos jardins de açafrão.

Este post foi curtinho, apenas para não deixar de fora o lago, que oferece uma vista deslumbrante do alto do Amber Fort.

O post sobre o Amber Fort vai ser muito complicado para eu decidir sobre as fotos, mas aguarde que estou me esforçando para não tornar o post muito longo. Aguarde!

Espero que você  tenha gostado do lago e do jardim de açafrão!

Beijos,
Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários :

  1. Que interessante, um canteiro no meio do lago !!
    Cada coisa peculiar por lá hein Ana!
    Beijocas
    Blog | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mari, coisas que só se vê na India!
      E o açafrão é caríssimo, eles vendem em gramas, pesado como se fosse ouro!
      Deve estar lá no meio do lago para acesso de poucos, hehe...
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.