Jaipur, a Cidade Rosa do Rajastão!

Na semana passada eu já publiquei um post sobre o belíssimo cine Raj Mandir, em Jaipur, uma cidade do norte da Índia e hoje quero contar um pouco sobre esta cidade e também qual o motivo dela ser chamada de Cidade Rosa.


Jaipur é a maior e mais visitada cidade do Estado do Rajastão, distante 260km de Delhi, a capital do país. No Censo de 2001 a cidade contava com uma população de 2.323 milhões de habitantes, mas fontes não oficiais informam que a população atual já chegou aos 4 milhões.


É comum encontrarmos camelos e elefantes circulando pela cidade. Na foto acima, alguns camelos, que também são usados para puxar carroças!

Este elefante eu fotografei enquanto passeava de tuk tuk pela cidade!

Jaipur faz parte do circuito turístico chamado Triângulo Dourado (Golden Triangle), juntamente com Delhi e Agra (cidade do Taj Mahal). 


Eu cheguei a Jaipur de trem, vinda de Agra (distante 241km) e a viagem demorou 4 horas. A estação ferroviária está a cerca de 5km de distância do centro e de lá até o hotel fui de tuk tuk.


A construção de Jaipur começou em 1727 e levou cerca de quatro anos para concluir os principais palácios, muros, pórticos, estradas e quadras. 
 

Jaipur foi a primeira cidade planejada da Índia, construída seguindo os princípios de Shilpa Shastra, a ciência da arquitetura indiana. Seu fundador, Maharaja Jaisingh II (1693-1744) era um guerreiro e também astrônomo, que chegou ao poder com a idade de 11 anos, logo após a morte de seu pai, Maharaja Bishan Singh. O nome da cidade é em homenagem ao seu fundador: Jai (Jaisinh) e Pur (cidade). Jaipur: Cidade do Jai!


Entre as cidades pré-modernas da Índia, Jaipur é peculiar em relação à divisão da cidade, organizada em seis setores, divididos por ruas com 34 metros de largura.

O tráfego de veículos no centro da cidade é bastante intenso.

O comércio de rua e o turismo movimentam a economia da cidade. E o forte do comércio local são as joias, pedras preciosas e vestuário.


A cidade foi dividida em nove blocos, dois dos quais contêm os edifícios do Estado e palácios e os sete restantes distribuídos ao público. Muralhas enormes foram construídas, perfuradas por sete portões fortificados.


Por que a cidade é chamada de Cidade Rosa (Pink City) do Rajastão?
No ano de 1876, durante o governo de Maharaja Ram Singh, a cidade foi toda pintada de rosa, que é uma cor associada com a hospitalidade, para saudar o Príncipe de Gales (mais tarde, Rei Edward VII) em uma visita à cidade. 


Atualmente, todos os residentes e comerciantes da cidade velha são obrigados por Lei a preservar a cor rosa nas construções, por isso Jaipur é conhecida como a cidade rosa. 

A cerca parece inclinada, mas é porque tirei a foto dentro de um tuk tuk em movimento

Raj Mandir, The Pride of Asia, como também é chamado. Post aqui.

Ela abriga várias atrações como o Amber Fort, Hawa Mahal, passeios de elefantes, várias fortalezas, etc.

Vista do Amber Palace do estacionamento e ponto final de ônibus, vans e tuk tuks

Daqui saem os Passeios de Elefante, que sobem uma enorme ladeira até a entrada do Amber Palace

Embora os Encantadores de Serpentes tenham sido proibidos desta prática na Índia, é possível encontrá-los no Amber Fort, mas no dia em que eu fui, não havia nenhum, pelo menos que eu tenha visto.

Hawa Mahal, a construção mais famosa e símbolo de Jaipur

Vista panorâmica da cidade do alto do Hawa Mahal

Atualmente Jaipur vem desenvolvendo muitos projetos de crescimento e vários estão sendo empreendidos pelo governo e empresas privadas. O planejamento urbano e desenvolvimento de infraestrutura em Jaipur é bastante acima em relação a muitas outras cidades indianas. 

Curiosidade: em Jaipur são confeccionadas muitas roupas de muitas marcas internacionais famosas como as espanholas Zara e Desigual.


Este foi um post de apresentação de Jaipur e nos próximos posts vou contar sobre como é o passeio de elefante, o Amber Palace e o magnífico Hawa Mahal.


Eu fiquei apenas dois dias em Jaipur e me arrependi de não ter ficado mais um ou dois dias, pois tem muita coisa interessante que eu não pude conhecer. Fiquei com gostinho de quero mais. E você, já tinha ouvido falar na Cidade Rosa?


Beijos,

Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

6 comentários :

  1. Muito legal, não sabia o porque de ser "cidade rosa".
    Lindas fotos!

    bj

    http://nandaaflordapele.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda, eu sabia que o nome era devido às construções na cor rosa, mas não sabia o motivo da cor nem o que simbolizava. Interessante, né?
      Beijos

      Excluir
  2. É uma cidade muito linda! Os passeios de elefante devem ser maravilhosos...curiosa para ver os próximos posts com mais detalhes! Beijo

    Francesinha à Brasileira
    Sorteio kit de esmaltes e películas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katriny,
      Sim, a cidade é muito bonita e o passeio de elefante... vou contar no post, hehe...
      Beijos

      Excluir
  3. Encantada Ana! Adorei conhecer tudo por aqui, nem sabia que existia acredita?
    Ah eu quero saber dessa viagem no elefante!! kkkkk #medo

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, pois é, eu já tinha ouvido falar em Jaipur, mas muitas outras cidades da India que eu conheci, eu nunca tinha ouvido falar antes, hehe..
      Andar de elefante foi meio tenso, aguarde!
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.