Como é a alimentação na Índia e quais cuidados que o turista deve ter!

Como é a comida na Índia, tem mesmo muita pimenta? Esta é uma pergunta certa em todas as conversas sobre a Índia! A fama de ser uma comida muito apimentada faz jus ao título!

Além dos cuidados básicos e prevenções que valem para todo o país, os pratos que eu vou mostrar abaixo são consumidos no norte da Índia, onde prevalece a cultura Punjab. Não cheguei a visitar o sul, mas sei existe diferenças na alimentação, como no Brasil.

Green Chilly, muito mais utilizada do que a pimenta vermelha

Como 80% da população é hindu e para eles a vaca é um animal sagrado, é artigo raro encontrar esta carne nos restaurantes. Provavelmente nos restaurantes internacionais tenha, mas eu não fui nestes, pois meu interesse era justamente conhecer a comida local. E nem sou tão fã assim de carne, então, não me fez falta. 

Franco assado com especiarias, molho de pimenta verde e cebola roxa crua

As três maiores religiões da Índia possuem restrições alimentares: os hindus e os sikhs não comem carne bovina e os muçulmanos não comem carne de porco. Então, o que mais se encontra por lá é carne de cordeiro, cabra/ovelha, camelo e frango.

Vegetais com especiarias e roti (pão sem fermento)

Cuidado importantíssimo: beber somente água mineral, sem gelo e sem limão!

Para quem não está acostumado com alimentos muito apimentados precisa tomar cuidados especiais e  também levar aqui do Brasil alguns medicamentos para resolver pequenos problemas de mal estar, como no estômago e possíveis diarreias. Maiores problemas, só procurando uma emergência. 

Mc Veggie

Ah, eu tive uma pequena indisposição estomacal na segunda semana e, para dar um tempo na pimenta, eu fui no Mc Donalds e lá eu comi o Mc Veggie e o Mc Loo Cheese. Não levam pimenta! O que parece frango, é um mix de legumes fritos. O valor é em torno de R$ 4,00 ou R$ 5,00.

 Samosa, uma espécie de pastel "massudo" frito, recheado com vegetais e às vezes, também com carne, frango ou cordeiro

Mas para quem prefere a leitura, seguem informações e fotos também, mas é importante assistir ao vídeo, pois nem tudo o que eu falei nele eu vou repetir aqui.

Samosa ao molho de pimenta e óleo

Especiarias aromáticas e molhos apimentados são as marcas registradas da gastronomia indiana. Uma refeição típica na India é composta de arroz branco (geralmente com um temperinho verde), batata, verduras, vegetais e Roti, uma espécie de pão sem fermento. Ah, e muito óleo, muita fritura!


Não se iluda achando que o pratinho acima, com arroz e vegetais é levinho. Os molhos são com muuuuita pimenta e muito óleo!

Roti, muito parecido com pão árabe ou sírio, mas o sabor é diferente. É feito com farinha stoneground integral e não leva fermento.

Na maioria dos restaurantes típicos indianos, a comida é servida em pratos de inox, não em louça. Apesar dos talheres, eles comem com as mãos. Pegam o roti e mergulham nos molhos. A colher é utilizada para colocar os molhos nos pratos. Garfo e faca é muito raro usarem.

Roti e Paneer com molho de espinafre

O prato à esquerda, com molho esverdeado (por causa do espinafre), eu não sei o nome, mas os pedacinhos brancos é o Paneer, que se parece com queijo cottage. Este queijo é muito usado para dar textura aos alimentos ou, como na foto, servido em cubos, para quebrar a acidez da pimenta. Normalmente acompanha pratos com especiarias e legumes, como grão de bico, batata, espinafre e feijão.


 Picalle ou Pigalle, como os indianos chamam este prato

E, praticamente todos os pratos levam Pepper, Chilly, Mirca ou seja lá que outros nomes eles dão para a pimenta! E Curry, que também tem sabor muito acentuado. Só não encontrei pimenta no arroz, mas no resto....
 
Indian Papad, uma fina batata frita com massa de pão temperado. Pode ser frito ou cozido com calor seco.

As especiarias mais usadas na comida indiana são o gengibre, folhas de louro, coentro, açafrão, cardamomo, curry, mostarda, páprica, cominho e pimenta (muita!).

Flavor after food

Para acompanhar alguns pratos muito apimentados, eles servem com  iogurte natural, que quebra um pouco o efeito da pimenta. E em muitos restaurantes, no final das refeições, é servido também o chamado "Flavor after food", que trata-se de açúcar cristal com anis (ou erva-doce), para deixar um gostinho suave na boca.

Neste restaurante em Jaipur, eu fotografei o cardápio especialmente para mostrar aqui no blog.

Ahãã, entendi tudinho...

Comidinhas de rua, em Old Manali, uma região montanhosa, quase divisa com o Tibet

  Milho assado no carvão: se encontra em quase todas as regiões montanhosas.

 Esta foto foi feita em Old Manali, próximo do Tibet

Fazendo graça em frente a um restaurante em New Manali

Para este post não ficar muito longo, no próximo eu vou mostrar algumas fotos de doces e bebidinhas típicas indianas.

Então, que tal a comida indiana, você iria gostar?

Beijos,
Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

8 comentários :

  1. Ana Maria, essa parte é tensa pra mim,rsrsrs nem me acho chatinha pra comida aqui no Brasil, porém fora sou preocupada, primeiro porque só de pensar numa periperi, eu já recuso qualquer coisa muito diferente. Tenho trauma de ter tido uma dor de barriga na Bahia em pleno Reveillon, uma coisa horrível há décadas atras e nunca me esqueço, Afff Outro cuidado também é com água, sempre mineral mesmo. De tudo mostrado ia me jogar no milho assado, no arroz, talve no queijo dentro do creme espinafre, rosti e muito pitstop no McDonald,kkk, aqui eu dificilmente entro, mas na Índia ia quebrar um galho. Será que você foi num hipermercado ou não tem um só lugar pra se comprar tudo, alimento, limpeza e farmácia??? Será que pra eles essa pimentaria não traz conseguência ao estômago e intestinos? Vou ver o vídeo dps, Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wilma,
      Olha, a comida tradicional é muito apimentada, mas existem alternativas. Existe muitas variedades de frutas, além do Mc Donald's, Bug Burger, etc. E você ainda pode, aliás, deve
      solicitar o seu prato sem pimenta.
      Os cuidados são necessários para a alimentação normal deles, mas existem alternativas para os turistas.
      Tem mercados sim, mas eu não tinha como cozinhar em hotel, então não fiz apenas algumas compras de itens de higiene e alguns lanchinhos.
      Farmácia eu não sei se eles vendem sem receita médica (de lá, porque as nossas eles não iriam entender o idioma). Aliás, vi poucas farmácias por lá e a maioria vendia produtos ayurvedicos (um tipo de medicina natural). No video eu explico que tipo de medicamentos você deve levar daqui.
      Eles estão acostumados com pimenta,mesmo assim, eu li uma matéria que dizia que a India é campeã nos casos de hemorróoidas. Só pode, heheh...
      Assista mesmo o vídeo, é bem interessante!
      Beijos

      Excluir
  2. Amiga que interessante!! Nossa eu adorei o vídeo! E acho que meus filhos não poderiam ir nesse lugar, porque eles não aguentam nem molhinho de pimenta desses fraquinhos kkkkkkk viveríamos no MAC kkkkk
    Muito legal!! Que experiência incrível!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, que joia que você gostou do video! Obrigada!
      Ah, pois é, a comida é bem apimentada mesmo, mas existem alternativas, só que quando a gente vai para determinado ligar, quer experimentar o que é de lá, né? Mas minha dica é ir devagar e alternar com outro tipo de comida ou antes de fazer o pedido no restaurante, deixar bem claro que não quer pimenta, que eles tentam atender.
      Realmente, foi uma experiência incrível e inesquecível! Beijos

      Excluir
  3. Ahhh .. bom, eu gosto de pimenta, mas confesso que ela em excesso não me faz muito bem. Meu namorado iria amar..rs. Acho que é muito legal quando vamos a outro país, ou qualquer lugar com outra cultura, conhecer tudo, inclusive a culinária típica. Mais tarde assisto ao vídeo que aqui não dá :/
    Beijocas.
    Blog | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, eu adoro quando visito outro país, conhecer também como é a alimentação e os costumes locais. Fujo de restaurantes internacionais e fast foods, mas na India precisei recorrer ao Mc Donald's algumas vezes, para dar u8m descanso ao estômago. Mas fui no máximo, umas 3 vezes, em 32 dias...
      Depois me conte o que achou do video. Beijos

      Excluir
  4. Oi Ana! Queria aproveitar o post para perguntar sobre frutas e saladas. A infectologista recomendou evitar ao máximo coisas cruas e frutas. Queria saber como você lidou com isso, se nos hotéis é confiável e tudo mais. Sou doida por vegetais e frutas, não sei como sobreviver sem hahaha. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katriny, eu também adoro frutas e saladas. Comi tranquilamente nos hotéis e restaurantes. só evitei comer direto na rua, pois não sabia o quanto estavam bem lavadas. E cheguei a comprar frutas na rua, mas levei para lavar no hotel.
      Também fiz a vacina contra a hepatite A, que é transmitida por alimentos contaminados (são 2 doses).
      Qualquer outra dúvida, me pergunte.
      Beijinhos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.