Descobrindo Porto Alegre: Praça do DMAE

Eu moro em Porto Alegre há muitos anos e tem muitos lugares bonitos na cidade que eu ainda não conheço. Mas agora, estou sempre à procura de lugares interessantes para postar por aqui e, neste sábado, fui conhecer os Jardins da Estação Moinhos de Vento ou a Praça do DMAE, como o lugar é mais conhecido.


A Estação do DMAE foi inaugurada em 1928 e o seu complexo arquitetônico foi construído numa área de 6 hectares, no bairro Moinhos de Vento. 


Este jardim faz parte da sede administrativa do DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgoto), onde funciona a Estação de Tratamento de Água Moinhos de Vento, em Porto Alegre e que abastece vários bairros da cidade.

Ensaio fotográfico com uma gravidinha


O espaço é bem amplo e muito bonito. Super bem cuidado e a arquitetura dos prédios do complexo é no estilo das antigas estâncias e fazendas do RS.


Existe até um museu e uma galeria de arte, mas estavam fechados no sábado à tarde. Talvez o horário de funcionamento destes seja o mesmo dos demais setores do DMAE, ou seja, em dias e horários comerciais.

Em volta da praça, muitos edifícios residencias do bairro Moinhos de Vento.



Esta praça é muito utilizada como cenário de fotos e filmagens, principalmente de casamentos. Mas não é permitido nenhum tipo de festa, apenas fotos e filmagens, já que o local ainda está em funcionamento e os acessos são bem restritos.




Por exemplo, não é permitida a circulação na área interna onde funciona a Estação Moinhos de Vento (filtros e decantadores).



Além de muito bonito e bem cuidado, o lugar é bastante tranquilo, tem algumas pessoas fazendo piquenique, outras batendo papo, passeando, fotografando, andando de bike, enfim, várias atividades são permitidas, porém não é autorizado a entrada de animais. Por isso, não tem o menor risco de pisar em cocô de cachorro. Aliás, o mal não são os cachorros e sim, alguns donos, que se fazem de malucos e não recolhem as sujeiras dos seus bichinhos.



E todo o espaço é cercado, o que garante um controle de quem entra e sai do local, tornando-o um pouco mais seguro e preservado de vandalismos.




Para quem vai com a família ou um grupo de amigos, pode fotografar à vontade, mas para quem pretende usar o espaço para fotos ou filmagens profissionais, é necessário um aviso prévio e autorização junto à Unidade de Comunicação Social do Dmae - UCS. 

Nem vou descrever esta foto, pois a imagem fala melhor do que belas palavras!



A Torre da Hidráulica foi desativada ainda em 1969, mas durante muitos anos, esta abastecia os grandes prédios da área central da cidade.


A Praça do DMAE é um dos lugares mais lindos que eu conheci aqui em Porto Alegre! Quero me programar com alguns amigos e fazer um piquenique num sábado à tarde e aproveitar bem o "dolce far niente" que o local proporciona!

*Dolce far niente: expressão italiana que significa "doce fazer nada"!


A Praça do DMAE fica na Rua 24 de Outubro, 200 - bairro Moinhos de Vento - Porto Alegre - RS e fica aberta ao público de segunda à domingo, das 8h às 17h30. Entrada gratuita.




Ao anoitecer, a praça vai ficando iluminada, assim como a fonte, que recebe luzes coloridas, ficando ainda mais linda!




Você que é ou mora em Porto Alegre, já conhece esta belíssima praça? Ainda não? Então você não tem ideia do que está perdendo!

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

6 comentários :

  1. Belíssimo lugar, morei em Porto Alegre e nunca me aventurei para conhecer essa bela cidade.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, este lugar é muito lindo mesmo. Fazia tempo que eu queria conhecer, mas sempre ia deixando, até que venci a preguiça e fui! Valeu a pena.
      Beijos e ótima semana para você também!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi Fernanda, fica perto do Parcão, então, você pode pegar qualquer ônibus ou lotação que passe lá perto. Como eu fui de carro, não sei te informar quais os ônibus que passam por lá. Beijos

      Excluir
  3. Gostaria de saber se precisa agendar para poder fotografar? Ou pode só chegar e tirar as fotos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pathy, acredito que ensaios fotográficos profissionais precisam ser agendados sim, mas para ter certeza sobre o assunto, entre em contato direto com a administração do DMAE. abraços, Ana

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.