Calendário Chinês: começa hoje o Ano do Cavalo!

Nesta sexta-feira, 31 de janeiro, começa o Ano Novo Chinês e 2014 será o Ano do Cavalo. Em 2013 foi o Ano da Serpente, iniciado em 10 de fevereiro e encerrado ontem, 30 de janeiro.

Horóscopo Chinês

A data do Ano Novo Chinês não é fixa como a nossa (1º de janeiro) e pode acontecer entre o final de janeiro e meados de fevereiro, pois o tradicional calendário chinês incorpora tanto o ciclo lunar quanto a posição solar. 

Nesta data acontece também o mais importante festival chinês, chamado de Festival da Primavera. Este festival dura cerca de 15 dias, iniciando no dia de Ano Novo e se estendendo até o Festival das Lanternas, que é no 15º dia do primeiro mês do calendário lunar chinês.

Este calendário não se aplica somente à China. Outros países asiáticos, como a Coreia, também adotam o mesmo calendário.



Chineses de férias

* O envio de nossas comprinhas chinesas está em stand by: nos próximos dias os chineses estarão de férias e as compras realizadas neste período só serão despachadas ao final do feriadão, que começou em 30 de janeiro e vai até 5 de fevereiro.

E para compensar os dias parados, muitos sites asiáticos promovem descontos para quem comprar neste período, mas o envio será encaminhado somente após o feriado.

A origem do Calendário Chinês

Huang Di ou Huang-Ti, conhecido como o Imperador Amarelo, dotado de extraordinária inteligência, que teria reinado a China de 2697 a.C. a 2597a.C. foi o introdutor do Calendário Chinês, onde nomeou um animal para representar cada ano no ciclo de 12 anos. O Imperador Amarelo é considerado o ancestral de todos os chineses da etnia Han (a principal etnia da China) e dizem os chineses que ele foi também o criador de importantes elementos da cultura chinesa, como o taoismo, a astrologia chinesa, a medicina chinesa e o feng shui. 

Os Signos

Os 12 signos animais são: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco.

Características do Ano do Cavalo

O cavalo é um dos animais preferidos do povo chinês - perde só para o Dragão - sendo diretamente ligado à vida das pessoas desde a antiguidade, pois era o meio mais rápido e útil de transporte na China antes da invenção dos veículos a motor.

Calendário Chinês

O cavalo é também um símbolo universal, conhecido por ser um grande aliado do ser humano, um trabalhador incansável, símbolo da força e que, quando bem direcionada, pode nos levar muito longe. Por isso, o cavalo não é apenas um símbolo de viagem, mas também um sinal de energia, lealdade e sucesso mais rápido.

Nascidos sob o Signo do Cavalo 

O cavalo é o 7º entre os 12 animais do zodíaco chinês, que a cada 12 anos, se alternam e regem durante um ano. Se você nasceu em 1942, 1954, 1966, 1978, 1990, 2002 ou 2014, você nasceu sob o signo do cavalo.

As pessoas nascidas no ano do cavalo são muito animadas, ativas e enérgicas. Elas são normalmente elegantes, independentes, gentis e trabalhadoras incansáveis.

Calendário Chinês

São também pessoas muito inquietas e não gostam de rotinas, por isso, se adaptam melhor à funções onde têm liberdade de ação e mobilidade. São inovadoras e com grande poder de persuasão. A sua disposição as favorece muito, principalmente nos momentos de adversidades.


Importância do Ano do Cavalo na vida de todas as pessoas

A característica mais marcante é a autoconfiança. O Ano do Cavalo é um um ano para todas as pessoas avançarem firmes e confiantes em direção a seus objetivos ou sonhos e de promover grandes mudanças, tanto na vida pessoal, quanto na profissional.

Este ano, de acordo com os chineses, é o ano de enfrentarmos a vida com maior autoconfiança, assim como o cavalo que galopa em velocidade rumo a seu destino.

Calendário Chinês

Os anos regidos pelo cavalo são cheios de aventuras. As pessoas são mais meigas, românticas e carinhosas, o que favorece os relacionamentos. E como a tendência é que as pessoas estejam mais autoconfiantes e corajosas, será um ótimo ano para assumir compromissos amorosos.

O cavalo sempre é regido pelo elemento fogo, o que faz com que os anos regidos por ele sejam de grandes e profundas transformações, inclusive com algumas turbulências. Mas o ano do cavalo não significa necessariamente que seja de acontecimentos ruins e sim, um ano de mudanças. 

Este ano será intenso e exigirá muito das pessoas, mas para as que decidirem enfrentar seus medos e colocar em prática os seus desejos de ações, será um ano recompensador.

Calendário Chinês

Então, 2014 será um ano de mudanças, de se reinventar e de acreditar em nós mesmos e nos nossos sonhos. Vamos à luta que a vida não espera por ninguém, ela acontece e quem não aproveita cada instante, jamais irá recuperar o tempo desperdiçado!

Beijos,
Ana Maria

*Você ainda não sabe qual é o seu signo no horóscopo chinês? Saiba qual é clicando aqui.
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

8 comentários :

  1. Que legal, não sabia disso.
    beijos.
    blog: www.mimorgado.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito interessante, ainda mais que faz parte de uma cultura milenar. Bjs

      Excluir
  2. Amigaaa que legal! Não sabia nada disso!! Encantada!

    O meu é Dragão! kkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, você é poderosa, hein? O Dragão é o animal mais cultuado pelos chineses! É o "de best"! Beijos

      Excluir
  3. É muito legal como as culturas são diferentes, né Ana? Aqui em Dublin vai ter um evento sobre o Ano do Cavalo et als e tou doida pra ir e conhecer um pouco mais. Adorei.

    Beijos
    Nathália
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathália,
      Só imagino quantas coisas diferentes e interessantes você não está vivenciando aí na Irlanda. Esta experiência marcará sua vida!
      Aproveite e vá mesmo neste evento sobre o Ano do Cavalo, depois me conte o que você achou!
      beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.