Lip Balm, frescura ou necessidade?

Um dos produtos para lábios que mais tem destaque quando começa o frio é o lip balm. Mas afinal, o que é mesmo um lip balm e para que ele serve?



Lip balm, ou na tradução, bálsamo labial, é um hidratante e protetor labial. A principal função é formar uma camada protetora na superfície dos lábios, selando a umidade e protegendo-os das agressões externas, como o ar seco dos ambientes climatizados, frio, vento, sol, que acabam ressecando a pele dos lábios, que é muito fina e delicada.

Lip balm nada mais é que uma versão mais elaborada da antiga Manteiga de Cacau. Eu usava muito quando criança, pois lip balm nem se ouvia falar. E muito antigamente ainda, as pessoas usavam cera de abelha para proteger os lábios. Então, não devemos nos descuidar.





Com o início dos dias mais frios, na primeira rajada de vento, os lábios se tornam sensíveis e mais vulneráveis. Os principais motivos são:

- Os lábios são a parte do corpo que estão sempre expostos;

- Possuem baixa hidratação natural e falta de gordura;
- Falta de melanina, um pigmento que protege a pele dos raios UV
- O frio, o vento e as constantes mudanças de temperatura são extremamente agressivos à nossa pele e em especial, aos nossos lábios;
- A acidez da saliva, quando esta seca nos lábios, ajuda a ressecá-los ainda mais. 

Qual a melhor maneira de proteger os lábios destas agressões?

Para evitar ressecamento e rachaduras, o ideal é proteger a pele fina dos lábios com um bálsamo labial, ou seja, com um lip balm. 
Além de proteger, um bom lip balm também ajuda na rápida recuperação dos lábios já ressecados, pois ele contém a gordura que eles necessitam, forma uma película de proteção, acalma a irritação e ajuda a reparar os danos mais rapidamente.

Esqueci de proteger meus lábios e já estou sentindo a pele mais avermelhada e repuxando. O que eu faço?

Aplique imediatamente um lip balm (ou manteiga de cacau) e repita isso várias vezes ao dia, sempre que sentir que os lábios estão ficando mais secos.
Nunca, de jeito nenhum, umedeça os lábios com saliva. Apesar do aparente alívio imediato, isso só vai ressecá-los mais ainda pode ajudar na proliferação de bactérias nas  fissuras.

Alimentação: uma dieta equilibrada, com alimentos ricos em vitamina B, como banana, carnes, vegetais verdes ou miúdos (fígado, tim, etc...), ajuda a evitar a descamação dos lábios. 


Lábios rachados podem inibir o  nosso sorriso, porque, devido à vermelhidão dolorosa, mesmo o menor movimento pode provocar a reabertura de um pequeno ferimento e atrasar a sua cura completa. 

Já existem batons com proteção solar e hidratação, mas muitos têm apenas cor e não protegem os nossos lábios. E quem não usa batom, como crianças ou homens, seus lábios ficam  desprotegidos, principalmente no período de inverno ou no auge do verão, com o sol muito forte.



Estes são os Lip balms que estou usando. Os lip butter da Revlon são batons com função de lip balm e os outros são apenas bálsamos de proteção, sem cor. Sobre os da Revlon eu já fiz resenha aqui e sobre os outros três, em breve darei a minha impressão sobre eles.

Para finalizar, não importa se você usa lip balm ou manteiga de cacau, mas importa se você protege ou não os seus lábios. Cuide bem deles e lembre-se sempre que lábios rachados, além de esteticamente feios, são uma porta aberta para infecções e outras doenças.


Os lábios são um dos pontos mais fortes do nosso rosto e uma importante arma de sedução, para homens e mulheres. Então, cuide bem deles.

Beijos,
Ana

Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

13 comentários :

  1. Oi Ana,
    Gosto das versões da Nívea,são ótimos e não custam caro.
    Mas se não tiver por perto,a manteiga de cacau é em vinda ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia, ainda não experimentei as versões da Nívea, mas sei que tem de vários sabores.
      Hoje existe muitas opções de lip balms à disposição, o que não dá é para ficar sem proteger os lábios, pois na falta de um lip balm, a manteiga de cacau, encontrada em qualquer farmácia, é muito bem vinda também! Bjs

      Excluir
    2. Eu também curto os da Nívea, especialmente o azul. São bem baratinhos e duram muito na boca!

      beijo

      Excluir
    3. Assim que eu acabar com os meus lips balms, vou testar um da Nivea. Gosto muito desta marca. Bjs

      Excluir
  2. Não é mais fácil passar a simples e barata manteiga de cacau?kk Uso bastante, principalmente no inverno, e meus lábios nunca racham. Mesmo assim, adorei o post, ficou ótimo!
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela, claro que é mais simples usar a manteiga de cacau, até coloquei isso no post. Mas para quem quer experimentar coisas novas, existem aí inúmeras opções de lip balms. O que não dá mesmo é para ficar sem proteção nos lábios.
      Beijão!

      Excluir
  3. Uso o da nívea, um da tampa azul clarinha, gosto bastante dele! Comecei a usar o blistex, mas como usei só uma vez ainda não sei se é bom e um que hidrata bastante, principalmente quando o lábio já está rachado é o Aloe Lips da forever, minha mãe com as quimios ficou com os lábios bem sensíveis, mas ela usou bastante esse lip balm e conseguiu hidratar bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo visto os lip balms da Nívea são muito bons, outras leitoras também já comentaram sobre eles. Eu ainda não usei, mas fiquei curiosa, só vou esperar acabar os meus e a próxima compra será um da Nívea.
      Eu uso um da Blistex, que tem um massageador de lábios, é bem bom.
      Boa dica também do Aloe Lips (Forever).
      Beijos

      Excluir
  4. Amiga lip balm pra mim é importantíssimo, porque sem eles no inverno a pele dos lábios fica descamando, ressecada e todo batom que coloca craquela na boca deixando a aparência horrivel. Por isso acho uma necessidade ter que usar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. "A manteiga de cacau não é prejudicial, ela pode sim ser utilizada na boca, mas o produto age somente como um “selador”, e não como um hidrante.
    Por não conter glândulas sebáceas e recursos para uma reconstrução celular efetiva, que aceleraria o processo de regeneração, a pele dos lábios pede altas doses de hidratação. Dessa forma, o produto mais indicado para cuidar dos lábios no inverno é o lip balm – um tipo de batom sem cor concentrado com fórmula hidratante."

    Isso é verdade?
    Beijos ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Júlia,

      Olha, quando eu era criança, sempre usei manteiga de cacau, até porque nem sabia que existia (se existia) lip balm..., mas usava a manteiga de cacau para proteger os lábios contra rachaduras por causa do frio do inverno gaúcho e não com função de hidratá-los.

      Atualmente a indústria cosmética evoluiu muito, a ponto de criar produtos específicos para cada necessidade e é inegável que os lip balms são mais completos, pois eles hidratam, protegem contra o frio, vento e alguns tem até FPS, sabor e cor. Mas para quem não pode pagar um pouco mais caro por eles (cerca de R$ 10,00/15,00), a manteiga de cacau já ajuda a proteger pelo menos contra rachaduras causadas pelo frio ou vento.

      Muito obrigada pela sua informação, contribuiu para reforçar a importância de se proteger bem os lábios, principalmente no inverno.

      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.