Passeio de trem pela Serra do Mar paranaense

Tenho vários posts sobre viagens que eu deixei em stand by, mas aos poucos vou publicando... Hoje é sobre um passeio de trem que eu fiz no inverno pela Serra do Mar paranaense, de Curitiba até a cidade de Morretes.

Neste passeio, o trem percorre 110 km, de Curitiba até Morretes, utilizando uma ferrovia de 125 anos, por onde passam também muitos trens de carga, que seguem até o porto de Paranaguá e/ou retornam a Curitiba.

Os trens passam muito rentes um do outro. Como são monitorados via satélite, quando dois trens se aproximam, um deles é orientado a parar, para não correr risco de ser deslocado do trilho pela pressão de ar que a passagem do outro ocasiona.

Passeio de trem pela Serra do Mar paranaense

O trem passa pela maior área preservada de Mata Atlântica do Brasil. São aproximadamente 3 horas de viagem, em uma velocidade de mais ou menos 40 km por hora.

Algumas estações passam o tempo todo assim, sem nenhum movimento e os funcionários ficam só olhando o trem passar...

Aos domingos, o passeio completo segue até a cidade portuária de Paranaguá e a viagem até lá dura cerca de 6 horas.

Passeio de trem pela Serra do Mar paranaense

No início da viagem pegamos uma cerração/neblina e não dava para ver quase nada. No inverno, a possibilidade de neblina é muito maior, mas ela pode aparecer no verão também. Questão de sorte mesmo.

Foi servido até um lanchinho, patrocinado pela Band.

No meio do percurso a neblina se dissipou e pudemos ver paisagens belíssimas.

Passeio de trem pela Serra do Mar paranaense
Dá até um certo medo ao ver o trem passando sobre a ponte.

Ao passar sobre a ponte, o local é tão alto que praticamente não se consegue visualizar o chão.

Para nós, o passeio foi ótimo, pois ao menos pudemos ver parte da paisagem. Mas quase no final do percurso, a neblina retornou e pouco pudemos ver da paisagem até chegarmos em Morretes.

Passeio de trem pela Serra do Mar paranaense

Chegando na estação de trens de Morretes

A cidade de Morretes, fundada em 1721, fica no meio da Serra do Mar paranaense, entre a capital e o litoral. Possui clima agradável e muitas opções de ecoturismo, atrações gastronômicas e construções históricas.

Morretes, Paraná

Como chegamos próximo ao meio dia, fomos almoçar direto e foi ótimo porque o pessoal que estava no trem optou por passear pelo centro primeiro e enquanto almoçávamos, as filas nos restaurantes era enorme.

Morretes e o famoso Barreado

Comemos o famoso Barreado (prato típico, de origem açoriana, com carne desfiada, cozida em panela de barro com a tampa fechada e servido com banana, farinha e arroz), demos uma volta pelo centro, fomos a uma feira de artesanato e produtos locais, compramos algumas coisas e depois retornamos de ônibus até Curitiba.

Morretes, Paraná

Passeando pela feirinha da cidade de Morretes

Apesar do frio, não resistimos e saboreamos o sorvete local, muito delicioso.

Voltamos num ônibus direto, porque tínhamos compromisso em Curitiba, mas existe outra linha de ônibus que percorre a chamada Estrada da Graciosa, com o trajeto um pouco mais longo, mas que dizem ser muito lindo. Quem preferir, pode retornar a Curitiba também de trem, mas pouca gente faz isso.

Fizemos o passeio de trem tradicional, mas sei que existe também um passeio de trem de luxo, que faz este e outros trajetos, mas não sei maiores detalhes. Quem tiver interesse, pode ver no site da empresa que administra estes trens, a Serra Verde Express.

Publiquei também um post sobre outro passeio de Maria Fumaça, que eu fiz, na Região dos Vinhedos, na Serra Gaúcha.

Você já fez este tipo de passeio? Onde?

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

14 comentários :

1. Que delícia! Dá até vontade de fazer um passeio assim!

ResponderExcluir
  2. Ótimo dica! Este é realmente um passeio inesquecível.
    Tb recomendo.

Marcio

ResponderExcluir
  3. Ahhhh, que vontade e que saudade me deu do Brasil! Chega a apertar o peito aqui do outro lado.

Perfeito Ana! O Brasil tem muito lugar lindo para ver *-*

Bjs!

www.lilatraum.com

1. Oi Danielle,
      O Brasil é um país enorme e com muitas belezas naturais. Algumas são de tirar o fôlego.
      Infelizmente nos falta estrutura e é caro viajar internamente, por isso muita gente prefere ir para o exterior.
      Se você ficou com aperto no peito, sinal que está na hora de fazer uma visita por aqui! Bjs

4. Lugares lindos ...

Bjs ♥

5. Olá Ana

Já fiz este passeio. O passeio d carro também é lindo. A minha avó materna fazia o real barreado, cozido em panelas de barro. A carne não fica desfiada e sim em pedaços.
    Ótima 3º feira...

AMIGA da MODA by Kinha

1. Olá Kinha!
      Essa região é belíssima e o passeio, imperdível, seja de carro ou de trem.
      O barreado que provamos estava delicioso, mas o que a sua vó preparava devia ser no capricho. Carne me pedaços deve ser bem mais saborosa. Bjs

Excluir
  6. Aii que coisa mais linda...ainda conhecerei Curitiba e esse passeio tá anotado! =D bjs

Respostas
    1. Oi Fefa, você vai adorar. Curitiba é uma cidade linda e esse passeio é imperdível! Bjs

7. Oi Ana!
    Moro aqui desde que nasci e nunca fiz o passeio de trem, acredita? Já fui a Morretes algumas vezes, e uma opção para quem vai de carro é descer pela Graciosa. É uma estrada muito bonitinha ;)
    Adoro Barreado! Estou com saudades de comer!
    Adorei as suas fotos! Muito bonitas como sempre!

Bjxx
    Blog Makes da Mi // Fanpage
    1º Sorteio do Blog Makes da Mi

Respostas
    1. Olá Miriam, mas é assim mesmo, tem coisas aqui em Porto Alegre ou na Serra gaúcha que todo turista já fez, menos eu, hehehehe...
      Esse passeio pela Estrada da Graciosa é feito de ônibus, na volta do passeio de trem, pois dizem que é realmente muito bonito.
      Eu e meu marido voltamos para Curitiba em um ônibus direto porque tínhamos compromisso e não podíamos nos atrasar.
      O Barreado é delicioso, já me deu vontade também. Bjs

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.