Acho que detonei meu cabelo! Tem salvação?

Quem nunca reclamou do seu cabelo que atire a primeira escova! Eu estou sempre inventando alguma coisa para deixar meu cabelo mais legal, macio, brilhoso e por aí vai, mas tem dias que parece que nada funciona, nem Moroccanoil. 


O que fazer então? Cortar? Pintar o cabelo de preto azulado (acredite, eu já fiz isso aaaaanos atrás, tinha o cabelo bem comprido e fiquei parecendo a própria Mortícia Adams) está fora de cogitação! Depois de tanto pensar, percebi que meu cabelo estava precisando mesmo era de algumas luzes aqui e ali para suavizar o visual. Marquei hora no meu cabeleireiro de sempre e lá fui eu.

28 de setembro: luzes

Em 28 de setembro fiz luzes e adorei (só tenho foto com esse cabelo junto com outras pessoas, por isso achei melhor recortar). Fiquei feliz até a primeira lavada fora do salão. O cabelo ficou uma palha, socorro! O que fazer? Pensei: "Huuum, faz tempo que eu não faço progressiva e preciso dar uma abaixada nos fios, tirar o frizz... Depois eu faço uma hidratação e pronto!

Marquei então a escova com o meu cabeleireiro e pedi que ele aplicasse o produto que menos alterasse a cor do meu cabelo, já que quase todas as progressivas sempre clareiam 2 ou 3 tons e amarelam um pouco os fios.

16 de outubro: progressiva

Em 16 de outubro lá fui eu, toda feliz fazer a escova progressiva. Escolhemos a Pérolas de Caviar, porque, segundo meu cabeleireiro, esta era a que menos amarelava os fios. Ahããã.... #ficousuperamareloeeunãosoualadygaga! O que eu faço agora?

Lady Gaga

Na hora eu precisei cortar mais ou menos um palmo no comprimento, pois as pontas ficaram muito ralinhas; só que o amarelo ficou lá, é claro. 
Então, para amenizar o amarelão, em  18 de outubro, voltei ao salão e meu cabeleireiro aplicou tintura loiro escuro acinzentado, mas sem a água oxigenada. 
O cheiro do produto da escova, quando ele lavou o cabelo, estava insuportável, parecia podre. Até perguntei: "E aí, meu cabelo ainda está na cabeça ou vou sair daqui careca?" Por sorte, quase não perdi cabelo, o que eu perdi mesmo foi a escova, que saiu todinha com a tintura. Ok, mas e a cor, saiu todo aquele *~#^?%>~ amarelo? Veja você:

18 de outubro: tinta loiro escuro acinzentado

Ficou mais amarelo ainda ou é impressão minha? Que tristeza! Além de eu ter enchido meu cabelo de química, cortado uns bons centímetros, tirado toda a escova, o amarelão continuava lá, imponente! Saí do salão bem chateada e sei que o meu cabeleireiro também ficou, pois ele tentou melhorar, mas não deu certo. 

O pior é que era véspera de eu viajar para Brasília, não tinha tempo para fazer mais nada e eu viajei de cabelo amarelão mesmo.
Fiquei de voltar na semana seguinte para dar um retoque na escova e ver o que poderia ser feito quanto à cor amarela.

Quando eu voltei de viagem, me pendurei na internet pesquisando tudo o que podia, até que lembrei do blog da minha querida amiga (virtual) Lucy, do Produtinhos no Cabelo and Make Up. Ela já escreveu post de tudo o que se pode imaginar sobre cabelo e em meses de contato aprendi a conhecê-la melhor. Ela é uma pessoa super correta, idônea mesmo e eu sabia que poderia acreditar nas dicas e experiências dela, mesmo que fosse sobre parceiros do blog, porque ela não faria parceria se não acreditasse nos produtos. Bingo! Achei o que estava procurando: Banho de Brilho e Tonalizante Prata Cendré, da Keraton. É nesse mesmo que eu vou! 

Corri para o centro de Porto Alegre e comprei. Paguei R$ 22,00. Apliquei eu mesma, conforme as instruções na embalagem, aliás, era para deixar no cabelo por 30min e deixei por 40min, só isso eu fiz diferente. Não cheguei a usar nem metade do produto. Resultado:

24 de outubro: Banho de Brilho Keraton Prata Cendré

Finalmente o meu cabelo ficou acinzentado e com um brilho bem legal, mas depois de tanta química, notei ele está bem poroso e frágil. Tudo bem, ainda estou com quase todos os fios na cabeça e por enquanto, não vou inventar mais nada além de nutrição e hidratação, para recuperar os fios. 

O milagre:


O que você achou do meu cabelo, a cor melhorou bastante, não é? Infelizmente, como todo tonalizante, o Keraton dura de seis a oito lavagens apenas. Já na primeira eu notei que ele desbotou um pouco, mas acho que posso aplicá-lo uma vez por semana ou a cada 10 dias, pois outra tinta o meu cabelo não vai suportar.

Então essa foi a minha última peripécia cabelística. Você já fez algo parecido? Conseguiu consertar?

Beijos,
Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

43 comentários :

  1. Sinceramente (hoje) eu não gosto de cabelo loiro tingido.
    Eu sou loira acinzentada e inventava de ficar descolorindo no msm tom q estava seu cabelo em 28/set e ainda digo q algumas vezes até ficou mais claro q este tom, hoje eu olho as minhas fotos e vejo q o cabelo estava feio.
    O cabelo com essa tonalidade tende a ficar frágil e sem brilho, nunca vi uma loira tingida em tom claro com cabelo sedoso, macio e brilhante.
    Acho q ficar loira não vale td isso, brincava com minhas amigas q tinha piaçava feelings qdo via uma mulher com tom loiro claro.
    Hj assumi minha cor natural, faz uns 4 anos q não tinjo mais ele (e olha q já tive todas as cores possíveis de cabelo hehe).
    Hoje me olho nas fotos e vejo um cabelo saudavel e bonito.
    Decidi q só irei voltar a tingir meu cabelo qdo eles ficarem brancos, e msm assim sempre vou tentar tonalidades tipo loiro escuro para não voltar a ter cabelo com impressão de palha.
    Tenho tom de pele bem mais claro q o seu e tb tingi de preto, virei a Morticia em pessoa hehe, lembro q qdo cheguei do salão em casa e me olhei no espelho comecei a chorar (pensa de loiro claro para cabelo preto), mas era pq meu cabelo tava tão detonado, mas tão detonado q se tingisse mais uma vez de loiro acho q caia td.
    Dps de um tempo q ele desbotou eu curti o visual, as pessoas disseram q realçou meus olhos (verdes).
    Mas como a unica solução para cabelo destroçado é tesoura, a minha solução foi drastica, dps de uns 6 meses "morena", cortei quase chanel e tingi de castanho escuro (e esperei ir desbotando), deixei crescer até voltar o tom natural, conforme ia crescendo, eu ia cortando, por isso q nessa época mantive o cabelo curtinho, era mais fácil para disfarçar a diferença nos tons.
    Sou mil vezes o seu cabelo de 24/out e ainda digo mais, acho q um ou dois tons abaixo desse ficariam mto bom com sua cor de pele e seria mto mais fácil de manter.
    Espero q não fique brava com a opinião hehe.
    Bjs
    Thais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais!
      É difícil manter o cabelo sempre saudável quando se usa qualquer tintura e principalmente luzes, mas eu fiz para suavizar os brancos, que, infelizmente os tenho desde os 18 anos.
      A cor natural do meu cabelo é mais ou menos como esta da foto do perfil, tem alguma diferença por causa da luz, mas sou loira natural, só que sempre inventei mudanças, pois enjôo fácil do visual. Como eu disse, até de preto azulado já pintei (nada a ver comigo).
      O meu cabelo em 24 de outubro foi o que consegui tirando o amarelo e escurecendo um pouco, mas foi com tonalizante, ele vai desbotar mais.
      Já comecei a nutrir os fios com óleo de Coco (Dabur Vatika) e hidratar com as máscaras do Moroccanoil e vou dar um tempo antes de inventar mais alguma coisa. Cortar eu já cortei um palmo no dia da progressiva, tirei todas as pontas e agora é só tratar mesmo.
      Não fiquei brava com a sua opinião, imagine, você não foi ofensiva em nenhum momento. Críticas a gente sempre tem que estar aberta, desde que sejam coerentes com o assunto e construtivas, como a sua.
      Beijão

      Excluir
  2. eu tenho cabelos curtos, uso assim por praticidade,gosto de um cabelo que fique pronto enm dez minutos, principalmente de manhã cedo, quando vou deixar meu filho na escolinha, as vezes fico até traumatizada rsrsrs
    com aquelas mulheres italianas lindas loiras maquiadas, escovadas e perfumadíssimas de nove horas da manhã,em dias que fora faz 5 graus.
    que sà me falta comgela a punta do nariz
    e eu quase sempre estou ainda com cara de sono rsrs

    bacione

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cabelo comprido dá trabalho, curto é muito mais prático mesmo Edna.
      Eu só tive cabelo curto quando criança, depois nunca mais. O fato é que eu estou sempre inventando alguma mudança no cabelo, seja no corte ou na cor, mas nem sempre sai como eu imaginei, como no caso acima relatado, hahaha...
      Pelo menos eu sempre dou um jeito de "consertar e amenizar o estrago"....
      Bacione anche a te!

      Excluir
  3. Nunca me arrisquei tanto , mas sempre aprontamos com nossas madeixas né??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, eu penso que cabelo a gente pode tentar mudar sempre, pois se algo der muuuuito errado, é só cortar que ele cresce. E eu tenho sorte, o meu cabelo cresce super rápido, mais do que a média.
      Fiz este post para mostrar que sempre tem solução, hehehe...
      Beijão

      Excluir
  4. Adorei isso aqui Ana "Quem nunca reclamou do seu cabelo que atire a primeira escova!" hahahahaha
    Bingo!!! Eu não faria parceria se não acreditasse! Verdade, aliás o que você não achar é porque não gostei, não fiz ou não quero dar a dica, o que gosto amiga, eu divido!Sabe o que é melho amiga!! É pura queratina com pigmentos! Não estraga em nad o fio e desse jeito é o unico que conheço e merecidamente vou mostrar a empresa porque o maior crédito é deles!

    Você arrasou ainda mais, sabe porque? Eu nunca indico o que esta na embalagem porque as platinadas chumbam o cabelo com ele, mas no seu amiga! Foi perfeito!!
    Amei o resultado!
    Beijos
    Lucy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      Se o meu cabelo fosse platinado como o seu, pode ser que esse prata chumbasse um pouco mesmo, mas como o meu cabelo é um loiro mais escuro e estava "amarelolaranja"... Confiei nas tuas indicações e deu certo. Este produto foi a minha salvação.
      Beijão

      Excluir
  5. Eu nunca fiz tantas coisas assim no meu cabelo, tenho mesmo de que caia, rsrsrs
    seu cabelo ficou ótimo gostei do resultado, beijinhos querida e um ótimo feriado.

    http://www.descontraidas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fiz coisas até piores, hehehehe... Entro no desespero, mas depois consigo consertar o estrago, ou pelo menos, parte dele. Beijão

      Excluir
  6. Oi Ana!
    Ainda bem que no final deu certo, né? Ficou muito bonito seu cabelo! Agora é só achar o hidratante ou a máscara de tratamento que mais se adapte ao seu cabelo, e aos poucos você vai recuperando os fios sem precisar cortar demais de uma só vez...
    Existe hidratantes que são azuis, e eles servem para "retardar" o amarelamento, quem sabe seja uma boa idéia, né?
    Ótimo domingo ;D

    Bjxx
    makesdami.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miriam, ainda bem mesmo. Já vi shampoo e condicionador azul e lilás, contra amarelamento, mas máscara de hidratação nem me liguei. Vou procurar. Valeu a dica. Beijão

      Excluir
  7. Olá flor..pelo menos deu certo..rsrs...de um tempo pra cá fiz luzes e cortei bem curto...mas agora com as luzes temos que hidratar o máximo..pois com muita quimica fica ressecado..

    sucesso flor

    http://www.bipolaridadefeminina.com.br/2012/11/semana-bipolar-em-salto.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline!
      O meu caso foi bem pior porque fiz luzes, progressiva e tintura, na sequência... Mas consegui acertar a cor com o tonalizante que eu citei acima. Agora estou tratamento intensivo para recuperar a saúde dos fios.
      Beijos

      Excluir
  8. Ana, realmente que atire a primeira escova! hahaha
    Mulheres sofreeeeeem pra deixar o cabelo mais bonitos e realmente acabam cometendo vááááários deslizes no meio do caminho.
    Nunca coloquei tinta no meu cabelo (ele já é ressecado nas pontas, morro de medo de piorar!), então nunca passei por situação parecida com a sua. Mas já sofri com cortes mal feitos, franjas escrotas, frizz e falta de hidratação... O bom é que meus problemas foram 'mais suaves' e corte errado, pode demorar, mais cresce, né? O problema é quando tem muita química e detona o cabelo a ponto de ficarmos careca. Mas acho que nem esse 'medo' faz com que mulheres tomem jeito hahaha

    Beijos

    Nathália - Fashion Jacket

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathália, você é uma raridade por não ter colocado tinta ainda no seu cabelo! Então, segure o que puder antes de fazer isso. Por melhor que seja a tinta, sempre resseca os fios.
      E sorte que cabelo cresce, se cortar errado ou demais, é só controlar a raiva e ir disfarçando até ele crescer e ficar do jeito que a gente gosta.
      Beijinhos

      Excluir
  9. Vim retribuir sua visita :) As luzes acabam com os fios, eu tive a prova disso a 15 dias atras, mas depois que usei o keraton e fiz muita hidratação ele esta bem lindo agora. O seu ficou maravilhoso, adorei. Beijocas.

    www.ruthinhacardoso.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ruthinha, obrigada. O seu cabelo também ficou com um brilho incrível. Beijão

      Excluir
  10. Oi Ana essa 1ª foto de 28/09 está linda!!
    Ás vezes acontece da gente fazer algumas coisas que não da certo no nosso cabelo e depois nos arrependemos tanto neh!!Eu mesma fiz uma besteira e tanto estou ainda na fase de concertar mais já melhorou e muito!!!
    Mais o importante que vc conseguiu uniformizar o tom com o Keraton progressos... \0/ beijossss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, pois é, meu cabelo tava lindo em 28/09. Acertei com a tonalidade das luzes, mas achei que o cabelo ficou muito seco e fui inventar de fazer progressiva e aí deu aquela "lambança" pois fui tentar corrigir o amarelão que a escova deixou. Agora estou como você, tentando salvar as madeixas do estrago. Bjs

      Excluir
  11. bom ana sou loira a 12 anos e uso hidrataçaõ natural q comprei em um site ja uso a nos e meu loiro nunca ficou amarelo pois ela devolve o tom natural do cabelo,bom amei e recomendo,é um site simples mas vale a pena. o site é www,hidratacaonatural.com.br/loja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Vou visitar esse site que você indicou, obrigada.
      beijos

      Excluir
  12. Quanto arrependimento em tentar tingir meus cabelos de loiro. Meu cabelo é afro e é claro, não tem a mesma resistência de cabelos caucasianos, pois o meu é muito ressecado e carapinha. Por fim, a minha única salvação foi usar produtos de recuperação, utilizei vários, mas nenhum foi tão eficiente como a Hidratação Chantilly Novelty. Eu já não aguentava mais todos os meus fios quebrando, mas quando passei, deixei 30 minutos na primeira vez, para ver se o resultado seria bom mesmo e a minha surpresa foi espantosa. Passo agora de 15 em 15 dias, pois meus cabelos merecem esse tipo de tratamento, voltaram a ser fortes, brilhosos e recuperou todo o fio.
    Beatriz Fartoso - Ceará
    biafartoso@yahoo.com.br
    Salão Bia Hair

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia!
      Meu cabelo é naturalmente loiro escuro, mas por causa dos fios brancos (muitos), fui obrigada a fazer luzes. E luzes + escova = cabelo amarelo e eu odiei!
      Estou usando muitos produtos para recuperar os fios, ms ainda não conheço este produto que você citou (Chantilly Novelty).
      Até já fiz outra bobagem depois deste post, mais recentemente. Escureci demais o cabelo e odiei também, fiquei parecendo a Mortícia Adams, hehehe...
      Beijos

      Excluir
  13. Olá Ana! Sempre tive cabelos escuros, agora resolvi mudar e fiz luzes louro escuro, meu cabelo ficou meio alaranjado. Gostei do resultado do seu cabelo, ficou muito bonito, vou comprar esse tonalizante e aplicar,espero que fique bom. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia, ficar loira dá muito trabalho, hehehe... mas vale a pena, não é?

      Não sei o quanto claras são as suas mechas, mas caso você tenha receio delas ficarem um pouco lilás com este tonalizante, ou você deixa somente uns 10min ou acrescente um pouco de qualquer creme ou máscara branca que você tiver, que neutraliza. Misture bem o tonalizante e a máscara num pote e depois aplique nos cabelos já lavados só com shampoo e sem condicionador.

      Mas caso você errar o ponto e as mechas ficarem um pouco lilás, nãos e desespere, sai em 2 ou 3 lavadas com shampoo comum e na mesma hora com shampoo antirresíduos.

      Depois conte aqui como ficou! Bjs

      Excluir
  14. Oii, espero que tu possa me ajudar.
    meu cabelo é escuro. Descolori e fiz mechar loiras nas pontas, porém elas ficaram um pouco amareladas. Usei este tonalizante... deixei menos tempo que o indicado, só que mesmo assim las ficaram muito CINZAS. O que eu faço? Tonalizo com outro loiro?

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina,
      Você pode usar um shampoo anirresíduos para tirar o excesso de pigmento acinzentado, caso você tenha pressa em acertar ou detestou o resultado ou ir lavando o cabelo normalmente que ele vai voltando ao normal.

      Para desamarelar os fios sem que eles fiquem muito acizentados, você pode acrescentar uma parte de uma máscara ou condicionador branco, misturar bem e aplicar, deixando cerca de 10min.
      Outra sugestão é você colocar 1/3 deste tonalizante, 1/3 de tonalizante Pastel (mesma marca) e 1/3 de creme branco. Misturar tudo e aplicar, deixando de 10 a 15 min.

      Espero ter ajudado.
      beijos

      Excluir
  15. Me ajudou muuuito Ana, muito obrigada me tranquilizou bastante!
    Mas me diz uma coisa.. no momento que eu passar o antiresíduo, o amarelado não vai voltar?

    Obrigada, beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina, fique tranquila que os tonalizantes saem com as lavagens, ao contrário das tinturas, que só desbotam.
      Bom, um pouco do amarelo pode voltar, mas de cara, não vai ser tanto. Depois você tonaliza novamente.
      Já fiz tanta coisa pior no meu cabelo que você nem imagina...
      Bjs

      Excluir
  16. Também fiz luzes e me arrependi nao pela cor mais pelo estado que ficou meu cabelo.hj rezo para ele voltar ao natural e nunca mais inventar de mudar e sim realçar a minha beleza que e sempre o nosso natural

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Concordo com você, mas qual a mulher que resiste muito tempo sem fazer alguma mudança no cabelo? hehehe...
      Bjs

      Excluir
  17. Gente socorro! Tenho o cabelo pintado de preto e Fiz luzes , algumas mechas ficaram amarelas e outras acobreadas . Posso usar esse produto?
    A cabeleireira pediu pra eu voltar la para ela ver e tentar consertar, mas e se não der certo?
    Esse produto deve deixa o cabelo lilás? Deixo quantos minutos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Imagino a sua aflição porque já passei por isso, mas como o meu cabelo é claro, não posso te afirmar que esse produto tenha o mesmo efeito em cabelos pretos. Mas como ele é um tonalizante e vai saindo com as lavagens, acho que vale a pena você arriscar. O risco de ficar lilá é mais para cabelos loiros. Você pode aplicar e deixar uns 15/20min. Caso não goste, é só usar um shampoo antirresíduos que ele sai!
      Beijos

      Excluir
  18. Ana As luzes ficaram uma mistura de acobreado com alguns fios amarelados, fiz mechas com papel. Sabe me dizer se eu usar um tonalizante loiro acinzentado a cor ira pegar ? A minha preocupação é com as luzes.
    Eu sei que no cabelo preto o tonalizante não ira fazer efeito.Volto a trabalhar na quinta e não quero voltsr com o cabelo feio. Me da uma luz! Ou é melhor pintar de castanho claro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tonalizante loiro acinzentado deve pegar somente nas mechas e no resto do cabelo deve dar apenas brilho, sem alterar a cor.
      Vou te dizer o que eu faria, mas aí você analisa se deseja fazer assim ou já partir para o Plano B.
      Plano A: eu tentaria primeiro o tonalizante (esse da keraton é ótimo), para não maltratar ainda mais os fios, já que ele não tem contra-indicações. Esse tonalizante dura umas 5 lavagens. mas depois que sasi o cabelo não fica como antes, sempre dá uma melhorada na cor.
      Plano B: se não desse certo, aí eu pintaria o cabelo todo com uma cor próxima da sua (castanho claro ou loiro médio acinzentado) O loiro escuro acinzentado deixa o cabelo quase preto, então eu usaria o médio).

      Se você não estiver segura do que fazer, não tome nenhuma atitude às pressas. Na 5ª feira, capriche na roupa, faça uma maquiagem leve, mas que valorize o seu rosto e prenda o cabelo. Pronto, as mechas estarão disfarçadas.
      Mas volte aqui para me contar o que você decidiu e como ficou o seu cabelo, ok?
      Beijos e um excelente 2014 para você e sua família!

      Excluir
  19. Voce misturou com algum creme o keraton prata ou só usou ele puro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Loraine!
      Nesta vez eu passei só o Keraton Prata, pois o cabelo estava muito amarelo mesmo e fiquei monitorando pelo espelho.

      Apliquei outras vezes depois, mas misturei com creme branco. Se o seu cabelo é muito claro, não use ele puro, misture com um creme branco (pode ser até condicionador, mas tem que ser branco) e deixe entre 10 e 15min, somente.
      Beijos

      Excluir
  20. Oii! Amei a publicação
    Acabei de voltar do Salão, tinha o cabelo castanho claro, escuro. Meio tom. Kkkkk
    Inventei de fazer luzes e não To gostando naaaaada!
    O pior e que tenho um casamento no fim do mês!
    Quero voltar pra cor natural dele o mais rápido possível.
    Tens uma dica para me dar?
    Obrigada desde já :*
    Ahh, vc fica bonita loira! Mais jovem ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada!
      No seu caso é fácil. Primeiro, faça algumas hidratações , já que o seu cabelo recebeu mechas e deve estar um pouco ressecado. Depois peça para o seu cabeleireiro pintar os seus cabelos na cor mais próxima da sua natural, que é castanho.
      No início seu cabelo vai ficar lindo, bem brilhoso, mas com o passar das lavagens, ele vai desbotar um pouco nos fios mechados, mas não vai ficar tão evidente.
      Faça a correção da tinta pelo menos uma semana antes do casamento que você tem que ri, para dar tempo de fazer alguma correção, caso algo dê errado.
      Depois me conte como ficou os eu cabelo, tá?
      Beijos

      Excluir
  21. Olá, pintei meu cabelo esse mesmo tonalizante prata cendre, ficou MUITO bom e alem da cor desejada , ele hidrata bastanta o cabelo deixa com um brilho perfeito , um produto otimo.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.