Deixe seus calçados e bolsas sempre como novos!

Qual a mulher que não ama bolsas e sapatos? Todas nós amamos muito e queremos sempre mais. Alguns sapatos nem são tão confortáveis, mas belíssimos. Outros não são tão bonitos, mas é como se estivéssemos descalças (estes nós usamos para saidinhas básicas quando nem estamos muito a fim de arrasar...). E as bolsas? Cada uma de um tamanho e para ocasiões diferentes!

Mas você sabe como cuidar bem destas joias? Cada material exige uma atenção específica e se você cuidar da conservação e fizer os pequenos reparos (quando ainda forem pequenos, é claro), você vai garantir que seus sapatos, bolsas, cintos e afins fiquem bonitos e durem por muito mais tempo.

Deixe seus calçados e bolsas sempre como novos

Dica básica: tente não usar os mesmos sapatos por dois dias seguidos. O material de seus sapatos precisa descansar, tirar o suor, poeira e umidade, enfim, precisa de uma boa ventilação e repouso. Antes de guardar, lógico, é preciso limpar. Você pode fazer isso com uma flanelinha úmida e depois deixe secar em ambiente arejado, seco e longe do sol.

Ao guardar, nunca deixe os calçados empilhados (um encima do outro). Guarde-os individualmente, pode ser nas próprias caixas ou lado a lado, em um espaço especialmente reservado a eles. O ideal é colocar papel dentro do sapato, pode ser aquele comum mesmo. Isto ajudará a manter a forma natural do calçado, sem deformar.

Vida eterna para o couro bem tratado: o couro, assim como a nossa pele, precisa receber hidratação e limpeza corretamente e este é o material com a manutenção mais fácil, pois requer apenas um pano úmido para a limpeza. O ideal é limpar e engraxar uma vez por semana.

Deixe seus calçados e bolsas sempre como novos

Em primeiro lugar, tire o pó com um pano úmido e engraxe com graxa incolor ou da cor do calçado. Deixe secar em lugar bem ventilado e longe do sol. Depois passe uma escova específica e lustre com uma flanelinha.

Dica especial: o lustro vai durar mais se, antes da graxa, você aplicar lustra móveis nos sapatos.

Como tirar manchas de bebidas: tente remover com uma mistura de água e um pouco de vinagre, mas tome o cuidado para não encharcar. Se você não quiser usar vinagre, substitua por álcool meio a meio com água. Depois passe um pano seco para retirar o excesso.

Como cuidar de peças de couro claro: estas exigem cuidados especiais. Você pode hidratar o couro com creme hidratante corporal mesmo. E para remover manchas, use água e vinagre ou bata uma clara de ovo em neve, aplique na mancha, deixe secar e remova o excesso com uma escova.

Sapatos e bolsas em camurça: para limpar, coloque em um potinho 2 colheres de água e uma colher de condicionador. Misture bem e aplique usando uma escova com cerdas duras e curtas (pode ser uma escova de dentes usada), com movimentos no mesmo sentido dos pelos. Deixe agir por 10min e depois tire com um pano úmido.

Deixe seus calçados e bolsas sempre como novos

Para limpar manchas, use a mesma escova embebida em sabão neutro ou de coco e água morna, limpando o sabão com um pano levemente umedecido. Se você quiser proteger, pode comprar também spray impermeabilizante.

Deixe seus calçados e bolsas sempre como novos

Vazou o seu óleo de argan (ou outro líquido oleoso) que estava na bolsa? Não se apavore, passe talco encima da mancha e deixe agir por 15 ou 20min, até que o talco seja absorvido. Depois retire com um pano seco e macio. Se a mancha de óleo for mais antiga, antes do talco, pingue um pouco de água, espere absorver e depois aplique o talco. 

Sapatos e bolsas de nobuck: são limpos com a mesma escova de cerdas duras e curtas, em movimentos circulares. Se estiver manchado, apague as manchas com uma borracha comum, tipo escolar.


Deixe seus calçados e bolsas sempre como novos

Se você não tiver a borracha, esfregue migalhas de pão encima da mancha. Se a peça for de cor clara, use água morna e sabão de coco, tirando a umidade com pano seco. Também pode ser aplicado spray impermeabilizante nestas peças.

Para manchas de líquidos oleosos, faça o mesmo indicado acima, para as bolsas de camurça.

Sapatos e bolsas de verniz:

Deixe seus calçados e bolsas sempre como novos

Para limpar os calçados, use uma flanela seca e, ao invés de cera/graxa, use óleo infantil, para hidratá-lo. Para limpar e hidratar bolsas e malas, utilize apenas lustra móveis incolor, pois evitam manchas de graxa nas roupas.

Sapatos de tecido/lona: Estes são os mais difíceis. Não podem ser colocados na máquina, como uma roupa, senão você corre o risco de deformá-los. O ideal é usar aqueles sprays de limpeza a seco.

Você pegou chuva e seu sapato e bolsa também ficaram molhados? 

Deixe seus calçados e bolsas sempre como novos

"Pelamordedeus”, nada de deixar secando atrás da geladeira, para aproveitar o calorzinho do motor. Você está rindo? Muita gente faz isso. O correto é passar uma boa camada de lustra móveis antes mesmo de colocá-lo para secar. Aplique o produto inclusive no solado, se ele for em couro. Se o material for nobuck , este deve ser escovado ainda molhado, com uma escova macia.

Importante: depois destes primeiros cuidados, coloque jornal amassado dentro do sapato ou da bolsa para absorver a umidade e não perder o formato. Deixe secar naturalmente, na sombra. Depois de seco, faça uma limpeza e hidratação, senão o calçado poderá ficar com aquelas manchas brancas.

Se o sapato que molhou for de tecido, deixe-o secar também com jornal dentro e depois, limpe-o com um pincel ou escova de dentes velha. 

Cintos:
Deixe seus calçados e bolsas sempre como novos

Nunca guarde os cintos enrolados. Eles devem ser pendurados para evitar que enruguem. Limpe-os com pano úmido e, depois de secos, hidrate-os com lustra móveis.

Roupas de couro: para limpar, pano úmido. Se a peça dor em antílope ou camurça, use uma escova para roupas no sentido do pelo.

Deixe seus calçados e bolsas sempre como novos

Dica: de vez em quando, hidrate as roupas com lustra móveis ou graxa colorida (a graxa incolor resseca o material). 

Se você preferir, algumas lojas de calçados ou sapatarias vendem produtos especiais para limpeza e brilho do couro, mas as dicas caseiras também são uma boa opção, além de serem bem baratinhas.

Guarde as roupas de couro em lugar arejado para evitar mofo. Se for guardar de uma estação para outra, embrulhe em papel de seda ou distribua sachês de sílica gel, que absorve a umidade.

Se você não cuidou direito, mas ainda quer recuperar a sua peça, você pode usar um renovador de couro, que é vendido em lojas de calçados ou sapatarias. Outra dica caseira para dar brilho no sapato é esfregar a parte interna da casca de uma banana.

Pequenos grandes reparos: se esfolou o bico ou o salto do sapato, limpe o local e passe, com um pincel, tinta para sapatos à base de água. Espere secar e engraxe. Faça sempre o teste da cor na sola para conseguir o tom exato.

Pintura nova nos sapatos:

Deixe seus calçados e bolsas sempre como novos

Se você enjoou da cor do seu sapato ou usou poucas vezes porque não combina com as suas roupas preferidas, você pode pintá-los de outra cor. Claro, não pode ser qualquer cor, vai depender da cor original. Mas não tente fazer isso você mesma, pois o trabalho de tingimento deve ser feito por mão-de-obra especializada. Você apenas vai definir e/ou comprar a tinta com a cor escolhida.

- Sapatos brancos ou nude ficam perfeitos tingidos de marinho, marrom ou preto.
- Sapatos vermelhos podem ser pintados de preto ou marinho.
- Sapatos dourados, prateados ou de couro cru podem ser pintados de qualquer cor. Mas, se você quiser conservar os sapatos na cor dourada ou prateada, eles podem ser pintados com purpurina dissolvida em água.

Ufa! Dá um certo trabalho, mas se você tomar pelo menos alguns destes cuidados, terá seus sapatos, bolsas, roupas de couro, cintos, enfim, todos eles muito bem conservados por mais tempo. 

Não existe coisa pior do que um look muito bem produzido e o bico do sapato lascado depois de chutar algumas pedras pelo caminho ou de tropeçar nas calçadas mal feitas do seu bairro. 

Sem esquecer a parte de trás do sapato, meio esfolada devido ao atrito com o assoalho do carro. Isso destrói qualquer produção. 

São os pequenos detalhes que fazem o sucesso de um visual!

Beijos,
Ana Maria

*Imagens aleatórias captadas no Google. Não sei a autoria das mesmas.
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

29 comentários :

  1. Nossa hoje você caprichou na dica Ana, parabéns e adorei!! =]

    http://instamakeup.blogspot.com.br/

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia, de vez em quando estou bem inspirada, hehehee
      São dicas bem fáceis de fazer e o resultado final compensa...
      Bjs

      Excluir
  2. Meninassss... tenho vários sapatos de camurça e não tinha muito disso de cuidado com sapatos até eles começarem a ficar feios muito feios desbotados.... Mas me veio a ideia de passar com pincel aquela tinta de roupas aqui no meu estado (GUARANY) aquele que é um pozinho e dissolve em agua fervente então fiz isso... comprei da cor do sapatos e passei.... ooooooooo estão como novos revitalizou que foi uma belezaaaa parecem novos... (só esqueci das fotos rs)
    bjuuuuus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica, obrigada por relatar a sua experiência, é uma ótima dica.
      Beijos

      Excluir
  3. Sensacional essas maravilhosas dicas!!! Muito obrigado, pois estava precisando muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neide, que bom, fiquei bem feliz que este post tenha lhe ajudado!
      Beijos

      Excluir
  4. Como posso limpar manchas causadas pela tinta do papel de presente de uma bolsa de verniz em que ela estava embrulhada?por favor me ajudem,eu agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      O verniz é bem delicado e qualquer coisa pode manchá-lo mesmo. Sinceramente não sei de nenhum truque para tirar mancha de tinta de papel, mas sei que existem produtos específicos para limpeza de verniz.
      Você tentou limpar com uma flanela embebida em um pouco de água morna? Tente fazer isso bem de leve num pedacinho da mancha. Se a flanela não ficar com a tinta, desista, para não correr risco de estragar a sua bolsa.
      Beijos

      Excluir
  5. No meu caso não é sapatos é um tênis ele é vinho de camurça tem algo que eu possa passar que deixe a cor dele mais escura porque ele desbotou na parte da frente .. me ajudem kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaqueline,
      Você teria duas possibilidades, a primeira seria pintar, mas pode ficar diferente... e a segunda, seria colocar alguma aplicação em cima. SE for na ponta, melhor ainda. Já fiz isso com botas e sapatos e ficou show. Existem sapateiros que fazem isso muito bem.
      Espero ter ajudado.,
      Beijos,
      Ana

      Excluir
  6. Maravilhoso post, vou salvar minhas bolsas e sapatos. ��������

    ResponderExcluir
  7. Tenho um sapato de verniz laranja que está com um risco preto no calcanhar e outro na lateral ..consegui tirar o do calcanhar com uma flanela úmida ..porém a lateral tá difícil !! Já passei lustra móveis e nada ..vc sabe de algum produto ??
    Aguardo seu retorno
    Abraços Anna

    ResponderExcluir
  8. Olá me ajude por favor eu comprei uma bota de couro sintetico marrom escuro e ao comer um milho acabou respingand a manteiga em cima e ficou uma mancha escura logo na frente. Me ajude o q eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Bom, eu vi dicas de outras pessoas dizendo para limpar com um pano úmido Ou escovinha de cerdas macias) com um pouco de detergente liquido neutro. Depois passe um pouco de silicone para reativar o brilho. Mas se você tiver alguma outra peça velha de couros sintético, faça um teste antes..
      Depois me conte se você fez isso e como ficou a sua bota.
      Abraços

      Excluir
  9. Boa noite!
    Comprei um sapato de verniz e me recomendaram passar creme para hidratar sapato de couro, queria saber se posso passar esse creme mesmo, e se não vai estragar meu sapato ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      Olha, eu já passei creme para hidratar calçados e casacos de couro, mas em verniz nunca. Acho que pode manchar, dependendo da composição do creme. Mas se vc quiser testar, teste numa pequena parte em alguma outra peça ou calçado em verniz, mas não arrisque direto no seu sapato novo. Melhor você usar um lustra móveis ou óleo infantil.
      Abraços

      Excluir
  10. Tenho bolsa de couro branca como posso a limpá essa bolsa Mikon kores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Desculpe não poder ajudar, pois você não especificou que tipo de sujeira ou mancha tem a sua bolsa... Conforme o tipo e cor da mancha é possível remover ou não.
      Abraços,

      Excluir
  11. Olá, você sabe me dizer se tem como pintar bolça de camurça?
    Tenho uma rosa, e queria pintar ela de preto ou marrom, tem como?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é possível sim e existe várias maneiras de pintar camurça.
      Tem gente que pinta até com tinta para tecidos. Pesquise um pouco mais que você encontrará dicas específicas para pintar camurça.
      Beijos

      Excluir
  12. Passei tinta para lustrar sapato num sapato italiano masculino que ficou manchado. Tentei tirar com pano úmido e não saiu. o que faço;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, infelizmente não sei como posso te ajudar neste caso. Não sei qual tipo de tinta, como ficou a mancha. Enfim,, procure ver se um sapateiro pode lhe orientar.
      Abraços,
      Ana

      Excluir
  13. Acabo de compartilhar minha rede de família e amigos. Muito útil este post. 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felicat, obrigada por compartilhar o post com seus familiares. Estas dicas ajudam bastante. Beijos e um 2018 maravilhoso pra você!
      Ana

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.