Perfumes – por que nos seduzem tanto?

Eu não consigo sair de casa sem passar perfume, nem que sejam só algumas gotas, senão fico me sentindo nua...

Perfumes que nops seduzem

Não sou fiel a nenhuma marca ou fragrância, já experimentei tantos que perdi a conta mesmo e a cada período, mudo meu estoque. Quando gosto muito de um perfume, costumo usar 3 a 4 frascos deste, depois parto para outro. 

Para você conhecer um pouco mais sobre perfumes e, na hora da compra, fazer a escolha certa, você precisa entender também o que são as notas que compõem a fórmula de um perfume. São classificadas em 3 partes ou grupos e cada grupo de notas possui seus aromas predominantes que vão definir a estrutura de um perfume.

Notas de Cabeça: são as que, quando você abre o frasco, sente na hora. É neste primeiro momento que a gente sente se gosta ou não de um perfume. Mas estas notas duram muito pouco na pele, em torno de 30 minutos. É um erro escolher perfumes sentindo apenas estas notas, porque, quando elas desaparecem, as que ficarão mais tempo em sua pele são as notas de corpo e as de fundo. O ideal é decidir pela compra só no dia seguinte. 

Notas de Corpo: são as do meio da composição de um perfume, para onde vão os aromas mais equilibrados. Essas notas duram cerca de 4 horas na pele e já podemos perceber se o perfume que fixou realmente nos agrada. 

Notas de Fundo: são aquelas da base da composição, para onde vão os aromas mais fortes e consistentes. Estas têm maior poder de fixação e permanecem até 8 horas em nossa pele. Depois de aguardar esse tempo, dificilmente vamos errar na escolha de um perfume. 

Todos os perfumes possuem estas 3 classificações de notas, porém, eles se diferenciam também na concentração dos compostos aromáticos. Essa concentração é identificada geralmente por siglas, que podemos conferir nas embalagens. São elas: Parfum, EDP, EDT, EDC ou EDS. Mas o que significam estas siglas?

Parfum (extrato de perfume): a forma mais concentrada, entre 20%-40% (média de 25%) de compostos aromáticos. 
EDP - Eau de Parfum (deo perfume): varia de 12-18% (média de 15%) de compostos aromáticos. 
EDT - Eau de Toilette: 8-14% (média de 10%) de compostos aromáticos. 
EDC - Eau de Cologne (deo colônia): 3-7% (média de 5%), baixa concentração de essências. 
SDP - Splash Perfumes: média de 1% de compostos aromáticos.

Como eu sou fascinada por perfumes, tenho sempre vários em uso, um para cada momento ou situação: os mais suaves para dias quentes ou mais amenos e os mais marcantes para a noite ou para os dias mais frios. Depende do meu estado de espírito, às vezes troco tudo, suaves à noite, mais marcantes durante o dia. 

A maioria dos meus perfumes é EDP, pois gosto de sentir o cheirinho do perfume o dia todo. Destes, eu uso o Si Lolita (Lolita Lempicka), Magnifique (Lancôme), 5th Avenue (Elizabeth Arden), Happy (Clinique) e o meu queridinho Lady Million (Paco Rabanne). Para os dias mais quentes, eu uso perfumes EDT, que são mais suaves, como CH (Carolina Herrera) e o L’eau Par Kenzo - Pour Femme (Kenzo). 

Acho que o meu limite é usar entre 3 e 4 frascos de cada perfume, depois eu canso e quero mudar. Não consigo entender como tem pessoas que conseguem ser fiéis a um único perfume, por anos a fio. Eu acho que cada momento pede um perfume, assim como um bom vinho ou espumante.

Outra dica importante: para que os perfumes durem bastante sem perder a coloração ou alterar a fragrância, você deve guardá-los sempre nas embalagens. 

Ok, você não gosta de caixinhas e já jogou fora? Então nada de guardar os perfumes no banheiro ou encima da cômoda, bancada, penteadeira, enfim, seja lá qual for o móvel que você tenha no quarto. No banheiro os perfumes podem pegar umidade e alterar sua composição, assim como fora das embalagens e expostos à luz, que também acaba alterando a cor dos perfumes. O ideal é guardar em local seco e no abrigo da luz, ou seja: dentro do armário ou roupeiro.

E você, o que pensa sobre isso? É meio maluca por perfumes como eu ou um pouco mais moderada? Dê sua opinião, vamos trocar informações e idéias.

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

5 comentários :

  1. Eu sou A louca dos perfumes, amo perfume, tenho vários, as vezes eu exagero um pouco, beijinhos e uma ótima semana.

    http://www.descontraidas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pois é, concordo com você, algumas vezes eu também exagero e quando me dou conta, vou passar uma água nos pontos em que passei perfume para amenizar... Uma ótima semana para vc também. Beijinhos

      Excluir
  2. Ótimas dicas :)
    Sou apaixonada por perfume *-*
    Adorei o fato de tu seres de Porto Alegre, também sou >.<

    @wendyelmb
    http://tecido-doce.blogspot.com/
    http://cerejadeneve.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wendyel, perfume é tudo de bom mesmo! Que ótimo que vc também é de PoA! Estou lendo seus 2 blogs, tem muita coisa interessante mesmo. Bjs

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.