Dubai Fountain, a maior fonte de águas coreografadas do mundo!

A Dubai Fountain ou Fonte do Dubai, é o maior sistema de fontes coreografadas do mundo, localizada no lago Burj Khalifa, de quase 122.000m², no centro do Dubai Mall, em Dubai, nos Emirados Árabes.

Dubai Fountain
O espetáculo das águas aos pés do Burj Khalifa

O projeto da Dubai Fountain foi realizado pela  empresa americana WET Design,  a mesma que projetou as fontes do lago do Hotel Bellagio, em Las Vegas. 

Dubai Fountain ou Fonte de Dubai
Vista da estrutura da Dubai Fountain do alto do Burj Khalifa

Dubai Fountain ou Fonte de Dubai

Como é o espetáculo das águas coreografadas
Nas apresentações noturnas, as águas da  Dubai Fountain são iluminadas por 6,600 luzes e 25 projetores coloridos. A fonte possui 275m de comprimento e dispara água no ar até 152m de altura, ao som de uma variedade de músicas árabes, intercaladas com músicas clássicas e contemporâneas internacionais, que vão de Michael Jackson a Adele.

Dubai Fountain ou Fonte de Dubai

A fonte pode pulverizar no ar 83.000 litros de água e projetar a água no ar em muitas combinações e padrões diferentes. O feixe de luz da fonte pode ser visto a de mais de 32 km de distância. 

Dubai Fountain ou Fonte de Dubai

Os jatos e atiradores d'água são controlados por robôs aquáticos
O espetáculo das águas consiste em muitos jatos e atiradores de água de alta pressão, controlados por robôs aquáticos, que fazem a água parecer dançar. Os atiradores, que arremessam água para cima; os super atiradores, que disparam a água sob mais pressão até 73 metros no ar e atiradores extremos, que podem disparar a água sob a maior pressão a 152 metros no ar. Esses atiradores criam um barulho "boom" alto depois que a água é ejetada. Os atiradores extremos são usados uma única vez durante cada show, porque leva muito tempo para criar suficiente pressão e energia para disparar a água para o alto.


Dubai Fountain ou Fonte de Dubai
No centro do lago, as luzes indicam que o espetáculo vai começar

Quanto custou a construção
A Dubai Fountain foi inaugurada em 8 de maio de 2009, junto com a abertura oficial do Dubai Mall e sua construção custou AED 800 milhões (cerca de USD $ 218 milhões).

Dubai Fountain ou Fonte de Dubai

O nome Dubai Fountain
O nome da fonte foi escolhido após um concurso organizado pela contrutora e proprietária da fonte, a Emaar Properties. Achei meio óbvio e previsível este nome e imagino que o concurso tenha sido mais por uma questão de marketing.

Dias e horários das apresentações
As apresentações acontecem diariamente, de 30 em 30 minutos, a partir das 18h até às 23h. 
Durante o inverno, há também apresentações diurnas, exceto às sextas-feiras: às 13h e 13h30min e  às sextas-feiras, às 13h30min e 14h.

Duração do show e quanto custa
As apresentações são gratuitas e cada uma dura em média 5 minutos, variando de acordo com a música escolhida e podem ser vistas de vários ângulos, tanto dentro do shopping, na área central descoberta, dos restaurantes do Souk Al Bahart e até do alto dos prédios.

Dubai Fountain ou Fonte de Dubai
De dentro dos Abras, uma visão privilegiada do show das águas

Ainda tem as opção para quem quiser apreciar o show de dentro do lago, em um abra (espécie de barco árabe), mas aí é necessário pagar cerca de 20 AED por pessoa.

*O valor do Dirhan quase se equivale ao Real, sendo que, ao câmbio de hoje está em torno de R$ 1,10.

Dubai Fountain


Assisti a este show cerca de 6 ou 7 vezes, só nesta última viagem e cada uma de um lugar diferente dentro do shopping e até do alto do Burj Khalifa. Cada apresentação é diferente da outra e é tão lindo e emocionante, que a gente não se cansa de assistir. E também porque a duração de cada um é bem curtinha. Como eu disse acima, em torno de 5 minutos.

Você já tinha ouvido falar nesta fonte?
Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.