Como visitar o Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo!

Como tudo é superlativo em Dubai, lá encontramos a mais alta construção já erguida pelo homem, com 828 metros de altura e 163 andares: Burj Khalifa Bin Zayed, ou simplesmente Burj Khalifa, que significa "Torre do Khalifa".

Burj Khalifa
Burj Khalifa: 828m de altura

Vou começar contanto o motivo pelo qual o maior prédio do mundo, que fica em Dubai, foi batizada a com o nome do Khalifa de Abu Dhabi, falecido em 2004. Será porque ele era o presidente dos Emirados? Nada disso!

Burj Khalifa
Foto e frase  na entrada do Burj Khalifa, do Sheikh de Dubai

Um erro de cálculo que custou um empréstimo de 10 bilhões de dólares
Mohamed Ali Alabbar, o presidente da Emaar Propertiers, falou no 8º Congresso Mundial do Council on Tall Buildings and Urban Habitat, que o preço do metro quadrado de cada sala de escritório do Burj Khalifa é de 43.000 dólares, mas a Armani Residences, imobiliária encarregada das vendas dos apartamentos, comercializava o metro quadrado das salas por 37. 500 dólares.

Burj Khalifa
Da terra para o céu

O orçamento inicial, que era de 1,5 bilhões de dólares, precisou de um reforço de mais 10 bilhões de dólares
Para evitar que o emirado de Dubai desse um calote nos investidores, o Sheikh de Dubai pediu dinheiro emprestado ao sheik de Abu Dhabi, o Khalifa Bin Zayed al Nahyan.  Este precisou emprestar 10 bilhões de dólares para que o prédio fosse concluído, mas uma das condições do empréstimo era trocar o nome inicial do prédio, de Burj Dubai para Burj Khalifa e assim o fez o Sheikh de Dubai.

Burj Khalifa

A construção e inauguração
Sua construção começou em 21 de setembro de 2004. No dia 17 de janeiro de 2009, o Burj Dubai alcançou sua altura final de 828 metros acima do nível do solo e 844 metros acima do nível do mar (é a soma dos seus 828 metros mais os 16 metros de altitude da própria cidade. Ele e foi inaugurado no dia 4 de janeiro de 2010.

Burj Khalifa

Localização
O edifício faz parte de uma complexo comercial e residencial de dois quilômetros quadrados de área chamado "Downtown Burj Dubai", localizado ao lado das duas principais avenidas da cidade de Dubai, a Sheikh Zayed Road e a Financial Centre Road (anteriormente conhecida como Doha Street). O acesso ao prédio pode ser feito através do Dubai Mall.

Burj Khalifa

Burj Khalifa em números
A estrutura primária é de concreto reforçado e mais de 45.000 metros cúbicos de concreto, pesando mais de 110.000 toneladas, foram utilizados para a construção da fundação de concreto e aço, que possui 192 estacas; cada uma com diâmetro de 1,5m x 43m de comprimento, enterrado a mais de 50 metros de profundidade.

22 milhões de homens/hora
A construção do Burj Khalifa usou 330 mil metros cúbicos de concreto e 55.000 toneladas de vergalhões de aço e a sua construção consumiu 22 milhões de homens-horas.

Burj Khalifa | Dubai | Emirados Árabes
Burj Khalifa | Dubai | Emirados Árabes

Tradução da frase acima: "Burj é mais do que uma torre; é uma declaração global que colocará Dubai firmemente nas mentes do resto do mundo"

Os impressionantes desafios da engenharia moderna
Um concreto armado de alta densidade e baixa permeabilidade foi utilizado nas fundações do arranha-céu. Um sistema de proteção catódica debaixo da grade de concreto da fundação é usado para minimizar os efeitos nocivos de produtos químicos corrosivos na água subterrânea local. 

Em maio de 2008, foi bombeado concreto para uma altura até então recorde no mundo (606 metros), o andar 156. 

Três guindastes de torre foram utilizadas durante a construção dos níveis superiores, cada um capaz de levantar uma carga de 25 toneladas. A estrutura dos andares mais altos é feita a partir de um aço mais leve.

O impacto do calor de 50ºC 
A consistência do concreto utilizado no projeto foi um ponto essencial. Foi difícil criar um concreto que pudesse resistir às milhares de toneladas de peso da própria estrutura do edifício e as temperaturas do Golfo Pérsico que podem chegar a 50 °C. 

Para combater este problema, o cimento não foi derramado durante o dia e nos meses do verão,  foi adicionado gelo à mistura que vertia durante a noite, quando o ar é mais frio e a umidade é superior. Uma mistura de concreto refrigerado uniformemente e, portanto, menos propenso a secar muito rapidamente e quebrar foi usada. Qualquer rachaduras significativa poderia ter colocado todo o projeto em risco.

O Burj Khalifa por dentro
O interior do Burj Khalifa é altamente compartimentado. Andares de manutenção pressurizados com ar-condicionado estão localizados aproximadamente a cada 35 andares, onde as pessoas se podem abrigar com segurança em caso de emergência ou incêndio.

O topo
No dia 17 de janeiro de 2009, o Burj Dubai alcançou sua altura final de 828 metros acima do nível do solo e 844 metros acima do nível do mar (é a soma dos seus 828 metros mais os 16 metros de altitude da própria cidade. 

O alcance da vista
A partir do topo do edifício, é possível se avistar até mesmo países vizinhos aos Emirados Árabes Unidos, tais como o Irã e o Omã.

Aço dos Estados Unidos ao Oriente Médio
Com o aço que foi preciso para construir o Burj Khalifa, daria para construir uma estrada percorrendo 1/4 da circunferência terrestre (dos Estados Unidos ao Oriente Médio). 

O consumo de energia e água
A quantidade de energia elétrica usada no Burj Khalifa é equivalente ao gasto de 500.000 lâmpadas de 100 watts ao mesmo tempo. Alem disso, o Burj Khalifa consome 1 milhão de litros de água por dia.

Burj Khalifa
Design do Burj Khalifa: Hymenoccallis, flor do deserto

Burj Khalifa

Visto de cima, o Burj Khalifa forma uma Hymenocallis, uma flor sagrada no Oriente, representada em seu logotipo. 

Burj Khalifa
Vista diurna e noturna do Burj Khalifa

São 49 elevadores
O edifício tem 49 elevadores.  Os que param nos andares 43, 76 e 123 são mais rápidos e, os restantes são bem lentos, param em todos os andares que forem solicitados. 
Os andares 43, 76 e 123 servem para simplificar uma viagem aos andares mais altos do edifício, não fazendo com que se tenha de parar em todos, caso haja bastante movimento. 

Burj Khalifa
O observatório do 125ºandar,  há mais de 400m de altura

Velocidade de 10m por segundo
O observatório possui elevadores de dois andares, com capacidade de 12 a 14 pessoas por cabine, e podem viajar a uma velocidade de até 10 metros por segundo.

Elevadores que suportam até 5.500kg
Os elevadores de serviço possuem capacidade para 5.500 kg, sendo os mais resistentes do mundo. 

Burj Khalifa

Onde comprar e quanto custa um bilhete para o Burj Khalifa
Qual o melhor horário para visitar o Burj Khalifa, os ingressos podem ser comprados no local, mas para garantir que você consiga comprar para o horário que deseja, eu recomendo comprar antecipado, direto no site.

Burj Khalifa
O 125º andar oferece uma vista de 360º de Dubai.

Qual o melhor horário para visitar o Burj Khalifa
Tem diversos horários, pela manhã, até as 14h30 e depois das 19h é mais barato. Eu comprei o horário das 16h30min, porque queria pegar o por do sol (que se põe em torno das 17h30/17h45min), mas devido à fila (se passa por diversas filas, detector de metais, elevador, etc).

Burj Khalifa

Mesma vista da Dubai Fountain, em momentos diferentes
Demorei quase 1h para subir e quase perco o por do sol, então o melhor horário para quem quer pegar o por do sol e o anoitecer do alto do Burj Khalifa é o das 16h. Indico ficar até às 18h5min, para ver o show das águas lá de cima. 

Burj Khalifa
 Dubai Fountain vista do alto, ao entardecer, cerca de 17h30min.

Não se consegue ouvir nada da música e a as águas parecem muito pequenas, mas vale a experiência. Porém, nada se compara a assistir o show das águas de perto. Então, assim que descer do Burj Khalifa, vá até perto da fonte e assista o show seguinte, é emocionante.

Burj Khalifa
Falta pouco para às 18h e o primeiro show das águas da noite está por começar.

Burj Khalifa
Pontualmente 18 horas e o espetáculo das águas visto de 125º andar

Quais os andares que podem ser visitados
Os andares onde se pode apreciar a vista são os 124º, 125º, inclusos num único bilhete e depois, o 148º andar, que custa um pouco mais do que o dobro destes.

Burja Khalifa
 A claridade externa  com o ambiente interno escuro não permitiram uma foto mais nítida


Vista do alto do Burj Khalifa
Esta foto ficou mais melhor porque peguei somente a parte externa

Burj Khalifa
Foto feita com zoom

O bilhete para os andares 124 e 125 já oferecem uma vista espetacular de Dubai e até do deserto, como você bem pode ver pelas fotos aqui do post. Não sei você, mas acho desnecessário pagar tão caro para ver tudo tão reduzido que nem deve para identificar nada lá do alto do 148º andar.

Burj Khalifa
Souvenirs vendidos na lojinha do  Burj Khalifa

Quanto custa subir no Burj Khalifa
O valor dos bilhetes varia conforme o horário e período do do ano (no verão é mais barato), então aconselho a consultar o site. O valor atual para o horário das 16h é de 200 AED. 

Site Oficial de venda de ingressos: Burj Khalifa

Burj Khalifa
No chão do 125º andar um jogo de luzes e imagens interagem com os visitantes

Clique neste link: 160 stories about 160 storeys!
Você será direcionado para a página oficial do Burj Khalifa, onde são contadas, através de imagens incríveis, 160 curiosidades sobre esta belíssima construção. Se você entende inglês, não tem problemas, as imagens são incríveis!

Burj Khalifa

Em um corredor, muitos painéis com fotos como esta, com os engenheiros e principais trabalhadores que atuaram na construção do Burjk Khalifa.

Burj Khalifa
A eletricidade no ar

Cabelos arrepiados, querendo competir com a altura do Burj Khalifa
Esta foto retrata exatamente o que acontece com os nossos cabelos diante da Dubai Fountain e o Burj Khalifa. A eletricidade do ar no local deve ter níveis altíssimos. Era muito engraçado ficar observando os cabelos de todo mundo...
Não entendo nada desta parte, se algum leitor/leitora souber me explicar por que isso acontece, por favor, deixe nos comentários.

Você já imaginou o que é a altura do Burj Khalifa? É quase 1km de altura. Você subiria numa boa ou tem medo de altura?

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.