A última casa onde Gandhi morou!

Gandhi Smriti, anteriormente conhecido como Birla House ou Birla Bhavan , é um museu dedicado a Mahatma Gandhi, localizado na Tees January Road,  em Nova Deli, Índia, distante alguns km de Connaugth Place, região central de Delhi..
 É o local onde Mahatma Gandhi passou os últimos 144 dias de sua vida e foi assassinado em 30 de janeiro de 1948. Originalmente era a casa da família Birla, magnatas dos negócios indianos. Agora abriga o Museu Multimídia Eterno Gandhi, fundado em 2005. 

Museu Mahatma Gandhi

A casa de 12 quartos foi construída em 1928 por Ghanshyamdas Birla. Sardar Patel e Mahatma Gandhi eram convidados frequentes dos Birlas. 
Durante sua última estada, Mahatma Gandhi permaneceu aqui de 9 de setembro de 1947 a 30 de janeiro de 1948, quando foi assassinado.

A Casa Birla foi comprada em 1971, pelo Governo da Índia, após prolongadas e duras negociações, nas quais, segundo alguns relatos, chegou mesmo a incluir o custo das árvores de fruto no preço de venda. Eventualmente, KK Birla vendeu a propriedade ao governo por Rs 54 lakhs (na época, cerca de 70 mil dólares) e sete acres de terreno urbano em troca, o que foi considerado um negócio muito lucrativo. 

A Birla House foi aberta ao público em 15 de agosto de 1973, renomeada como Gandhi Smriti (ou Lembrança de Gandhi ). 

O museu no prédio abriga vários artigos associados à vida e morte de Gandhi. Os visitantes podem visitar o prédio e o terreno, vendo a sala preservada onde Gandhi viveu e o local onde ele foi baleado durante sua caminhada pública noturna (às 17h17min do dia 30 de janeiro de 1948. Gandhi foi baleado durante suas orações no local onde hoje fica a Coluna dos Mártires.

Mas agora, aperta o play e vem comigo conhecer este lugar tão peculiar e importante na história recente da Índia.


O museu está aberto todos os dias, exceto segundas-feiras e feriados nacionais. A entrada é gratuita para todos. O que você achou deste museu? Espero que tenha gostado do vídeo.

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.