A Quinta da Regaleira e o Poço Iniciático

A Quinta da Regaleira está localizada em pleno Centro Histórico de Sintra e bem perto do Palácio de Seteais, em Portugal. Sintra pertence a Região Metropolitana de Lisboa, muito fácil chegar,  pegando trem em uma estação no centro da capital.

O Palácio da Regaleira é o edifício principal  de uma área de 4 hectares, o palácio, rodeado de luxuriantes jardins, lagos, grutas e construções enigmáticas, lugares estes que ocultam significados alquímicos, como os evocados pela Maçonaria, Templários e Rosa-cruz. Modela o espaço em traçados mistos, que evocam a arquitetura românica, gótica, renascentista e manuelina.

A diversidade da Quinta da Regaleira é enriquecida com simbolismo de temas esotéricos relacionados com a alquimia, Maçonaria, Templários e Rosa-Cruz.

Quinta da Regaleira e o Poço Iniciático

Poço Iniciático e suas simbologias
O nome Iniciático é porque se acredita que era usado em rituais de iniciação à maçonaria e a explicação do simbolismo dos mesmos nove patamares diz-se que poderá ser encontrada na obra Conceito Rosacruz do Cosmos.

Este poço é uma galeria subterrânea com uma escadaria em espiral, sustentada por colunas esculpidas, por onde se desce até ao fundo do poço. A escadaria é constituída por nove patamares separados por lanços de 15 degraus cada um, invocando referências à Divina Comédia de Dante e que podem representar os 9 círculos do Inferno, do Paraíso, ou do Purgatório.

No fundo do poço está embutida, em mármore, uma rosa dos ventos (estrela de oito pontas: 4 maiores ou cardeais, 4 menores ou colaterais) sobre uma cruz templária, que é o emblema heráldico de Carvalho Monteiro e, simultaneamente, indicativo da Ordem Rosa-cruz.

A simbologia do local está relacionada com a crença que a terra é o útero materno de onde provém a vida, mas também a sepultura para onde esta voltará.

Muitos ritos de iniciação aludem a aspectos do nascimento e morte ligados à terra, ou renascimento. A existência de 23 nichos localizados por debaixo dos degraus do poço iniciático representava um dos muitos mistérios da referida construção.

O poço está ligado por várias galerias ou túneis a outros pontos da Quinta, a Entrada dos Guardiães, o Lago da Cascata e o Poço Imperfeito. Estes túneis, outrora habitados por morcegos afastados pelos muitos turistas que visitam o local, estão cobertos com pedra importada da orla marítima da região de Peniche, pedra que dá a sugestão de um mundo submerso.

Horários e valores de entrada
Os tickets podem ser comprados no local ou online, com até 120 dias de antecedência. Eu comprei na hora e foi muito tranquilo.
A entrada livre custa 8€ para adultos e a visita guiada custa 12€. Tem valores diferenciados para menores de 17 anos e menores de 5 não pagam e idosos com mais de 80 também não..

A Quinta da Regaleira abre diariamente, das 9:30 às 20:00 na primavera verão e outono inverno das 9:30 até às 18h.

Para conhecer este místico local, aperta o play e vem comigo!


Se você gostou do vídeo, deixe seu like lá no youtube, é muito importante para ajudar no crescimento do canal. E se você gostou muito, compartilhe o vídeo em suas redes sociais. Obrigada!

*No final do post, tem link para compartilhar direto no seu Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp, LinkedIn e até Pinterest. Obrigada!

Ah, já se inscreveu no canal? Estou te esperando!
Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários :

  1. Nunca tinha ouvido falar dessa região, achei bem interessante. Portugal é um país que está na minha lista para conhecer.

    cobaiaamiga.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vi, você vai amar Portugal, o país é lindo e não é caro, em se tratando de Europa, muito fácil de visitar tudo e, obviamente, de se comunicar. Sem falar na comida, que é deliciosa!
      Sintra fica pertinho de Lisboa, se pega um trem numa estação bem no centro da capital. A cidade é cheia de castelos e palácios, o centro histórico e suas ladeiras é um charme só. Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.