O Mercado das Tâmaras, em Abu Dhabi

Durante o city tour que eu fiz por Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes, eu visitei o famoso Mercado das Tâmaras, uma fruta originária do deserto.

Mercado das Tâmaras, em Abu Dhabi
Tâmaras recheadas com pistache, amêndoas, damasco, etc...

A tamareira (do árabe "tamar" ou datileira) é uma palmeira que mede entre 15 e 25 m de altura,  cultivada pelos seus frutos comestíveis, as tâmaras. 

Pelo fato de ser cultivada há milênios, a sua área natural de distribuição é desconhecida, mas seria originária dos oásis da zona desértica do norte de África, embora há indícios de uma origem no sudoeste da Ásia. 

Mercado das Tâmaras, em Abu Dhabi
Plantação de tâmaras no deserto

Nos emirados árabes, mais de 60% do mercado de frutas e vegetais locais é composto pelas 40 variedades de tâmaras cultivadas na região. 

Mercado das Tâmaras, em Abu Dhabi
Tamareira carregada de frutos maduros

Quando os emirados ainda eram vilarejos de pecadores, em momentos de escassez, a tâmara, junto com o leite de camelo, eram fontes importantes de nutrientes.

Mercado das Tâmaras, em Abu Dhabi
Tâmaras frescas, maduras

As tâmaras, segundo a medicina moderna, também ajudam a prevenir o câncer do abdômen. Devido também ao seu alto valor energético, são muito consumidas por esportistas.

Mercado das Tâmaras, em Abu Dhabi
Tâmaras secas

Devido a alta concentração de açúcares e fibras, durante o Ramadã (período de jejum e orações dos muçulmanos), as tâmaras são muito consumidas, pois auxiliam o organismo a se recuperar do jejum, impedindo que a pessoa ingira uma grande quantidade de comida. Ou seja, elas também funcionam como um moderador natural de apetite!

Mercado das Tâmaras, em Abu Dhabi
Geleia de tâmaras, maravilhosa! Paguei AED 25 pela embalagem de 300g

Além das frutas frescas, secas in natura ou recheadas com amêndoas e cobertura de chocolate, encontramos muitos tipos de doces feitos a base de tâmaras como geleias, iogurtes, sorvetes e até mel de tâmaras, muito usado como cobertura de sobremesas e sorvetes.

*AED é o símbolo do Dhiram, moeda dos Emirados. A conversão é quase 1 x 1 com o real.

Mercado das Tâmaras, em Abu Dhabi
Tâmaras secas

Tamareiras no Brasil? 
O primeiro registro de introdução da tamareira no Brasil, data de 1928, quando alguns materiais foram introduzidos em São Paulo.
No nordeste do Brasil a tamareira foi introduzida em projetos públicos de irrigação, entretanto, poucas informações sobre a cultura foram coletadas, embora se saiba que, foi nesta região onde as plantas apresentaram resultados mais promissores.

Mercado das Tâmaras, em Abu Dhabi
Tâmaras secas

As tâmaras e o provérbio árabe
"Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras!”, assim diz um  provérbio árabe. Isso porque, antigamente, as tamareiras levavam de 80 a 100 anos para produzir os primeiros frutos. Hoje, com o avanço da engenharia genética, uma tamareira gera frutos entre 2 a 4 anos. Porém este antigo provérbio é muito sábio.

A lenda
Certa vez, um senhor de idade avançada plantava tâmaras no deserto, quando um jovem o abordou perguntando: “Mas por que o senhor perde tempo plantando o que não vai colher?”. O senhor virou a cabeça e, calmamente, lhe respondeu: “Se todos pensassem como você, ninguém colheria tâmaras”. Ou seja, não importa se você vai colher, o que importa é o que você vai deixar... 

Então, muito mais do que um post sobre o Mercado das Tâmaras, eu  quero agradecer a todos os que plantaram tâmaras antes de mim! Todas as conquistas que hoje estamos usufruindo, foi por que alguém ousou começar!

Você concorda que este ditado nos leva a uma reflexão sobre o que estamos deixando para o mundo? Estamos plantando tâmaras ou apenas colhendo?

Beijos,
Ana Maria

Blogagem Coletiva #52semanasdegratidão
Blogagem Coletiva #52semanasdegratidão
*Essa postagem faz parte da "Blogagem Coletiva 52 Semanas de Gratidão", da Elaine Gaspareto (Semana 49).
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

4 comentários :

  1. Gostei demais de sua postagem sobre esta sabedoria que envolve as tâmaras!Belas lições aliados a consistente conhecimento desta cultura. Uma pergunta sempre temos que fazer para nós mesmos. O que estamos deixando de nós para as novas gerações? Tudo de Bom!
    http://www.informativogirassol.blog.br/2017/12/luzes-de-dezembro-que-iluminam-carlos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Deodato, muito obrigada!
      Pois é, achei interessante mostrar o Mercado das Tâmaras e, ao mesmo tempo, fazer este questionamento sobre o que estamos fazendo para as novas gerações. Que mundo vamos deixar para elas?
      Um grande abraço e tudo de bom também!
      Ana

      Excluir
  2. Ana, tudo bem?
    E como se diz quando viajamos nunca voltamos os mesmos e como não, quanta sabedoria nesta lenda.
    beijocas
    Sônia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sônia, tudo bem e com você?
      Exatamente isso, depois de uma viagem, nunca voltamos a mesma pessoa que partiu. Voltamos com experiências incríveis (mesmo as furadas, sempre há aprendizado) e isso nos torna mais ricos, mais sábios.
      Beijão

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.