Como é o Mercado do Ouro de Dubai | Gold Souk

Eu visitei Dubai e o Mercado do Ouro pela primeira vez em 2015 e escrevi um post sobre ele aqui no blog. De lá para cá, quase nada mudou no Gold Souk, como ele é chamado em Dubai, apenas as joias nas vitrines, que foram vendidas e substituídas por outras.

Mercado do Ouro de Dubai | Gold Souk

Mercado do Ouro de Dubai | Gold Souk

Vou deixar o link daquele primeiro post aqui no final e completar com outras curiosidades e mais fotos incríveis das vitrines douradas do Gold Souk.

Mercado do Ouro de Dubai | Gold Souk

O Mercado do Ouro de Dubai está localizado no bairro Deira, parte antiga da cidade e ganhou fama na década de 1940, quando negociantes indianos e iranianos também montaram suas lojas no local, que anteriormente era composto apenas de emiratis (árabes nascidos na região).

Mercado do Ouro de Dubai | Gold Souk

Mercado do Ouro de Dubai | Gold Souk

São mais de 300 lojas e uma grande variedade de pulseiras, colares, anéis, diamantes, esmeraldas, safiras, rubis e outras pedras incrustadas em peças de ouro e prata. O Gold Souk é o paraíso dos amantes de joias. É um dos lugares mais desejados e visitados de Dubai.

Mercado do Ouro de Dubai | Gold Souk

Cerca de 10 toneladas de ouro encontram-se no Gold Souk, ou seja, cerca de 1/5 de todo o ouro comercializado no mundo. E o governo exerce controle rigoroso na autenticidade do ouro, então você pode confiar nas peças que comprar nestas lojas. Porém, não arrisque comprar de vendedores fora delas.

Mercado do Ouro de Dubai | Gold Souk

Mercado do Ouro de Dubai | Gold Souk
O reflexo no vidro atrapalhou um pouco, mesmo assim, se vê bem as joias.

Pechinchar sempre!
Antes de comprar, pechinche bastante, pois para os árabes, é fundamental negociar. Os preços podem baixar cerca de 50%. Por exemplo, entrei numa loja para ver um anel de ouro 18K, que tinha 50 "pedrinhas" de diamantes. O preço inicial era de pouco mais de 4 mil dólares e de cara o vendedor baixou para 1.800 ou 1.600 dólares, não lembro com exatidão. Não prossegui com as negociações porque não ia comprar, perguntei apenas para ter uma ideia, mas acredito que o valor poderia baixar ainda mais. Importante saber que o ouro é vendido por peso (confira a cotação internacional do dia na internet), então a barganha será apenas sobre a confecção (mão de obra, design, etc) da peça.

Mercado do Ouro de Dubai | Gold Souk

Mercado do Ouro de Dubai | Gold Souk

O local é bastante seguro em relação á assaltos, mas li no site da Emirates que existem batedores de carteiras por lá, então, bolsa na frente, carteira em segurança e sempre alerta, principalmente se houver muita gente.

Mercado do Ouro de Dubai | Gold Souk

Mercado do Ouro de Dubai | Gold Souk
Este anel gigante não estava à venda, apenas em exposição.

Cuidado com os vendedores de bolsas de grife, falsificadas!
Do lado de fora do Gold Souk tem muitos vendedores de bolsas falsificadas, de grifes famosas. Eles abordam a gente a cada passo e mostram fotos e cartões dos modelos, dizem que são réplicas perfeitas e pedem que a gente os siga. Lembrei do filme Sex and the City, rodado em Abu Dhabi, onde elas vão para uma salinha  escondida em um labirinto....  Quem assistiu, também vai lembrar! Se você quiser arriscar, muito cuidado, pois se aparecer algum fiscal ou a polícia, todo mundo preso!

Mercado do Ouro de Dubai | Gold Souk
Fachada do Gold Souk

Horário de funcionamento: de sábados à quintas, das 10h às 22h e nas sextas, das 16h às 22h. Dizem que à noite é muito lindo por lá, mas só fui durante o dia.

Mercado do Ouro de Dubai | Gold Souk
Corredor inicial do Gold Souk

Como chegar: você pode ir de táxi, ônibus turismo ou pela linha verde do metrô, descendo em Al Ras Metro Station.

Mercado do Ouro de Dubai | Gold Souk

Mercado do Ouro de Dubai | Gold Souk

O que você achou destas peças de ouro? Muitas peças são exageradas, mas algumas estão aí exatamente para chamar a atenção, outras, para vender mesmo.

Beijos,
Ana Maria

*Clique no nome grifado para ler o primeiro post sobre o Gold Souk 
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

6 comentários :

  1. Olá Ana que interessante essa matéria!!! poxa estou ansioso pelos próximos post! Como fi de viagem Ana deu tudo certo? Quais foram as suas impressões de Dubai, consegui atingir as suas espectativas ? Como estava o clima? Pontos fortes e fracos da viagem... Pelo que vi nas fotos (todas incríveis por sinal) deu para imaginar que foi muito boa. Mas gostaria de saber a sua opinião.Um grande beijo e mais uma vez meus parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, muito obrigada, você sempre prestigiando o blog.
      Por aí vem mais posts super interessantes, tenho certeza de que você também vai gostar.

      Sobre as tuas dúvidas, ótimas perguntas! Vou respondendo conforme os assuntos, mas no final, vou reunir todas as perguntas e dúvidas dos leitores aqui no blog e nas redes sociais e responder em vídeo e post. Acredito que até o fim deste mês eu termine de postar tudo sobre Dubai.

      Estas tuas perguntas já estão anotadas e, conforme as postagens, se surgirem outras dúvidas, pode perguntar que eu vou anotando para não deixar nenhuma sem resposta.

      A viagem foi maravilhosa, tudo certo, praticamente perfeito, mas é claro, sempre existem pontos positivos e negativos a considerar. Vou contando ao longo dos posts!
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Ana,
    as peças são deslumbrantes!!! ASdorei conhecer um pouquinho.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betty, é de encher os olhos mesmo! E o pescoço também, pois o tamanho dos colares é gigantesco, hehe...
      Beijão

      Excluir
  3. Seus artigos são ótimos! Pena que não consigo compartilhar em minha página de turismo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gina, muito obrigada, que bom que você gosta e que gostaria de compartilhar.
      Me conte o que está dificultando que eu te ajudo, pode ser algo bem simples ou algum detalhe de configuração.
      Beijos,
      Ana

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.