As redes sociais e a ilusão de felicidade!

Não podemos negar que as redes sociais revolucionaram o modo das pessoas se relacionarem nos últimos anos. Estar presente nestas redes virou sinônimo de existir para o mundo. Chegamos ao ponto de, se alguém se desentender, até mesmo por uma bobagem, com outra pessoa e a deletar das suas redes sociais, é como se a excluísse de sua vida, o que de fato acaba acontecendo.

As redes sociais e a ilusão de felicidade! #52semanasdegratidao

A cada momento surge uma nova rede ou um novo aplicativo e as pessoas ficam enlouquecidas tentando ser ativas em todas, ou pelo menos, em grande parte, com receio de serem julgadas analfabetas digitais.

Acredito que todo mundo ainda lembra do Orkut, uma das primeiras redes e a que começou essa revolução toda. Infelizmente (ou felizmente, não sei) o orkut não conseguiu se reinventar a tempo e foi engolido pelo facebook. 

As redes sociais e a ilusão de felicidade! #52semanasdegratidao

Talvez seja este o medo das pessoas, de serem engolidas pelas mais conectadas. É twitter, instagram, insta stories, snapchat, pinterest, youtube e sei lá mais quantas outras. O facebook ainda é a maior rede mundial, a mais acessada, mas já tem gente que a considera ultrapassada, sabia disso?

Você não tem snapchat? Oh, meu Deus, em que mundo você vive? Qual o seu perfil no instagram? Não tem? Como você faz para mostrar para o mundo as suas viagens, as suas baladas, os melhores restaurantes, seus amores e  o quanto você é amada e feliz o tempo todo?

Qual o aplicativo que você usa para tratar as suas fotos? Porque você não pode simplesmente postar uma foto original, sem filtro, onde aparecem suas gordurinhas, celulites, etc. Tem que tratar, não é?

Infelizmente, tudo isso está transformando pessoas reais em fakes, em corpos e rostos que não existem! E, por incrível que pareça, muita gente não está se dando conta disso e almeja um corpo ideal impossível de atingir! 

É fato que a maioria das pessoas usa as redes sociais para se exibir,  dar indiretas para os outros, mostrar viagens maravilhosas, um namorado novo, um corpo perfeito... Quanta ilusão!

As redes sociais e a ilusão de felicidade! #52semanasdegratidao
Ilusão x Realidade

Você já imaginou que aquela balada divertida, na verdade, nem foi tão divertida assim? Que, quem postou aquelas fotos belíssimas, animadas, cheias de gente bonita em volta, provavelmente passou maior parte do tempo fazendo selfies e tratando as fotos do que curtindo a festa?

Essa obrigação das pessoas de exibirem o quanto são felizes está criando um monstro dentro de cada uma. Elas acabam sendo escravas da sua própria necessidade de exibição.

As redes sociais e a ilusão de felicidade! #52semanasdegratidao

Talvez estas mesmas pessoas, quando vêem as fotos de outras, que provavelmente fizeram os mesmos procedimentos, acabam ficando tristes e deprimidas porque a sua vida de verdade não é tão divertida quanto deve ser a daquela outra pessoa ou celebridade que tanto admira. Isso está se tornando uma obsessão e cada vez aumenta mais o número de pessoas depressivas e insatisfeitas com a vida.

Por outro lado, reconheço a importância que as redes sociais também têm na vida das pessoas, principalmente no lado profissional. Por isso mesmo, eu transformei todas as minhas redes sociais (e olha que participo apenas das que eu mais gosto) em redes de network.  Além do blog, tenho conta no LinkedIn, Pinterest, Google Plus, Youtube, Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp... Não lembro se esqueci de alguma, mas estas são as que eu mais acesso. E haja tempo e disposição para acessar todas estas redes.

As redes sociais e a ilusão de felicidade! #52semanasdegratidao

Desde o finalzinho de 2011, quando criei o blog, fui transformando as minhas redes sociais em canais de divulgação dos meus posts. As minhas postagens são dicas de beleza e de viagens que eu gosto de compartilhar, de interagir com as pessoas e trocar experiências, não para me exibir. Não vejo nenhuma necessidade de fazer isso. Até porque, o que eu mais tento no blog e no youtube é desmistificar o fantasma de que uma mulher (ou até mesmo um homem, embora a maioria não tenha este receio) não pode viajar sozinha! Por que não? Se eu posso, você também pode! Viajar tem muito mais a ver com coragem e desprendimento do que com dinheiro, pois há viagens para todos os tipos de bolso.

Viajar me deixa feliz, mas não sou feliz o tempo todo!

Claro que é legal viajar com amigos, família ou com o amado(a). Mas por um motivo ou outro, nem sempre isso é possível quando você quer ou pode viajar. Então, qual a solução, não viajar ou viajar sozinha? Minha resposta, obviamente, você já sabe!

Várias vezes eu ouço ou recebo mensagens de pessoas que dizem que gostariam de ter a minha vida, de viver viajando. Olha, eu não vivo viajando e não sou feliz o tempo todo. Também tenho problemas e de todos os tamanhos. O que eu quero passar é que, problemas todos temos, mas precisamos aprender a valorizar o lado bom da vida, senão as coisas ruins acabam tendo uma relevância muito maior do que deveriam. Não coloco meus problemas na rede, pois este não é o foco do meu blog,  mas isso não significa que eu não os tenha.

As redes sociais e a ilusão de felicidade! #52semanasdegratidao

Conheço gente que faz tanto drama sobre o seu próprio sofrimento, que não consegue ver beleza em sua vida, nem perceber o quanto as pequenas coisas também podem lhe alegrar e lhe fazer feliz. Sim, a felicidade como um todo não existe! O que existe, são momentos felizes e precisamos valorizá-los para que o saldo final seja positivo!

Por isso mesmo, vamos ser gratos(as) às pequenas coisas, instantes ou momentos agradáveis, pessoas reais com seus defeitos e imperfeições e não supervalorizar a vida dos outros nas redes sociais. Muito menos, fazer delas o nosso guia de felicidade!

E você, como encara as redes sociais?  

Beijos,
Ana Maria

Blogagem Coletiva #52semanasdegratidão
Blogagem Coletiva #52semanasdegratidão
*Essa postagem faz parte da "Blogagem Coletiva 52 Semanas de Gratidão", da Elaine Gaspareto.
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

10 comentários :

  1. Ótimo texto!!! Estou nessa fase, tenho as redes sociais mas agora percebi que a primeira pessoa a qual preciso seguir sou eu mesma. Eu estava seguindo os outros e esquecendo de mim. Hoje sigo a mim, e só pensando assim consegui me colocar em primeiro lugar novamente. Passei a viver cada momento novamente. Antes os outros estavam em primeiro lugar, eu acompanhava tudo enquanto minha vida parecia parar no tempo. Agora sei que nessa era de redes sociais em excesso, o amor próprio é praticado quando nos tornamos seguidores de nós mesmos. Do contrário, seremos eternos espectadores da vida dos outros.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Star, adorei a sua colocação, é verdade, precisamos seguir mais a nós mesmos e não dar tanta importância ao que os outros estão fazendo, pois a gente não sabe o que é de fato real ou não.
      A nossa vida tem que ser vivida por nós, não através dos outros!
      Com este excesso de redes sociais bombardeando o nosso dia a dia, acabamos deixando de ter uma vida real para ser expectador de uma vida virtual.
      Eu mesma já dei uma importância maior às redes sociais, mas graças a Deus, percebi a tempo que eu poderia me tornar uma vítima e dei um jeito de usá-las a meu favor, ou seja, aproveitar o que elas têm de bom e divulgar o meu trabalho. Mas só divulgo o que faz parte deste trabalho, pois os bastidores da minha vida pessoal eu apenas vivo, não documento nas redes sociais!
      Beijos,
      Ana

      Excluir
  2. Ana, tudo bem?

    Adorei teu post, bem verdadeiro.
    Até conheço pessoas que colocam nas redes uma coisa e na realidade não é bem assim.
    Como tu sou feliz, mas não todo tempo com alguns desafios, perdas e segue-se dou muito valor as coisas da minha vida como estar com pessoas caras para mim. Ontem mesmo fui na casa de minha irmã que nos convidou para comer uma lazanha maravilhosa feita por ela(encontro das irmãs), sentadas em volta da mesa sem a ansiedade de querer dar uma olhadinha rápida que seja no celular.
    Também quando compartilho viagens é para encorajar os menos ousados. Quem sabe? Será? Sem pretensão nenhuma de aparecer.
    Muitas mídias, sendo que participo de algumas.
    No instagram estou reformulando, porque cheguei a conclusão que estava muito pessoal.
    Ontem deletei uma série de fotos e editando outras com uma história dessa forma dando novo significado.
    Que nessa semana tudo comece bem prá ti.
    beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sônia, apesar de tudo, a vida continua e eu estou bem!
      Que maravilha o teu momento com as tuas irmãs, que isso nunca se perca!
      Eu também faço isso sempre que possível, pois tenho duas irmãs e cada uma vive numa cidade diferente, então nossos momentos juntas são sempre muito bem aproveitados.
      Nunca postei fotos da minha família, inclusive da minha amada mãe, pois eles nunca gostaram de se expôr. A exceção é uma irmã que trabalha na área de marketing, tem redes sociais, então, de vez em quando, ela aparece comigo, mas só isso.

      Exatamente, você faz um trabalho lindo com o seu blog, percebe-se que a intenção é encorajar as pessoas a viajarem, assim como eu, e não ostentar algo. Sabemos que isso é muito superficial e não acrescenta nada, pois uma vida só de aparências, uma hora cai por terra, não se sustenta por muito tempo!
      Eu adoro o instagram para postar fotos da natureza, dos posts, enfim, é uma rede legal para quem quer mostrar seu trabalho.
      Huuum, depois vou conferir o teu insta repaginado.
      Beijos e ótima semana também!

      Excluir
  3. Lembro que fui a primeira pessoa do meu grupo a mudar para o Facebook. Custei convencer os outros a mudar, alguns só largaram o Orkut quando ele acabou mesmo. Hoje quase não entro mais no Face, só uso para divulgar meu blog e os negócios da família.
    Acho muito importante aproveitar mais tempo off line com as pessoas que amamos. Amei o Post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Maria (minha xará), muito obrigada!
      Pois é, há tempos eu venho me questionando sobre o papel das redes sociais e a importância que elas têm na nossa vida. São excelentes canais, mas não podemos ser escravos desta tecnologia a ponto de deixar de viver o real pela doce ilusão do virtual.
      Então você está fazendo como eu, usando as redes sociais como canal de divulgação do nosso trabalho, não como estilo de vida.
      Beijos,
      Ana

      Excluir
  4. Olá, querida Ana!
    Desativei meu face... quero viver a verdade e na real a gente vê que algumas pessoas fingem ser o que não são quando a conhecemos de perto... é horrível a decepção...
    Devido a estar numa uidade mais calma da melhor idade, quero viver na paz e serenidade...
    Vi tantas brigas inúteis, coitadas des pessoas, como perdem tempo inutilmente!
    Usar a rede sem cair na rede... vc disse muito bem!
    Nada como relacionamentos pessoais...
    Seja feliz e abençoada!
    Bjm fraternal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roselia,
      Também conheço muita gente assim. Todos em volta sabem que são postagens muito falsas, principalmente em relacionamentos. Mostram nas redes sociais que se amam, se adoram, mas vivem aprontando. Muito triste!
      Vive melhor quem se preserva, pois mesmo quando tudo está muito bem, não vale à pena expôr, a inveja anda solta e o melhor de tudo é evitar de atrair má energia.
      Beijos,
      Ana

      Excluir
  5. Oi, Ana! Eu curto muito as redes sociais também, mas não deixo que elas dominem minha vida. Além de escrever para meu blog, insiro muitas fotos no Instagram, mas ele é motivacional para quem quer ter uma vida saudável. Minha ideia é ajudar de alguma forma. Aliás, nem posto nesse Instagram minhas fotos pessoais. Tenho um outro onde posto fotos com família e amigos. Sempre comento com meu marido que rede social é rede social e que a vida real é diferente do que é mostrado. Claro que temos dias ruins. Mas sabe, tenho uma amiga que responde a pergunta do Facebook de vez em quando: "No que você está pensando?". Ela começa dizendo que está pensado que... E algumas vezes coloca seus momentos ruins. Sabe, é constrangedor ver o que as pessoas escrevem de volta. Eu não tenho coragem de escrever sobre meus problemas, mas claro que os tenho também. Todo mundo tem. Mas elas realmente precisam ser usadas com parcimônia. Tenho feito muitas amizades e compartilhado interesses em grupos de interação. Acabei conhecendo outros blogs e isso me tirou o foco um pouco da Face. Achei isso bom. A vida não é mesmo uma alegria constante e li um texto essa semana que falava algo muito parecido com o que você escreveu. Não somos obrigadas a mostrar que estamos bem e felizes o tempo todo. Ninguém é obrigado a nada, mas alguns realmente podem se deixar influenciar e isso é muito nocivo. Amei seu texto. Bjs.
    organizareviversaudavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Quel,
      Olha, já vi de tudo pela internet, até brigas familiares expostas, com ofensas por todo lado. Acho isso tão triste.
      Todos nós temos momentos ruins, mas eu tabém não tenho coragem de me expôr.
      Rede social é o último lugar para colocarmos nossas desavenças, dissabores ou mesmo, nossa felicidade.
      Mas se soubermos usar com equilíbrio, as redes sociais podem nos auxiliar muito. Do virtual, acabei conhecendo e trazendo para minha vida real muitas amizades interessantes. Mas como você disse, rede social é virtual, nem tudo é real.
      Beijos,
      Ana

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.