Gurudwara Sri Pathar Sahib, em honra ao fundador do Sikhismo!

Na Rodovia Leh-Kargil, distante 25km de Leh e próximo a Magnetic Hill (leia sobre isso no post anterior), encontra-se o Gurdwara Sri Pathar Sahib, que é um templo Sikh, mantido pelo exército da Índia.


Este Gurudwara está localizado próximo ao monte onde o fundador da Religião Sikh e primeiro Guru, Nanak Dev, descansou e meditou no século XV, quando retornava ao Punjab, via Caxemira, depois de uma viagem ao Tibet. 


O Gurdwara Sri Pathar Sahib foi construído em 1517, para comemorar a visita à região Ladakh de Guru Nanak Dev, o fundador da Religião Sikh.


Durante sua vida Guru Nanak viajou a muitos lugares distantes, inclusive para o Tiber e por isso, ele é muito respeitado pelos budistas tibetanos, que também o consideram um santo. Dalai Lama, líder espiritual dos budistas no Tibet, confirmou isso em seus encontros com alguns líderes sikhs, dizendo que os tibetanos reverenciam Guru Nanak como um santo budista, sob o nome de Guru Gompka Maharaj.

Ooooooooooh, que fofura! Não resisto quando vejo um dog, ainda mais sendo filhote!

Muitos sikhs se questionam qual o motivo de Guru Nanak Dev ter escolhido este lugar, próximo à montanha magnética para a meditação, o que os levam a crer que existe alguma relação escondida entre Magnetic Hill e Gurudwara Sri Pathar Sahib

Muita gente, após visitar Magnetic Hill, fazem uma refeição no Gurdwara Sahib.

Eu fiz uma breve parada apenas para conhecer o lugar, não fiz nenhuma refeição, pois visitei o Gurudwara antes de ir a Magnetic Hill e ainda ia estender o passeio até o encontro dos Rios Zanskar e Indus, não muito longe daí.


Chardi Kalan (lê-se Caṛdī Kalā), escrito no paredão de pedras, é um conceito do Sikhismo que se refere a um estado mental de otimismo e alegria


No final de 1970, durante a construção da estrada Leh-Nimu, uma enorme rocha (pathar) foi encontrado por Lamas, no meio da estrada, coberta com bandeiras de oração budistas. 

Estas bandeiras de oração são encontradas em toda a região budistas do Himalaia.

Ate no carro que eu aluguei tinha estas bandeirinhas de oração.

*Estas bandeiras de oração amarradas por budistas, são frequentemente encontradas em estradas e ao longo de cumes montanhosos e picos elevados no Himalaia, para abençoar a paisagem circundante.


Um oficial do exército, que trabalhava na construção da estrada, tentou de todas as maneiras, destruir a rocha, mas sem sucesso algum, resultando inclusive na quebra de alguns equipamentos.


Embora algumas pessoas que também trabalhavam na construção da estrada tiveram sonhos e visões pedindo-lhes para não destruir a rocha, o oficial do exército, responsável do projeto, decidiu explodir, mas foi impedido pelos lamas e habitantes locais, que chegaram e contaram sobre uma lenda que envolvia esta pedra aos oficiais do exército e estes desistiram de destruí-la.

Esta mesma pedra encontra-se até hoje, no interior Gurudwara

Esta lenda sikh é muito interessante, segue abaixo um resumo:

A lenda da grande pahtar
Segundo esta lenda,  durante a estada do Guru Nanak em Ladakh, ele foi atacado por um demônio. O demônio lançou uma pedra enorme sobre o guru, enquanto este estava sentado, meditando. Entretanto, a rocha tornou-se macia como a cera fundida e não causou nenhum dano ao guru Sikh. O demônio ficou muito furioso e tentou esmagar Guru Nanak, chutando a pedra com todas as suas forças. Para sua surpresa, o pé causou uma profunda impressão na rocha, que se tornara macia. 


De acordo com a lenda, este formato frontal é o do corpo do Guru Nanak e, no alto, à esquerda, o formato do pé do demônio. Claro que eu não sabia desta lenda, senão teria entrado no Gurudwara, que fica no alto de um monte, para ver esta pedra.  As fotos da pedra eu extraí do site india.com.

Formato do pé do demônio na pedra, segundo a lenda.

Percebendo que o homem à sua frente não era uma alma mortal, o demônio parou de persegui-lo juntamente com o povo da cidade.

A paisagem desta região é simplesmente deslumbrante!

Devido ao Gurudwara Sri Pathar Sabib e à Magnetic Hill, a área se transformou num ponto turístico muito visitado na região.

Montanhas próximas ao Gurudwara Pathar Sahib

Espero que você tenha gostado de saber um pouco sobre este local e a lenda que envolve  a construção deste templo sikh.

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários :

  1. Oi Ana,
    Adorei saber sobre a lenda da pedra e ela é incrível!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betty, a visita a este Gurudwara foi por acaso, eu nem sabia da tal lenda da pedra, senão teria entrado para ver.
      Aliás, ficava bem lá no alto, tinha uma escadaria e eu fiquei com preguiça, achei que tinha um altar normal e como eu já tinha visto tantos na Índia...
      Beijos,
      Ana

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.