A cidade que não me deixou perder a fé na humanidade!

Eu já viajei por muitos lugares e países e aprendi coisas que levarei comigo por toda a vida, principalmente na Índia, onde passei mais de 3 meses, entre 2015 e 2016.

Sou muito grata a Deus por cada viagem que eu realizo, pois viajar é muito mais do que conhecer lugares, é quando a gente tem a oportunidade de se conhecer mais profundamente!

Em minhas andanças, sempre encontrei mais pessoas boas do que ruins, em todos os lugares, mas uma cidade em especial, ou melhor, o povo de uma cidade, me fez acreditar que os rumos da humanidade ainda podem ser bons.

Chola e sua lhama, Cusco, Peru

E, por incrível que pareça, esta experiência tão intensa não aconteceu na Índia, como muitos poderiam imaginar e sim, aqui pertinho, no Peru! Eu visitei Lima, Águas Calientes e Machu Picchu, que são lugares incríveis, mas foi outra cidade me impressionou e surpreendeu demais: Cusco! A hospitalidade, gentileza, educação, respeito e empatia de TODOS os moradores da antiga capital do Império Inca era algo que se destacava em meio à beleza e à rica história do lugar.

A gentileza e educação não se resumia aos hotéis e restaurantes. Onde quer que a gente fosse, tinha um morador gentil e prestativo. Mesmo onde nada iríamos comprar ou consumir.  Isso faz parte da cultura deles!

Desde os policiais, que nada vendiam, à senhorinha que posava com sua lhama para fotos dos turistas, em troca de algum dinheiro (o que quiséssemos dar, me disse uma...).

Catedral de Cusco e Plaza de Armas

Passeando pelas ruas centrais da cidade e arredores ou apenas observando o movimento na famosa Plaza de Armas, era tanta gentileza e em todas as pessoas, que eu e minha irmã ficamos encantadas com aquela cidade e aquele povo. Não que esperávamos algo ruim, mas não imaginávamos que Cusco nos surpreenderia tanto!

Depois, conversando com outros viajantes que também estiveram em Cusco, estes nos contaram que tiveram a mesma boa impressão da cidade e dos cusquenhos!

Por estas e outras que eu amo viajar! E quanto mais eu viajo, mais eu me impressiono e aprendo com estas vivências. Em meio a tanta crueldade e violência, entre guerras e absurdos que estão acontecendo no mundo, existe ela, a encantadora e inesquecível Cusco!

Cusco,  vista da cidade do Morro do Cristo Blanco

A todos os viajantes que lerem este post e que ainda não visitaram Cusco, se puderem, incluam esta cidade em seus roteiros e seus corações serão inundados de pura gratidão! Nunca percam a esperança e a fé na humanidade. Se a boa essência de cada um for cultivada, o lado ruim não floresce!

Feliz Natal viajantes!

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários :

  1. Amei o que escreveu.Vou a Cuzco agora em setembro/2017, estou muito ansiosa... E foi encantador teu texto, assim como eu acredito que seja Cuzco e Macchu Picchu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia, você vai se apaixonar por Cusco. Machu Picchu é um espetáculo, mas a gente já espera por isso, mas Cusco é surpreendente. Depois que você voltar de viagem, venha aqui comentar sobre suas impressões.
      Beijos e aproveite bastante!

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.