Viajando de trem para Machu Picchu!

Existem diversas maneiras de se chegar até Machu Picchu, partindo de Cusco, que fica distante cerca de 167km até Águas Calientes e mais 8km até a entrada do Complexo Machu Picchu.

Tem gente que faz a Trilha Inca (uma espécie de peregrinação espiritual), vai de ônibus ou de trem. A melhor, mais rápida e mais cara é a viagem de trem e foi esta viagem que eu fiz. Então, vou contar aqui como foi viajar de trem até a cidade sede do Machu Picchu.

Viagem de trem com a Inca Rail, Peru
Machu Picchu via Inca Rail

São duas empresas que fazem a rota Cusco x Águas Calientes (ou Pueblo de Machu Picchu). Uma das empresas é a Peru Rail, cujos trens são azuis com detalhes em amarelo e a outra é Inca Rail, trens brancos com detalhes em vermelho.

Trem da Peru Rail
Trem da empresa Peru Rail

Podemos sair de duas estações de partida, a Estação de Poroy, que fica perto do centro de Cusco (20min de carro) e a Estação de Ollantaytambo, no Valle Sagrado, distante cerca de 1h30min de carro do centro de Cusco. As partidas de Poroy possuem os valores um pouco maiores, em compensação, a estação é bem pertinho.

Trem da Peru Rail

Eu e minha irmã viajamos com a Inca Rail e partimos da Estação de Poroy. A venda de bilhetes pode ser feita pelo site da Inca Rail ou através de agências de viagens, brasileiras ou peruanas. 

Estaçao de Trens de Poroy, Cusco
Estação de Trens de Poroy

A compra pelo site é bem simples, você paga com cartão de crédito internacional, porém, precisa estar na estação de trens escolhida, pelo menos, 30 minutos antes, com o cartão utilizado na compra e identidade ou passaporte.

Viagem de trem até Machu Picchucom a Inca Rail, Peru

Como em qualquer viagem de trem pelo mundo, quanto mais próximo da viagem, mais caros são os bilhetes. Eu comprei os bilhetes com uma agência brasileira, junto com as entradas para o Machu Picchu (estas são mais complicadas de comprar por aqui, mas explicarei melhor no post sobre Machu Picchu). Os bilhetes de trem, ida e volta, eu paguei em torno de US$ 160,00.
  
Viagem de trem até Machu Picchucom a Inca Rail, Peru
Inca Rail e Peru Rail (trem azul) se cruzando nos trilhos

A Inca Rail é uma empresa de trens concorrente da Peru Rail. Seus trens são mais novos, luxuosos e com janelas mais panorâmicas. Os bilhetes, obviamente, são mais caros. No site da Inca Rail eles oferecem os bilhetes em três Classes: First Class, Executive Class e Premium Economy. Eu comprei na classe Premium Economy e achei excelente.

Viagem de trem até Machu Picchucom a Inca Rail, Peru
Viagem de trem até Machu Picchucom a Inca Rail, Peru

Como é a Premium Economy: possui assentos espaçosos com mesa compartilhada para até 4 pessoas, música peruana ambiente, janelas bem amplas, que oferecem uma ótima vista para a paisagem no caminho, serviço de bordo com lanches, bebidas quentes e frias (cafés, chás com ervas andinas, água e sucos de frutas).


Viagem de trem até Machu Picchucom a Inca Rail, Peru

A viagem durou cerca de 3 horas. Saímos de Poroy às 5h55min e chegamos em Águas Calientes às 9h05min. 

Estação de trens de Ollantaytambo, Peru
Estação de trens de Ollantaytambo, Peru
Estação de Trens de Ollantaytambo

Viagem de trem com a Inca Rail, Peru
Poltronas super confortáveis e janelões que oferecem uma maravilhosa vista.

Viagem de trem com a Inca Rail, Peru
Nas curvas era possível fotografar também o trem.

Viagem de trem com a Inca Rail, Peru
Foto extraída de um vídeo que eu fiz, por isso a nitidez não é das melhores, mas a beleza da paisagem compensa.

Viagem de trem com a Inca Rail, Peru

A viagem foi super agradável. A vista dos janelões do trem nos presenteou com belíssimas paisagens. 

Viagem de trem com a Inca Rail, Peru

Passamos por algumas pessoas que estavam fazendo a Trilha Inca, que são cerca de quatro dias de caminhada.

Viagem de trem com a Inca Rail, Peru

Teve serviço de "bordo" com sanduíches, biscoitinhos e bebidas. Eu escolhi café preto e um sanduíche integral.

Viagem de trem com a Inca Rail, Peru
Mais tarde, um Chá Inca!

Quase no final da viagem teve serviço de bordo apenas com bebidas. Eu escolhi um chá Inca, com coca, eucalipto e outras folhas. Sabor bem interessante. O café peruano também é uma delícia.

Viagem de trem com a Inca Rail, Peru

Vale destacar a limpeza do trem, impecável, inclusive no banheiro, que também tinha uma janela com vista.

Viagem de trem com a Inca Rail, Peru
Estação de Trens de Águas Calientes

Viagem de trem com a Inca Rail, Peru

Chegando na Estação de Águas Calientes, em Machu Picchu, ainda tivemos mais um trecho de 10km de subida até a entrada do Complexo Machu Picchu. Mas este trecho e um pouco sobre Águas Calientes, a cidade sede do Machu Picchu, será assunto para um próximo post.

*Passeamos por Machu Picchu e Águas Calientes e retornamos a Cusco no mesmo dia, com o trem das 16h15min.

Então, que tal esta viagem de trem? Você gosta de andar de trem ou prefere avião?

Beijos,
Ana Maria

*Atualização em 11 de maio de 2017:
Novas Regras de Visitação ao Machu Picchu a partir de 1º de julho de 2017. leia a matéria completa: Folha de São Paulo.
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

5 comentários :

  1. Olá, sei que o artigo foi publico tem um certo tempo, mas gostaria de tirar algumas dúvidas. Teria algum e-mail que eu pudesse enviá-las?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Demétrio, pois não, você pode deixar as tuas dúvidas aqui se você não se importar, assim mais pessoas podem receber as informações. Mas se você preferir mandar por email, é faleconosco@viagensebeleza.com
      Se você não viu, tem um vídeo lá no youtube que eu mostro como foi essa viagem e este está aqui no blog também, no post seguinte a este.
      Abraços

      Excluir
    2. Sim, Ana, assisti ao seu vídeo no Youtube e por ele cheguei aqui. Algumas das perguntas que enviei por e-mail foram:
      01. Existe voo que chegue diretamente em Cuzco? Ou você desembarcou em Lima e foi de ônibus até lá? E a volta?
      02. É fácil encontrar hospedagem em Cuzco? Você reservou antes?
      03. Não comprando pelo site, existe como comprar presencialmente em Cuzco mesmo?
      04. Dentro da cidade de Cuzco e Águas Calientes tudo é pago em dólar ou aceitam soles?
      05. Possui alguma tomada onde recarregar o celular e internet wi-fi dentro do trem?
      06. Os funcionários falam português ou é somente espanhol/ inglês?
      07. A própria Inca Rail vende os bilhetes de acesso a Machu Picchu?
      08. O passeio dentro de Machu Picchu dura quantas horas?
      09. Você sentiu muito o impacto da altitude?
      Obrigado pela atenção!

      Excluir
  2. Sim, recebi teu email e respondi lá, mas vou copiar e colar as respostas aqui para outras pessoas que possuem as mesmas dúvidas que você, já saiba a resposta. Abraços
    1- Peguei um voo de Porto Alegre para Cusco, com conexão em Lima, onde fiz a imigração. Não sei se existe voos diretos de Lima, talvez tenha partindo de São Paulo, mas o normal é fazer uma conexão e imigração em Lima. Existe ônibus também saindo de Lima para Cusco, mas não sei te informar se é bom, se demora muito, etc.

    2- Cusco é uma cidade turística, tem muitos hotéis, mas para garantir, eu reservei antes, pelo Booking, ao lado da Praça das Armas, que é onde tudo acontece em Cusco. Se você quiser reservar hotel pelo booking, use meu link, vc não paga mais por isso e dá uma força para o blog. Segue o link:. https://www.booking.com/index.html?aid=1176149

    3- Comprei as passagens no Brasil e comprando no Brasil, vc pode usar cartão nacional se for com uma companhia aérea brasileira. E pode também parcelar.

    4- Não, mesmo preço. Apenas o hotel, dividindo por 2 sai mais barato do que apenas para uma pessoa. A passagem aérea ou ônibus não tem diferença.

    5- É até mais fácil comprar o ticket para Machu Picchu em Cusco. Você precisa pagar em soles. Foi meio complicado comprar pelo Brasil na época (2016) então comprei através de uma agência pq fiquei com medo de não conseguir lá para o dia que eu queria. Mas se vc for ficar muitos dias, pode comprar logo que chegar. Vc vai pagar mais até mais barato, sem a comissão da agência, mas tudo depende do tempo que vc tem para ficar em Cusco.

    6- Só aceitam Soles, talvez algum hotel aceite dólares, mas tudo é pago em Soles.

    7- Não lembro bem, mas acho que comprei direto Soles, acho que tem à venda no Brasil. Eu tinha alguns dólares em casa, levei também e troquei o que precisei lá. hotel reservei pelo booking e paguei com meu cartão brasileiro, sem iof e taxas de conversão.

    8- Você pode tanto dormir em Águas Calientes, tem vários hotéis ou ir e voltar no mesmo dia a Cusco, que foi o que eu fiz.

    9- Senti o cansaço apenas na volta, dentro do trem, mas até então, estava tudo ótimo. Fui no primeiro trem, que sai às 5h ou 6h, direto de Cusco (fui de Inca Rail, a outra empresa, a Peru Rail (é do governo) não saía na época de Cusco e sim de Ollantaytambo, distante 1h de Cusco. Não sei agora se sai de Cusco. Mas a Inca Rail, que é privada sai.

    Você enviou 17 perguntas por email (já respondidas também) e aqui apenas 9, então fica respondido aqui as 9.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuuito obrigado pela atenção! Estou cada vez mais animado com essa viagem =]

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.