Óleo de Mostarda é bom para o cabelo?

Você já ouviu falar que o óleo de mostarda é bom para o cabelo? Eu li várias matérias e posts sobre este óleo, que é excelente para o tratamento dos cabelos muito ressecados e também para combater a queda. Então, lá fui eu pesquisar onde comprar o melhor óleo de mostarda.

óleo de mostarda é bom para o cabelo?

Encontrei diversas marcas à venda em sites brasileiros e também no ebay e os preços variavam bastante. Em média, R$ 32,00 por 100ml. Mas eu acabei comprando pelo ebay, de um vendedor do Sri Lanka, uma embalagem de 30ml, por R$ 68,00. A Índia, Sri Lanka e Bangladesh consomem muito óleo de mostarda, então eu imaginei que o óleo seria de boa qualidade e encomendei. Não vou colocar o link do vendedor, porque ele não tem mais este óleo à venda.

óleo de mostarda é bom para o cabelo?
Ingredientes do óleo de mostarda: decifre, se for capaz!

O óleo de mostarda é obtido da semente de mostarda, através de três formas distintas: um óleo vegetal obtido por prensagem; um óleo essencial, resultante da moagem das sementes, seguida de mistura com água e extração por destilação; e um óleo produzido por meio da infusão de extracto de semente de mostarda noutro óleo vegetal, como o óleo de soja.

Benefícios do óleo de mostarda: é uma fonte rica de minerais, como o selênio, o zinco, e beta-caroteno e vitaminas, como A, D, E e K. Contém ainda cálcio, ferro, magnésio, ômega-3 e ácidos graxos.

As proteínas, cálcio, ômega-3 e as vitaminas A e E, são excelentes para fortalecer os fios e evitar a queda. Os ácidos graxos são ótimos para restaurar o brilho natural dos cabelos.

Perigos do óleo de mostarda: o óleo de mostarda é também utilizado na alimentação, mas é necessário muito cuidado com a versão óleo essencial, que não deve ser consumida jamais, pois é perigosa para a saúde. Se consumido, o óleo essencial é considerado tóxico e irritante para a pele e mucosas, devido à presença de isotiocianato de alilo.

Na Europa e Estados Unidos, o óleo de mostarda é apenas comercializado para uso externo, não sendo permitido o seu uso alimentar, devido ao seu alto teor em ácido erúcico, que já foi considerado tóxico para humanos.

óleo de mostarda é bom para o cabelo?

Minha experiência com o óleo de mostarda: a cor é um amarelo ouro e a textura é bem consistente, gordurosa e o cheiro é pra matar, muito forte. Imagino que o óleo que eu comprei deve ser um extrato, pois parece ser muito concentrado.

Apliquei do meio para as pontas e como estava com os dedos "melecados de óleo", aproveitei também para massagear o couro cabeludo. O cabelo fica fedido mesmo. Eu queria ter deixado o óleo de mostarda por duas horas nos fios, que é o indicado para quem tem os cabelos bem ressecados, mas só aguentei uma hora. O cheiro me incomodou bastante. Parecia que eu tinha ficado horas em uma cozinha fritando pastel.

Li resenha indicando aplicar à noite e retirar pela manhã, mas se eu fizer isso, não vou nem conseguir dormir. Outra resenha indicava misturar o óleo de mostarda com óleo de amêndoas. Não fiz isso, porque queria testar apenas o óleo de mostarda, mas se eu voltar a utilizá-lo, certamente vou misturar com outro óleo para poder suportar o cheiro forte. Como meus fios estão bem ressecados, não tive dificuldades em remover o óleo, até porque fiquei apenas uma hora com ele. O resultado foi um cabelo macio e desembaraçado, mas com uma aplicação, não percebi muito mais do que isso. O cheiro forte não ficou nos fios depois de lavados, já que usei shampoo e condicionador bem perfumados.

Normalmente eu testo um produto diversas vezes antes de fazer resenha, mas como não sei se voltarei a usar este óleo, decidi já escrever sobre ele.

Você já tinha ouvido falar que o óleo de mostarda é muito bom para usar nos cabelos? Usaria? E se já usou, o que achou?

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

4 comentários :

  1. Oi Ana,
    Gostei da dica e vou ver se encontro este óleo. Meu cabelo está triturado!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Betty,
      Você deve encontrar nestas casas que vendem produtos naturais!
      Beijinhos

      Excluir
  2. Nunca ouvi falar, mas com esse cheiro não pretendo testar..rsrs

    bjs

    https://nandaaflordapele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda, arrisquei a usar hoje de novo, mas não adianta, este óleo é muito catinguento!
      Beijinhos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.