Onde é melhor se hospedar em Delhi: Paharganj ou Connaugth Place?

Quem já conhece ou é um curioso sobre a Índia, provavelmente já deve ter ouvido falar nestes dois nomes: Paharganj e Connaugth Place. E para quem pouco ou nada conhece sobre eles e ficou curioso, é só seguir com a leitura.


Paharganj e Connaugth Place são dois bairros centrais, colados um no outro e muito famosos em Nova Delhi, a capital da Índia. Mas as semelhanças param por aí.


Paharganj é um bairro mais simples, com construções super antigas e empoeiradas, muitas luzes, placas e poluição visual (e também no ar).


O bairro é cortado por uma grande avenida e centenas de outras ruas menores e outras bem estreitas, com um fluxo intenso de carros, tuk tuks, rickshaws, ônibus e pessoas, que se entrelaçam numa coreografia que só os indianos se entendem.


Connaugth Place é muito arborizado, possui ruas largas e uma praça enorme, onde ostenta soberana a bandeira da Índia.

Esta praça está ladeada por construções brancas de arquitetura britânica.

O tráfego também é intenso, mas há espaço para tudo fluir rapidamente.

Panipuri, comidinha de rua muito tradicional na Índia.

Por do sol sensacional em Paharganj

Paharganj significa "bairro montanhoso" e está localizado a oeste da Estação Ferroviária de Nova Delhi. É muito conhecido por sua concentração de hotéis e restaurantes a preços acessíveis.

Festa Hindu em uma das ruas em Paharganj


Uma curiosidade sobre a foto acima, na principal avenida de Paharganj: a suástica ou cruz suástica (卐 ou 卍) é um símbolo místico, encontrado em muitas culturas e em tempos diferentes. Dos índios Hopi aos Astecas, dos Celtas aos Budistas, dos Gregos aos Hindus.


O bairro de Paharganj é também uma grande área comercial, com pequenos e médios estabelecimentos onde se encontra tudo o que a Índia pode oferecer de mais típico.


Próximo da Estação de Trens de Delhi, encontra-se o Paharganj Main Bazaar, que se estende por 1km e é o paraíso da pechincha, embora seja bem caótico. Lá você pode encontrar lojas que vendem roupas, bolsas, calçados, livros, artesanato em madeira tapeçarias e até jóias.


Connaugth Place, cujo nome oficial é Rajiv Chowk (mas ninguém o chama assim) é um bairro mais nobre e um dos principais centros financeiros e comerciais de Nova Delhi.


Connaught Place, ou simplesmente CP, começou a ser construído em 1929 e foi concluído em 1933, pelos britânicos, que governavam a Índia no período.


O Palika Bazar, em CP é um shopping subterrâneo que vende produtos com preços bem acessíveis, principalmente roupas e acessórios. Nada lá possui preço fixo, o que vale mesmo é a lei da pechincha.


Assim que eu comecei a gravar, em uma calçada de Connaugth Place...


... começou a juntar um pessoal que ficou esperando eu terminar para tirar fotos comigo e me fazer perguntas.

Cliques com as bandeira da Índia ao fundo!

Depois das fotos, as meninas quiseram saber sobre o blog!

Quando surgiu, esta área com construções comerciais era a maior de seu tipo na Índia, com dois círculos. Este imenso mercado chama-se Inner Circle. Sua construção, em forma de ferradura, era para atrair sorte tanto para compradores quanto para os vendedores.


A Inner Circle é composto por blocos de A a F e possui muitas lojas famosas como Adidas, Nike, Fila, Lee, Louis Philippe, Lacoste, TAG Heuer, Omega e muitas outras, principalmente joalherias.


O bairro de Connaugth Place é muito charmoso e eu adoro passear por lá. Possui excelentes hotéis, porém os preços são um pouco mais elevados do que os hotéis em Paharganj.

Paharganj

Eu me hospedei em Paharganj por conta da proximidade com a estação de trens e por estar em Delhi sempre de passagem (nunca ficava direto na cidade por mais de duas noites). E, apesar do bairro confuso e super agitado, eu fiquei em um hotel muito bom, o Hotel City Star. O legal era que eu podia deixar parte da minha bagagem lá, sem custos, enquanto eu viajava pela Índia.


Paharganj é a cara da Índia como nós a conhecemos pela TV, cinema, etc, com o trânsito bem caótico e muita gente pelas ruas e o bairro mais clean é, sem dúvida, o Connaugth Place, muito arborizado, arquitetura britânica e largas avenidas.

Connaugth Place

Connaugth Place à noite

Na minha próxima ida a Delhi, se eu puder ficar alguns dias direto em Delhi, pretendo me hospedar em Connaugth Place, para curtir melhor a cidade. Mas se você procurar bem, também encontra hotéis legais em Paharganj e por preços bem mais acessíveis do que em CP. Tudo vai depender da sua conveniência!

Bandeira da Índia sendo arriada no final da tarde, em CP

São dois bairros tão diferentes que, embora estejam localizados um ao lado do outro, se não fossem os tuk tuks, poderíamos até imaginar que seriam fotos de regiões ou mesmo, de países diferentes. Na minha opinião, exatamente por serem tão distintos entre si, é que o dois têm seu charme e suas particularidades. 

Me conte, o que você achou de interessante nestes dois bairros? Em qual você mais gostaria de se hospedar?

Beijos, 
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

12 comentários :

  1. SOY seguidor de YESHUA TE VES HERMOSA; SOLTERO GRACIAS DOY AL HIJO DE YAHWEH POR VERTE EN PERSONA.

    ResponderExcluir
  2. Namaste amiga Ana Maria.
    Sem dúvida C.P.
    Beijos
    HARI OM
    __/\__

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Namaste querida amiga Laurina!
      Siiiiim, CP é tudo de bom, se eu morasse na India, este bairro é o meu sonho de consumo!
      Beijos

      Excluir
  3. Ana eu amei a sua dica para escolher o bairro, eu pretendo ir em janeiro de 2017.
    Quer ir conosco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sueli,
      Delhi é enorme e é um dilema na hora de escolher o bairro onde se hospedar. Os mais centrais são Connaugth Place, Paharganj e Karol Bagh. Nem citei o KB porque ele é quase igual ao Paharganj. A escolha do melhor bairro fica por conta da conveniência e bolso de cada um.
      Ai, ai, ai, não me tente! Vontade de ir novamente à India não me falta!
      Beijinhos

      Excluir
  4. Qual o nome dos hotéis que você se hospedou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo, em Delhi eu me hospedei no Hotel City Star, que fica em Paharganj, perto da estação de trens.
      O bairro é uma muvuca só, mas o hotel é muito bom!
      Abraços,
      Ana

      Excluir
  5. Olá Ana maria! Paharganj é um bairro seguro? Dá pra ir a pé à noite do Hotel City Star para a Conaugth place com tranquilidade? Estou em dúvida entre o Hotel City Star (pela qualidade) e o Hotel Bright (por estar em connaught place). O que você indicaria pra quem está conhecendo Delhi pela primeira vez?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João, estou te respondendo com muito atraso, pois tua mensagem estava na caixa de spam do blog e só agora é que eu vi.
      O Hotel City Star, em Paharganj é maravilhoso, a acústica é perfeita, nãos e ouve nenhum barulho da rua, o atendimento é ótimo, os quartos são bons, café da manhã idem, tem cafeteira no quarto, água mineral cortesia todos os dias. O outro hotel eu não conheço.
      Sobre as localizações, os dois bairros ficam colados e questão de segurança, ambos são relativamente seguros, mas como Pahargnaj é mais bagunçado, é só cuidar das bolsas e carteiras em meio a muita gente.
      Eu sempre fico em Paharganj porque gosto da Índia pulsante, tem tudo lá e de 2018 a 2019 eu morei por 3 + 6 meses na Índia e escolhi morar neste bairro.
      Mas se você prefere um lugar um pouco (só um pouco) mais tranquilo, vá para Connaugth Place.
      Enfim, imagino que você já deva ter feito sua viagem à Índia, mas estou te respondendo mesmo assim. Se vc voltar aqui no blog e ler esta mensagem, me responda se vc já foi, onde ficou e o que achou. Abraços

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.