Óleo de Semente de Damasco/Apricot, excelente para pele e cabelos!

O Óleo de Semente de Damasco é obtido através da pressão da semente do fruto. Também chamado de Óleo de Alperce (Prunus Armeníaca) ou Apricot Kernel Oil, é um óleo de textura fina, rico em ácido oleico e ácido linoleico. 

A semente de damasco possui um teor de óleo entre 40/50% e é um dos óleos que tem um teor lipídico semelhante ao da nossa pele. Quando o conteúdo lipídico torna-se muito baixo, a pele fica seca e irritada e a aplicação deste óleo ajuda a aliviar e  a recuperar essa pele áspera e irritada. 

Apricot Kernel Oil, comprado em Leh, Ladakh - India

Na India ele é especialmente utilizado em massagens corporais, mas me disseram que eu também poderia usá-lo nos cabelos.

Indicaçõespara peles desidratadas, maduras, sensíveis e também para cabelos muito ressecados. É muito usado em massagens corporais, inclusive infantil. Tem propriedades regenerativas do tecido cutâneo e proporciona maciez à pele.
Ao contrário de alguns óleos que permanecem à superfície da pele, o Óleo de Semente de Damasco é facilmente absorvido, sem deixar resíduos oleosos. Especialmente indicado para quem toma banho com água quente, já que este resseca muito a pele, podendo causar coceiras e irritações. Deve ser aplicado na pele ainda úmida, antes de secar com a toalha.

O Óleo de Semente de Damasco, na forma comestível, é excelente para o tratamento de anemia, pois é rico em  vitaminas A, B1, B2, B3, B5 e C, ferro, cobre, potássio, sódio e magnésio. O cobre e o ferro auxiliam na produção de hemoglobina.

Este óleo que eu comprei é 100% natural e orgânico

Possui inúmeras propriedades terapêuticas que o tornam adequado para as mais diversas utilizações:

Emoliente - hidrata a pele;
Antioxidante - contra os danos causados pelos radicais livres. Fornece nutrição e apoio à pele, reduzindo o efeito de envelhecimento;
Anti-inflamatório - Reduz a inflamação quando aplicado topicamente;
Anti-bacteriano - Elimina grande parte das bactérias;
Anti-séptico - reduz o risco de infecção em feridas abertas e cortes.

Modos de usar o Óleo de Semente de Damasco ou Apricot Kernel Oil:

- Rosto: aplicar na região abaixo dos olhos. Ajuda na redução das olheiras e inchaço, ao mesmo tempo em que contribui para fortalecer a pele desta desta região. 
- Corpo, após o banho: aplicar na pele ainda úmida, antes de secar com a toalha.
- Massagens corporal e facial: as suas propriedades hidratantes, nutritivas e revitalizantes combinam muito bem com óleos essenciais e resultam em um excelente óleo de massagem corporal e facial. Reduz o stress e causa um excelente sensação de bem estar.
- Cabelos: os cabelos ficam mais brilhantes, sedosos e fortes devido à presença de tantas vitaminas. Misture algumas gotas de óleo de damasco com o seu shampoo (apenas na parte a ser utilizada). Também pode ser usado antes da lavagem, deixando agir nos fios por 30/40 minutos.
 - Dores de ouvido: coloque poucas gotas na área afetada.
- Úlceras (de estômago): Tome uma colher (de chá) em jejum (válido somente para a versão comestível).


A textura fina do óleo é muito semelhante à do Óleo de Amêndoas Doces, inclusive o aroma. Só a cor que é diferente, que é amarelinha (na mão quase não se vê a tonalidade amarela).

Observação: é um óleo excelente para o rosto, especialmente quando comparado com outros óleos mais pesados. Ajuda a melhorar o tom e a nutrir a pele, mas deve ser evitado por pessoas que sofrem ou são propensas a acne. Isto porque o óleo de damasco é levemente comedogênico (como o azeite)  e pode entupir os poros da pele e podendo resultar em acne. Mas quem não tem este problema, pode usar tranquilamente.

Como eu estou usando: por enquanto, usei apenas após o banho, já que é inverno e a água quente está ressecando muito a minha pele. É excelente, deixa a mesma super macia e bem hidratada, estou gostando muito. 

O Pé de Damasco ou Damasqueiro: esta árvore pode atingir de 3 a 10 metros de altura, suas flores são brancas ou rosas e é originário da China e da Sibéria. Mas esta planta não se dá muito bem no solo brasileiro e não é um plantio comum por aqui.

Onde encontrar o Óleo de Semente de Damasco: em lojas ou farmácias que vendem produtos naturais ou pela internet. Não é um óleo muito caro, vi pela internet valores a partir de 20 e poucos reais. Mas o preço pode variar de acordo com o tipo de produção do óleo (como ele é extraído) e se o mesmo é comestível ou somente para uso estético.

Você já usou ou ouviu falar no Óleo de Semente de Damasco? 

Beijos,
Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários :

  1. Me interessou! E está bem em conta. Vou procurar.
    Bjs
    gosto-disto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betty e o melhor é que é um óleo 100% vegetal. Não é muito conhecido por aqui, até mesmo eu, só fui conhecer na India.
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.