A extraordinária cidade fantasma de 500 anos!

Fatehpur Sikri, a cidade da Vitória, está localizada no estado indiano de Uttar Pradesh, distante 37km de Agra, mas é uma cidade abandonada, com aproximadamente 500 anos, mas que se encontra em excelente estado de conservação.


O sol no verão é tão quente que são colocadas trilhas de tapetes pelo pátio para as pessoas não queimarem os pés, uma vez que precisam tirar os calçados para entrarem na mesquita e acabam também passeando descalços pelo pátio. Para quem preferir, eles fornecem chinelos (um tanto surrados). Eu usei os chinelos chulezentos, pois foi melhor do que queimar as minhas "patinhas"!

Na foto, até que os chinelinhos se saíram bem!

Um pouco sobre a história da cidade:
No ano de 1568, o poderoso Imperador Akbar, o Grande, então com 26 anos, ainda não tinha herdeiros, por isso ele decidiu procurar a ajuda mística de Sheikh Salim Chishti, que morava na vila de Sikri, próxima à cidade de Agra, que na época, era a capital do império na Índia.


Quando a profecia de Salim Chishti se confirmou e nasceu o primeiro dos três herdeiros do imperador, que era também um grande construtor, este planejou a construção de uma cidade de apoio à capital (para diversão e relax), chamada de Fatehpur Sikri, que foi foi construída entre 1569 e 1585.


A cidade abandonada permaneceu intocada por mais de 400 anos e seus palácios são um exemplo da extravagância Mughal e o melhor exemplo da mistura das arquiteturas hindu e muçulmana. Atualmente, é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Buland Darwaza - o maior portão de entrada do mundo! 

Buland Darwaza, que significa Portão da Magnificência, está entre os monumentos mais importantes do lugar. Com uma altura de 54 metros, é a maior porta de entrada no mundo. Ela foi feita no ano de 1575, para comemorar o sucesso do Imperador Akbar na conquista de Gujarat e é uma mistura da arquitetura persa e mughal. A sua construção demorou quase 12 anos para ser concluída.

Vista frontal interna do Portão da Magneficência

O abandono:
Fatehpur Sikri possui construções belíssimas, que são uma mistura da arquitetura indo-islâmica, além de um palácio que foi inspirado em um templo budista. Mas, apesar de todo o planejamento, de ter sido matematicamente construída em arenito vermelho, a cidade foi abandonada em 1599, apenas 14 anos após a sua construção, por falta de água.

Curiosidade: segundo os registros oficiais, Akbar, o Grande Imperador, que construiu  Fatehpur Sikru morreu nesta cidade, em 27 de outubro de 1605, aos 63 anos de idade. Ela já  havia sido abandonada, mas talvez ele ainda a frequentasse.


O palácio de Fatehpur Sikri é o Badgir, popularmente chamado de Panch Mahal, um belo exemplo de arquitetura da era Mughal. Significa 'Torre de Cata-Vento”. O Palácio de Panch Mahal está entre os edifícios mais fascinantes em Fatehpur Sikri e era destinado a ser o abrigo das mulheres e amantes reais. 

O topo do Panch Mahal oferece uma vista panorâmica sobre a cidade.

O palácio exibe uma extraordinária estrutura de cinco andares, muito bem planejados, onde cada andar é menor do que o anterior, com desenhos intrincados do século 17.

Piso térreo

Interior do piso térreo

O piso térreo tem 84 colunas, o primeiro piso tem 56 colunas, o segundo e o terceiro pisos têm 20 e 12 colunas, respectivamente. O nível superior tem apenas 4 colunas que sustentam uma chhattri (cúpula elevada). Ao todo são 176 colunas elegantemente esculpidas e não existe uma igual à outra. 

Não sei quem era, mas tirei uma foto com ele. Turista é fogo!

Todo o edifício é muito espaçoso e arejado e foi planejado para servir como um palácio de prazer e alívio para imperador Akbar, principalmente durante o verão escaldante de Agra. 

Anup Talao

A piscina em frente ao palácio, conhecida como Anup Talao, teria servido como local para apresentações musicais e outros tipos de entretenimento durante as estadas do imperador. Dizem os historiadores que esta bela piscina chegou a ser preenchida com moedas de ouro, cobre e prata, que refletiam os raios solares e deixaram-na impressionantemente brilhante.

A imponente mesquita Jama Masjid

Fachada externa da mesquita

Mesquita Jama Masjid, construída em 1571, é uma das mais belas e maiores mesquitas do mundo. Este elegante edifício é o principal e mais mais sagrado edifício de Fatehpur Sikri.

Fachada da mesquita, pátio interno

Claustro (parte da arquitetura) da Mesquita Jama Masjid

Salim Chishti Tomb

Túmulo de Salim Chishti: o túmulo do famoso santo sufi Salim Chishti é bem conhecido por suas esculturas delicadas e atrai centenas de peregrinos.

No interior do túmulo, paredes trabalhadas que deixam o ar circular.


Nesta outra parede, os visitantes amarravam fitinhas e faziam orações e pedidos. Eu também amarrei uma fitinha e fiz as minhas orações, é claro.


No detalhe, escritas árabes nas paredes de mármore do túmulo, provavelmente, trechos do Alcorão.

Diwan-i-Khas 

Diwan-i-Khas ou Hall da Audiência Privada, é um edifício quadrado de arenito vermelho, com quatro fachadas e dois andares. Era considerada a câmara privada do imperador e possui um pilar enorme e ricamente esculpido no centro, conhecido como Lotus Throne, ou Trono de Lótus.

Lothus Throne

Alguns historiadores dizem que este edifício foi, na verdade, a casa do tesouro para as joias da realeza e imperador costumava vir aqui só para inspecionar suas joias.


O Lotus Throne é conhecido por sua beleza e solidez. Este pilar esculpido em uma única pedra vermelha, é constituído de 36 arcos que sustentam a área elevada. Esta maravilha arquitetônica foi creditada para apoiar o trono de Akbar.

Tentando abraçar o Pilar do Lotus Throne. Como já eu disse, turista é fogo!

Diwan-i-Aam 

Diwan-I-Aam ou Hall da Audiência Públicas fica próxima ao portão de entrada da cidade e era o lugar onde Akbar ouvia petições do público em geral, todas as manhãs. Na parte da tarde, ele inspecionava seus escritórios situados ao lado deste complexo espaçoso. As colunas do torno são divididas em 111 baias, com pilares quadrados.


A característica mais impressionante deste complexo é a câmara do trono, voltada para o leste. Diz-se que foi assim construído por causa da crença de Akbar em 'adoração do sol'. Esta câmara apresenta uma cobertura de telhas de pedra original e um friso bem esculpido.


O jardim do Palácio de Audiências Públicas está muito bem cuidado.


Birbal House

Birbal House: de acordo com as crenças populares os ocupantes mais prováveis ​​deste palácio eram duas rainhas de Akbar: Ruqayya Begum e Salima Sultan Begum.


Melhor período para visitar: a melhor época para visitar esta cidade abandonada é, sem dúvida, durante o outono/inverno, pois nos meses de primavera/verão, o local é muito quente, beirando o insuportável. Eu fui neste período e sofri muito, quase derreti naquele calorão todo.


No seu interior, o assédio de vendedores de souvenirs e "guias" é intenso. Para poder desfrutar do passeio e não me aborrecer muito, eu aceitei o serviço de um destes guias. Pelo menos os outros me deixaram em paz e ele serviu também como fotógrafo.

Valores e horários de visitação: 
O palácio pode ser visitado diariamente, das 10:00 até 17:00. A entrada custa 485 rúpias (cerca de R$29,00).


Eu não consegui resumir em poucas fotos uma cidade tão rica em história e arquitetura, até deixei de fora várias outras construções, pois tentei fazer o possível para não deixar o post cansativo. 

O que você achou desta cidade fantasma?
Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

4 comentários :

  1. Oi Ana, ontém vi uma parte de um programa que falava da India, mais especificamente quando vi de Calcutá, penso que bo programa brasileiros pelo mundo num desses canais abertos, então lembrei de você que certamente iria adorar, e a conclusão que a Índia realmente é tudo que ainda podemos achar de bem diferente no mundo, bem legal. Suas fotos desse post ficaram lindas, parece que você passou muito mais tempo do que ficou, tamanha diversidade. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wilma, pois é, a India é um país de contrastes como nenhum outro no mundo e, apesar de eu ter ficado apenas 32 dias no país, foi tudo muito intenso, até parece que foram 32 semanas...
      Obrigada em relação às fotos, ei tirei milhares na India e o mais difícil não é escrever os posts e sim, selecionar as fotos.
      Tem também vários vídeos no youtube de Brasileiros pelo Mundo e eu estou tentando assistir ao máximo que posso, não apenas sobre a India, mas da Ásia e o Oriente Médio em geral.
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.