Domingo de sol na Redenção!

O Parque Farroupilha ou Parque da Redenção, como também é chamado é o maior parque de Porto Alegre e está localizado numa área bem central.


Durante a semana não tem nada de especial, apenas alguns moradores aproveitam para dar um passeio ou fazer exercícios (caminhadas, corridas, etc), mas nos finais de semana ele recebe gente da cidade toda e até de fora.


Aos sábados, acontece a Feira Ecológica e de Artesanato, na Av. José Bonifácio, em uma das laterais do parque e, aos domingos, tem o Brique da Redenção, uma feira de antiguidades e artesanato que acontece também na José Bonifácio, há mais de 30 anos.


Já escrevi um post sobre este Parque (para ler, clique aqui), mas achei que merecia um post mais atualizado, já que este espaço, além de muito democrático e querido, enfrenta há anos uma discussão entre a população e a Prefeitura, sobre cercar ou não cercar o parque. Eu tenho a minha opinião formada sobre este assunto, com base nos muitos parques que eu já visitei mundo afora, mas vou deixar para contar no final do post.


Ontem o dia estava muito lindo, Porto Alegre merecia um final de semana assim, depois de receber tanta chuva desde outubro. O gramado ainda tinha partes bem molhadas, mas onde o sol batia com maior intensidade, já estava bem sequinho e o povo aproveitou.


De vez em quando têm shows e apresentações de músicos em um palco que sempre é montado para a ocasião e ontem não foi diferente e, pelo que eu entendi, era um show patrocinado pela prefeitura, mas não fui lá perto ver o que era pois eu ainda estou com meu pé não muito firme e fiquei com medo de levar algum pisão.

Voltando ao Brique, fiz algumas fotos bem legais, vamos ver?

Para quem gosta, tem muitas antiguidades legais. Algumas são até relíquias!

Acho que conheço a pessoa deste quadro... ops, é um espelho.....


Uma "chícara" de cafezinho por R$ 10,00 ou seis "chícaras" por R$ 45,00. Vai que estas peças são do tempo em que se escrevia xícara com "ch" (?). Vai saber...

Ah, está ele escreveu corretamente!

Pipocas para todos os gostos e sabores!


O gaudério estava tocando bem, mas escolheu um lugar (muito) ao sol... ninguém parava para escutar, é claro!


Este gaiteiro, que não era gaudério, já foi mais esperto: ficou na sombra e tinha uma boa plateia (mas não enquadrei na foto). O nome dele é Philipe Philippsen (li na plaquinha, propaganda é tudo!). Escutei duas músicas, uma da Lady Gaga e outra do Fred Mercury! Muito bom! Colaborei com o chapéu, é claro! Opa, vem vindo alguém familiar ali atrás...

Sim, um hindu (ou Sikh, não defini)) à caráter, cena rara por aqui!

Cães para doações, com uma pequena contribuição para a ração dos outros...

Bom, vou seguindo pelo outro lado da rua para entrar novamente no parque...

... quando me deparo com estas figuras! Geeente, o que é isso?

Monumento ao Expedicionário, é por aqui que eu vou.

O chafariz estava ligado e dando show!

Uma fotinho para registrar o meu passeio com o pé esquerdo quase bom!

Estas aí montaram até um brechó debaixo das árvores...


Parte triste do passeio: lamentável o abandono do que foi uma cafeteria muito bem frequentada!

Rodeando o lago...

O lago e seus pedalinhos...

E para encerrar o post, esta belíssima vista com os pedalinhos... Se não fosse pelas árvores diferentes, até que se parece com o Lago Negro, de Gramado!

Ah, faltou a minha opinião sobre cercar ou não o parque! Claro que deveria ser cercado, pois assim haveria muito mais segurança e menos vandalismo!!!

E você, o que acha, é a favor ou contra cercarem os parques?

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários :

  1. Apesar que não adiantaria muito cercar porque os vândalos estouram a cerca, pulam, mas seria a favor, sempre inibe os iniciantes delimitando a área e a noite soltar uns leões,kkkk, brincadeirinha, muito bonito, bem arborizado, lindo mesmo, pena nem sempre a gente poder se deleitar tranquilamente nos parques que temos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wilma, pois é, quando os vândalos querem destruir algo, nem cerca de aço iria impedir, mas pelos menos dificulta um pouco e fica mais fácil o o controle da polícia.
      Temos parques e áreas tão lindas, mas além de ser perigoso frequentá-los quando não tem muita gente, nos deparamos com o vandalismo.. é uma pena mesmo!
      Beijinhos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.