Clima, hospedagem e como chegar até Manali!

Ontem eu apresentei Manali, uma das cidades da Índia onde a natureza foi muito generosa. A cidade é bem pequena e fica ao norte da Índia, entre as montanhas dos Himalaias e bem pertinho da China/ Tibet.

Paisagem deslumbrante de Old Manali

Nesta segunda parte, eu vou contar um pouco sobre o clima, onde é melhor se hospedar e como chegar até lá. 

O clima de Manali
No inverno: a temperatura cai facilmente abaixo de zero, quando neva bastante nas montanhas e também na cidade. É preciso se precaver com roupas de frio bem pesadas. Temperatura média entre -15ºC e 5ºC.


No verão: clima bem suave, dificilmente chega a ser muito quente. A temperatura varia entre 4ºC e 20ºC, no máximo. Eu estive em manali no final de maio, quando a temperatura em Delhi passava dos 40ºC, em Manali estava em torno dos 15ºC. Super agradável.


Eu fiquei 4 dias em Manali, mas exatamente no dia em que eu cheguei, começou uma greve nos transportes que durou os exatos 4 dias e eu não consegui ir até às montanhas, que ainda estavam cobertas de neve. 


Eu aproveitei e explorei bastante a cidade nestes 4 dias, tanto Old Manali, parte alta e onde eu me hospedei, quanto em New Manali, centro da cidade. 


Nas montanhas de Manali existem várias estações de esqui, teleférico e imagino que a vista para o vale deve ser de tirar o fôlego, pois do vale para as montanhas era assim.


As montanhas ficam praticamente o ano todo cercadas pela neve e existem também muitos pedregulhos espalhados pelo rio e pelos desfiladeiros. 

Há densas florestas cheias de aves, macacos e demais animais exóticos, típicos daquela região. Na montagem abaixo eu selecionei alguns animais fotografados por mim:


Animal Pictures: eu não podia ver um bichinho e já ia tirando foto... E que tal a minha montaria?

Hospedagem: ótimas opções de hotéis e pousadas é o que não faltam em Manali, tanto na parte nova quanto na antiga. Quem gosta de um pouco de agito, a parte nova é mais indicada, mas para quem prefere um contato mais direto com a natureza, vai amar a parte antiga. Se bem que as duas são bem próximas, caso você queira ficar circulando entre elas.


A maioria dos hotéis em New Manali estão no calçadão principal, bem no centro da cidade, mas existem outros também nas ruas laterais, menos agitadas.

Hotéis e lojas no calçadão de New Manali.

O custo de vida em Manali é super acessível. Eu achei os preços ótimos, tanto na hospedagem, quanto na alimentação.

Todos estes prédios maiores são hotéis ou pousadas em Old Manali.


Eu preferi me hospedar em Old Manali, em uma pousada simples, mas muito boa e que oferecia uma vista deslumbrante para o vale e para as montanhas: Manalsu Guest House (eles ainda não têm site, mas o e-mail deles é manalsu@oldmanali.com).


Primeira foto, vista da varanda do hotel; Segunda foto, na sacada exclusiva do meu apartamento, que era um duplex; Terceira e Quarta fotos, interior do apartamento, que tinha duas camas de casal e última foto, vista para as montanhas ao fundo do hotel, da janela superior.

Apartamento e valor das diárias: eu me hospedei num apartamento duplex, com mezzanino e uma vista de tirar o fôlego, tanto da sacada de frente quanto da janela de fundos do mezzanino. Eu nem precisava de um apartamento tão grande (capacidade para 4 pessoas), mas o hotel estava relativamente vazio e eu pude escolher este lindo apartamento sem precisar pagar mais caro por ele. Paguei cada diária INR 1.035, cerca de R$ 60,00 (café da manhã não incluso), pois já era baixa temporada. O wi-fi grátis era grátis e funcionava muito bem.

*Para escolher o seu hotel, você pode pesquisar nestes sites de busca como o Booking, Destinia, TripAdvisor, Trivago, etc... 

Como chegar em Manali a partir da capital, Nova Delhi:

Quando eu coloquei a minha localização no Google, eu até me assustei, pois só então eu me dei conta do quão longe de casa eu estava!

Avião: o Aeroporto de Bhunter fica a 50 km de Manali, onde os táxis e ônibus estão disponíveis. A Air India opera voos regulares para Bhunter.

Trem: Manali não é facilmente acessível por trem. O terminais de bitola larga mais próximo ficam distantes 275km, na cidade de Chandigarh, e o mais próximo de bitola estreita (railhead), está em Joginder Nagar, distante 135 km. 

Ônibus: pela estrada, a distância de Delhi é de 570 km e há ônibus semi-leito da Volvo com saídas regulares para a cidade.


Terminal Turístico Rodoviário em New Manali. As duas vaquinhas descansando em frente aos ônibus fazem parte de cenas bem comuns da India.

A opção by bus é a mais procurada e foi também esta a opção que eu escolhi. Paguei em torno de R$ 70,00 pela passagem (cada trecho) e não lembro ao certo quanto tempo demorou a viagem, mas foi em torno de 10 horas, pois o caminho era muito complicado. Porém, apreciei muitos templos e paisagens belíssimas pelo caminho. 

Os exóticos são os outros -  Causando em Manali
Assim como em todos os lugares por onde eu passei na Índia, fui considerada muito exótica para eles e muitos queriam tirar uma foto comigo. Os indianos adoram tirar fotos com turistas, principalmente se a aparência for bem diferente da deles.

Fotos da série "exóticos são os outros"!

No fim, comecei a registrar também estes momentos e fiz uma coletânea de algumas fotos feitas com o pessoal de Manali. 

Eu só tenho a agradecer pelo carinho dos indianos e pelos lugares maravilhosos que eu conheci, especialmente Manali. Dos lugares por onde eu andei na India, Manali foi uma das cidades mais bonitas e aconchegantes que eu conheci! 

Pra variar, este post também ficou enorme, mas confesso que tenho muita dificuldade para resumir e deixar tantas fotos lindas de fora. E mesmo sendo longo, espero que você tenha gostado do post.

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

4 comentários :

  1. Olá Ana

    Belas imagens e muito interessante, apesar de que India não está em meus planos. Saudades de vc e deste espaço. Hoje tirei um tempinho para visitar os blogs amigos.
    Bom final de semana.

    Amiga da Moda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kinha tudo bem?
      A India é fascinante, mas reconheço que é um turismo de desafio e nem todo mundo curte. Eu escolhi a India mais por conveniência do que por desejo e acabei me apaixonando pelo país.
      Adorei receber tu visita e espero que você esteja retomando o blog!
      Beijos e ótimo final de semana também!

      Excluir
  2. Ah, Ana! Devo reconhecer que ainda não conheci a India em uma única viagem!! Tem muita coisa para ver! Essa parte do extremo norte é realmente linda!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, Manali é linda demais e muito tranquila. Neste lugar, você não precisa de guia, pode explorar tranquilamente sozinha, só evitando lugares desertos à noite, como em qualquer lugar. Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.