Charme na aviação: o uniforme das aeromoças!

Hoje o sonho de quase toda menina é de ser modelo ou atriz, mas na minha adolescência, o sonho de muitas era o de ser aeromoça e comigo não foi diferente.

A aviação ainda não era tão acessível como é hoje e o cargo de aeromoça exercia um grande fascínio entre as sonhadoras adolescentes. Viajar pelo mundo, conhecer muita gente diferente era o objetivo principal.

Na época se chamava de aeromoça, depois ficou pejorativo e o certo era chamar de comissária de bordo, mas ultimamente vi que muitas companhias aéreas começaram a resgatar o termo aeromoça e voltaram as colocar esta denominação no crachás das atendentes. 


O sonho de ser aeromoça ficou pra trás, mas nunca abandonei o desejo de viajar pelo mundo, conhecer muitos lugares e gente diferente. E tenho feito isso desde que comecei a trabalhar e a ganhar meu próprio dinheiro.

Mas esta introdução foi apenas para falar sobre o uniforme das aeromoças. Alguns são belíssimos, assinados por estilistas famosos, outros são bem simples, visando apenas a praticidade.

Selecionei alguns uniformes de 15 companhias aéreas, tentei pesquisar os mais atuais e os que são somente das aeromoças, dispensei os das chefes de cabine, quando constava esta identificação.

Air China - China

Alitalia - Italia

Air India - India
Belíssimo este saree como uniforme das aeromoças da Air India.

Avianca - Colômbia

China Airlines - Taiwan

Emirates - Emirados Árabes Unidos
Este uniforme chama a atenção pelo chapéu vermelho e o véu branco, que reflete a um pouco da cultura árabe de Dubai, onde fica a sede da Emirates. Durante os voos, as comissarias trabalham sem este chapéu e o véu, pois não oferece praticidade. Este uniforme foi assinado pelo estilista Simon Jersey.

Ethiopian Airlines - Etiópia

Etihad Airways - Emirados Árabes Unidos
Não sei se este uniforme é mesmo o atual, pois tenho a impressão de ter visto outro em tons de vinho, no aeroporto de Dubai. Mas era o que constava no site de pesquisa.

Atualização: o site "Uniform Freak" realmente não atualizou o novo uniforme da Etihad, que é o da foto abaixo:


Gol - Brasil

Iberia - Espanha

KLM - Países Baixos

Singapore Airlines - Singapura
Este uniforme tem duas versões, o sarongue e a kebaya (terno) e foi desenhado pelo estilista francês Pierre Balmain, de acordo com as vestimentas típicas do país sede da companhia.

TAM - Brasil

TAP Air Portugal - Portugal

Vietnam Airlines - Vietnam

Se você quiser conhecer o uniforme de praticamente todas as companhias aéreas do mundo, desde os mais antigos até os atuais, inclusive de companhias que já não existem mais, é só clicar neste site: uniformfreak, que foi onde eu retirei as fotos que ilustram este post.

Qual foi o uniforme que você achou mais bonito?
Beijos,
Ana Marua
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

4 comentários :

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.