Afinal, qual é o segredo do cabelo das indianas?

Esta é uma pergunta que eu ouvi muito antes de viajar e até quando eu estava na Índia eu recebi algumas mensagens de amigas e de leitoras pedindo para eu tentar descobrir qual era, afinal, o segredo das indianas terem os cabelos tão lindos e fortes...


Vou falar o cabelo das mulheres do norte da Índia, onde eu passei 32 dias. Não fui para o sul, então eu não sei se lá é diferente.

O principal é bem óbvio, é a genética! O cabelo forte, grosso, brilhoso e preto é da etnia das indianas. Porém, existem algumas coisas importantes que eu observei que elas fazem (e também o que elas não fazem) com seus cabelos e eu vou contar no post de hoje.

O que as indianas fazem para manter os cabelos lindos, longos e saudáveis:

1- Antes de lavar, elas fazem umectação nos fios e, durante a lavagem, massageiam bem o couro cabeludo.

*A umectação é feita com óleos naturais, principalmente o óleo de coco, que é massageado também no couro cabeludo, não apenas nos fios. O pulo do gato está na massagem, quando os folículos capilares são ativados.

2- Quase 100% das indianas adultas usam cabelos bem longos e, talvez por isso, não lavam todos os dias e sim, cerca de 2 ou 3 vezes por semana.

3- Como os cabelos são muito longos, ao dormir, para evitar o emaranhado de fios e, por consequência, a quebra, as indianas costumam fazer uma trança, um pouco frouxa para não marcar, só para segurar os fios alinhados. Na manhã seguinte, elas soltam. Ou saem de trança mesmo. 

4- Elas se preocupam muito com a saúde dos cabelos e isso começa com a alimentação. Elas comem muitos vegetais, sementes, frutas e bebem muita água. Pouquíssimo ou quase nada de alimentos industrializados. Elas evitam ao máximo.

5- Além do óleo de coco, elas usam muito também óleo de amla (uma amêndoa indiana), pó de amla para dar brilho (também pó de Meera) e complementam a alimentação com cápsulas ayurvedicas (vitaminas com componentes 100% naturais).

Óleo de coco Dabur Vatika

Eu já uso há alguns anos o óleo de coco Dabur Vatika, que não possui óleos minerais e é um composto com 8 ou 9 ervas (post aqui). Atualmente eu uso a cada 15 dias, mas penso que deveria usar, no mínimo, uma vez por semana. É que eu acabo esquecendo.

Vitaminas contra a queda e vitaminas para fortalecer os fios.

E olhe só o que eu comprei de vitaminas naturais para os cabelos. São 6 meses de tratamento e mais adiante vou fazer resenha sobre estas vitaminas.

Agora, o que as indianas não fazem com os seus cabelos:

1- Não usam químicas no cabelos, muito menos água oxigenada. Não usam tinturas, mechas, tonalizantes, escovas, progressivas, chapinhas, etc. E a maioria também não usa secador. Ou seja, sem química ou calor artificial nos fios. Existe uma minoria que alisa os cabelos, mas são poucas.

As únicas indianas que eu vi com alguma alteração na cor natural dos fios foram mulheres mais velhas, que pintam os cabelos brancos com henna. Mas nada de ficarem loiras, como as brasileiras. 

*Ah, eu vi muitos homens mais velhos também usando henna.

2- Não costumam cortar os cabelos, nem as pontas, por isso eles são tão longos.

3- Não costumam molhar os cabelos na água salgada do mar ou em piscinas. Como são raras (no norte do país, raríssimas) as indianas que vão a praia de maiô ou biquíni, elas apenas molham os pés, não entram com todo o corpo. Ou seja, até nisso elas preservam, mesmo sem querer, a saúde dos fios.

Então, nos 32 dias em que eu estive na Índia, foi isso o que eu observei em relação aos cabelos das indianas. Não é nenhum segredo, apenas a genética, aliada a hábitos saudáveis que preservam e não estragam os fios.

**Acho que eu não esqueci nenhuma outra informação importante. Mas caso eu me lembre depois, volto aqui e complemento o post.

No meu caso, a parte da química, mechas, escova... difícil para eu abrir mão!

Fora a genética, que não pode mudar, o que você costuma fazer com seus cabelos que as indianas também fazem?

Beijos,
Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

32 comentários :

  1. Elas tem o cabelo lindo demais!
    Eu também não consigo abrir mão das minhas mechas.

    bj

    http://nandaaflordapele.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda, nem me fale, o cabelo das idianas é realmente muito lindo e bem cuidado, mas para quem gosta de mechas ou não vive sem escova, já fica um pouco longe de ter um cabelo tão saudável como o delas.
      Beijos

      Excluir
  2. Eu quero e preciso desse óleo de coco Dabur Vatika rsssss
    Bjs bjs

    ResponderExcluir
  3. Os cabelos delas são lindos mesmo! Eu não tenho nenhuma química, não costumo cortar nem molhar em água salgada, mas secador é complicado abrir mão kk Nunca usei os produtos citados, parecem bons. Adorei o post, ficou ótimo!
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela, só o fato de você não ter química nos fios e evitar molhar seu cabelo em água salgada, já faz uma enorme diferença. O secador é até o de menos no seu caso e seu cabelo deve ter muito brilho e ser super saudável. Parabéns! E obrigada pela visita e pelo elogio.
      Beijos

      Excluir
  4. Incrível Ana! A história da umectação podemos fazer, é realmente bom!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, claro, pelo menos este cuidado podemos ter. Com certeza a umectação ajuda a recuperar um pouco o estrago que fizemos nos fios!
      Beijos

      Excluir
  5. Ana o óleo de cocô pode ser qualquer um

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Sim, pode ser qualquer óleo de coco, desde que seja natural, sem adição de óleo mineral ou silicones. Uma boa garantia de ser natural é o óleo de coco comestível, encontrado até em supermercados.
      Beijos

      Excluir
  6. Respostas
    1. Oi Denise, muito obrigada pelo feedback, fiquei bem feliz. Aproveito para te desejar um 2016 incrível! Beijos

      Excluir
  7. Respostas
    1. Oi Bruna,
      Eu trouxe alguns da India no ano passado e ainda tenho um último disponível, de 150ml. Se vc quiser, entre em contato comigo inbox (formulário de contato).
      Beijos

      Excluir
  8. Que legal essas informaçõe,gostei muito, a dúvida que tenho e se posso fazer sempre essa massagem com o óleo toda vez que eu for lavar,desde já obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra, muito obrigada.
      Bom, isso vai depender muito de como está seu cabelo, mas o ideal seria fazer isso uma vez por semana.
      Beijos

      Excluir
  9. Boa tarde estou fazendo a humectacao nos fios pois eles são longos confesso que essa está sendo a segunda humectacao que faço com óleo de coco naturalcom o feno grego as massagens já amei os cabelos ficaram com brilho intenso soltos os fios alinhados é dez amei estou querendo comprar o óleo indiano amla para completar o tratamento sem falar que observei que realmente parou de cair adorei!!!beijos!!!a todas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Magali, muito obrigada por compartilhar conosco a sua experiência com o óleo de coco. É realmente um salvador!
      Beijos

      Excluir
  10. Oi Ana eu gostaria muito de usar essas produto tao maravilhoso que ja ouvi tantas pessoas falar.

    ResponderExcluir
  11. alguem sabe se oleo de coco escurece o cabelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, não interfere na cor, não escure e nem clareia, pode usar tranquilamente.
      Bjs

      Excluir
  12. é porque gosto do tom do meu cabelo, mas quero muito usar o oleo de coco no cabelo

    ResponderExcluir
  13. Oi Ana sou homem.querria te perguntar se além do óleo de coco.outros óleos vegetais ajudam o cabelo crescer mais rápido com a umectação . você poderia fazer outra página dizendo sobre isso eu agradeceria muito..é acho que iria melhorar mais as visitas do que já é

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom, tenho vários leitores homens, pois muitos assuntos aqui são de interesses de homens e mulheres. Fico feliz quando alguém se identifica. Digo isso porque os homens não costumam comentar, mas que lêem, isso eu sei.
      Sua ideia é ótima, mas antes de escrever sobre este assunto, vou ter que pesquisar bem para passar informações corretas. Inclusive vou ver se existe alguma diferença na atuação e/ou resultado do uso de óleos vegetais nos cabelos das mulheres e dos homens.
      Muito obrigada pela sugestão! Aguarde, em breve farei este post.
      Abraços,
      Ana

      Excluir
  14. Você já disse logo de cara uma coisa que desanimou geral; ela tem a genética assim, e com certeza isso é o que mais influencia. Por isso ela não usam tintas, escovas, progressivas ou chapinhas porque não precisam. O que elas fazem é apenas manter a beleza natural. E com de fato, o óleo de coco, o azeite, uma boa alimentação e muita água ajuda mesmo. Agora queria ver, se fosse na África, se seria diferente. Os cabelos afro cresceriam até os pés e com muito brilho e maciez. Difícil, né?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a genética é o ponto forte das indianas, mas sabia que muitas também têm os cabelos crespos e alisam? Mas só fazem isso de química.
      Tinta elas realmente não usam, quanto muito uma henna. Mas elas usam muito óleo de coco, muito mesmo. Na pele e nos cabelos. Certamente isso ajuda bastante.
      Nós fazemos mil e uma coisas e acho que o que realmente detona com o cabelo não é nem tanto a progressiva e sim, descolorir o cabelo. E, descolorir e fazer progressiva, é pra matar!
      Beijos

      Excluir
  15. Oi Ana, tudo bem? Ano que vem estou indo morar na Índia, e aqui no Brasil eu não consigo ficar sem escova progressiva nos cabelos, vc sabe me dizer se eu consigo fazer progressiva por lá? Muito obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você deve ser a mesma menina que me enviou mensagem pelo insta, mas vou responder novamente, pois serve para tirar a dúvida de outras pessoas também.
      Aqui na Ídia o sistema que usam é relaxamento, não sei exatamente que tipo de relaxamento elas fazem, só sei que é diferente do Brasil, mas é possível sim manter teus cabelos bem lisos aqui.
      Conheço algumas indianas de cabelos cacheados e que fazem este relaxamento, mas nunca perguntei a elas sobre isso porque sei que elas não gostam, querem parecer que é liso natural, hehe...
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.