Matéria sobre a melatonina é destaque na edição dominical do jornal O Tempo, de Belo Horizonte/MG

Quem me acompanha no facebook provavelmente já leu a reportagem (ou a chamada) sobre a Melatonina. Caso você não ainda não tenha visto, vou reproduzi-la aqui, mas antes vou fazer uma pequena introdução.

Você sabe o que é a Melatonina? É um hormônio que o nosso próprio organismo produz, mas quando essa produção está baixa, entre outras coisas, não conseguimos dormir direito. E isso acarreta uma séries de problemas em dominó. 

*Definição técnica da Melatonina: é um aminoácido segregado pela glândula pineal. Nasce como triptofano e, ao variar da temperatura corpórea e da luz, é transformado em serotonina durante o dia; com a escuridão transforma-se em melatonina.

Muitas pessoas acabam dependentes dos famosos "tarja preta", para poderem ter um sono mais digno. Mas existe a Melatonina sintética, que repõe este hormônio, sem as contra indicações dos remédios controlados. Nos Estados Unidos a Melatonina sintética é classificada como suplemento e vendida livremente em farmácias e lojas de suplementos. Pode ser facilmente adquirida também em países como o Uruguai, Paraguai e Argentina.


Aqui no Brasil a fabricação e venda não é liberada pela ANVISA, mas não é proibido importar e consumir o produto. Existe até uma polêmica sobre isso. De um lado os médicos e laboratórios que produzem e receitam os medicamentos controlados e de outro, os que defendem o uso da Melatonina por considerá-la não prejudicial ao nosso organismo, como muitos nutrólogos.

Não sou especialista e não tenho argumentos fundamentados em provas científicas, mas posso falar sobre a minha experiência com a Melatonina.  Eu escrevi um post sobre este assunto em março de 2014, se você não leu, clique aqui.

Neste domingo saiu uma matéria de duas páginas sobre a Melatonina, no jornal O Tempo, de Belo Horizonte e eu fui citada nesta matéria. Se você quiser ler, o link para o site do jornal é este aqui, mas abaixo seguem também as páginas.



Você dorme bem ou sofre de insônia? E que você faz para combater?

Beijos,
Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários :

  1. Ótima dica!
    Vou falar com minha mãe, ela tem problemas para dormir!

    bj

    http://nandaaflordapele.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.