Vitamina C: fortalece a imunidade, diminui o stress e também é antioxidante!

A Vitamina C ou ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, é solúvel em água. Esta vitamina não não pode ser sintetizada pelos seres humanos, então,  temos que obtê-la através da alimentação ou ingestão de cápsulas. 


Eu gosto muito das frutas cítricas, que são uma grande fonte de Vitamina C, como laranja, limão, tangerina, bergamota, morango, kiwi e também nas folhas verdes, como alface, rúcula, etc, mas não é sempre que eu tenho vontade ou encontro estas frutas e verduras. Então, como eu não sei se ingeri o suficiente que o meu organismo necessita diariamente, eu complemento minha alimentação com comprimidos de Vitamina C.


Já faço isso há onze anos e lembro de ter ficado gripada raramente e mesmo assim, foram gripes super leves. Eu viajo muito, estou sempre enfrentando choques de temperaturas e meu organismo está sempre bem resistente.
A dose diária recomendada varia conforme a idade, sexo, estilo de vida, etc. Eu preciso em torno de 500mg diários. 

A grande vantagem da Vitamina C é que ela não acumula no nosso organismo, caso tenhamos ingerido mais do que o necessário. O excesso é eliminado através da urina (desde que tenhamos o hábito de beber bastante água, é claro).

Benefícios da Vitamina C: após ser ingerida, a Vitamina C melhora o sistema imunológico, a pele, o humor e segundo algumas pesquisas, também evita problemas oftalmológicos e derrames. A Vitamina C é um poderoso anti-stress porque baixa o cortisol, a pressão sanguínea e diminui os níveis de adrenalina. A vitamina C também possui ação antioxidante, combatendo os radicais livres.


Eu não abro mão da minha dose diária de Vitamina C e você, sabe se está ingerindo a quantidade necessária desta vitamina?

*Procure orientação de seu médico ou nutricionista!

Beijos,
Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

8 comentários :

  1. Amo vitamina C, eu sempre tomava aquelas efervescente sabe para combater gripe :)
    Beijos

    Blog Segredos da Cáh
    Instagram
    Facebook
    Canal do You Tube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila,
      Essa também é muito boa. Eu preciso complementar meu consumo de Vitamina C, mas quem tem uma alimentação rica com esta vitamina não precisa.

      Excluir
  2. Eu não tenho o costume de tomar vitaminas - tomei uma época quando estava sob uma dieta relativamente restritiva como precaução, mas hoje em dia, como sou bem regrada com a alimentação, não vejo necessidade.

    Tem sorteio rolando no meu blog, de um kit de makes. Se quiser participar e/ou divulgar, está feito o convite! http://oblogdafenixx.blogspot.com.br/2015/01/sorteando-super-kit-de-makes.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Vi,
      Se a sua alimentação é bem equilibrada, então você não precisa mesmo. A milha ingestão de Vitamina C é fraca, por isso eu complemento.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi, Ana Maria!

    Boa pergunta... Não sei se estou ingerindo a quantidade suficiente... Deveria me informar! Mas tento comer frutas e verduras sempre...

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris,
      Se você inclui frutas citricas na sua alimentação diária, provavelmente você esta consumindo Vitamina C o suficiente para o seu organismo. Um bom medidor é a sua imunidade, se você raramente fica resfriada ou gripada, você está ok. Beijos

      Excluir
  4. Eu já tive falta de vitamina no organismo, amei a dica, mas uma vez li que vitamina c em excesso faz mal, mas vc disse que ela é eliminada, gostei de saber.

    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda,
      A Vitamina A em excesso sim é prejudicial, pois o organismo acumula. O primeiro sinal são as palmas das mãos, que ficam bem amarelas.
      Mas a Vitamina C, como você leu, tem seu excesso eliminado na urina, mas desde que tenhamos o hábito de beber bastante água, é claro.
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.