Real Jardim Botânico de Madrid

Ainda tenho muita coisa para contar sobre a minha viagem à Espanha, principalmente sobre a capital, então hoje o assunto é o Real Jardim Botânico de Madrid (nome em espanhol: Real Jardín Botánico de Madrid).


Para quem gosta de natureza, o Real Jardim Botânico é um passeio que vale à pena. Principalmente se for no escaldante verão espanhol, pois lá é um lugar de muito verde, muita sombra e brisa agradável. No inverno eu penso que não deve ser legal, pois além de muito frio, a paisagem vai deixar a desejar.


Embora Madrid seja uma cidade muito arborizada, têm lugares que não tem como escapar do sol e para mim e minha irmã, o RJB foi um ótimo refúgio num dia e horário em que ele estava forte demais para se andar pelas ruas. 


Quando foi fundado, em outubro de 1755, o RJB ficava nas proximidades do Rio Manzanares, área central de Madrid, mas em 1781 foi transferido para o Paseo del Prado (ao lado do Museu del Prado), sua atual localização, também em área central da cidade.


Desde 1939, o RJB é administrado pelo Conselho Superior de Investigações Científicas e é uma das mais importantes instituições de pesquisa botânica da Espanha.


Estátua em homenagem ao Rei Carlos III, que foi quem transferiu o Jardim Botânico para o local atual.


Um dos principais objetivos do RJB era o ensino da botânica, mas também o estudo e pesquisa de espécies nativas da Europa, Américas e do Pacífico.


Atualmente existem no RJB aproximadamente 5.000 diferentes espécies de árvores e plantas do mundo inteiro.

Fonte circular


Este é a entrada do Jardim Botânico, com vista do lado de dentro. O prédio (parte dele) que se vê do lado de fora é o famoso Museu del Prado.

Do lado esquerdo de quem sai do parque tem uma loja que vende flores, mudas, sementes, alguns souvenirs e guarda-chuvas super diferentes.


Eu me encantei com o guarda-chuva com estampa de folhas de plátano. Custava 25,00€ (cerca de 83,00) e não comprei porque era enorme, não caberia na mala e eu teria de viajar de volta ao Brasil carregando o tal nas mãos, então desisti. Gostei tanto dele que acho que teria valido a pena o sacrifício, mas agora já foi...

O Real Jardín Botánico de Madrid abre diariamente, a partir das 10h. Nos meses de maio a agosto, fecha somente às 21h. Nos demais meses, o horário de fechamento varia entre 18h, 19h e 20h.

Para entrar, pagamos uma taxa de 3,00€ (valor de junho de 2014). A área é bem pequena e em pouco tempo, visitamos todo o espaço. Outras atrações turísticas próximas ao Jardim Botânico, além do Museu del Prado, é o Museu Reina Sofia, a Estação de Atocha e o Parque do Retiro (este muito frequentado pelos madrilenhos).

Você curte visitar parques e espaços verdes durante uma viagem? Ou prefere conhecer outros lugares, como museus, feiras, exposições, etc?

Beijos,
Ana Marua
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

4 comentários :

  1. Olá, querida
    Eu aprecio muito espaços verdes mas gosto também das outras possibilidades que vc nos dá...
    O seu post ficou refrescante...
    Bjm fraternal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roselia, muito obrigada.
      Gostei da definição do post: refrescante! hehehe...
      Bjs

      Excluir
  2. Eu AMEI Madrid. Achei a cidade linda.
    Amei suas fotos, belíssimo!

    bojs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu também AMEI Madrid, até mais do que Barcelona. Fiquei encantada com a cidade e as pessoas. Bjs

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.