Mercado de San Miguel, um dos mais antigos e tradicionais de Madrid!

Um dos lugares que eu mais gosto de visitar em uma cidade são os mercados tradicionais. Em Madrid eu conheci dois bem legais, o Mercado de San Miguel, mais tradicional e o Mercado de San Antón, com muita culinária exótica e que que será assunto para outro post. 

Mercado de San Miguel é um mercado pequeno, mas muito bonito.

Fundado em 1916, o Mercado de San Miguel não estava mais conseguindo competir com os grandes supermercados e estava prestes as fechar as portas. Então, em 2007 ele passou por uma reforma que durou 2 anos e reabriu em 2009, com uma proposta um pouco diferente, incluindo mais espaços da gastronomia local e internacional.

A fachada de ferro fundido e o interior de madeira escura foram preservados na reforma.


Além das mais de 30 bancas de frutas e verduras frescas, peixes, doces, pães, queijos, o famoso jamón ibérico (tipo de presunto curado), vinhos e cervejas, o MSM é também um mercado gourmet, com espaços gastronômicos bastante disputados, principalmente nos finais de tarde.

Estas "manchinhas cinza" na foto são gotículas de água para refrescar o ambiente.

Eu fui fora do chamado horário de pico, mas estava lotado mesmo assim. Em algumas bancas que a gente nem enxerga o que tem nos balcões, de tanta gente em volta.

O ambiente é bem informal e não há muito espaço para sentar, então o jeito é circular e ir conhecendo as bancas e as comidinhas.


Tem de tudo, desde lanches, doces, comidas tipicas, inclusive as famosas tapas espanholas* e comidas internacionais, frutos do mar, sushi, etc.

*As tapas são entradinhas, petiscos ou aperitivos que se servem com bebidas em mercados, cafés e bares espanhóis. Tapa, em espanhol, significa tapar e função inicial das tapas, que podia ser um pedação de pão, queijo, jamón, etc, era cobrir um copo ou xícara de café para afastar os mosquitos e as moscas.

Docinhos... nham, nham...

O jamón "pata negra" é uma das iguarias locais mais pedidas.

Mesmo sempre cheio de turistas, vale um passeio pelo mercado. O ambiente é muito alegre e descontraído e as guloseimas são de dar água na boca. Os preços, como todo local turístico, não são uma pechincha, mas os produtos são de qualidade e compensa experimentar coisas diferentes.

O Mercado de San Miguel funciona diariamente, das 10h à meia-noite. Nas quintas, sextas e sábados, o horário é estendido até às 2h da madrugada. A localização é bem central, próximo da estação de metrô Puerta del Sol e da Plaza Mayor.

Você gosta de conhecer mercados ou não se liga muito em lugares assim?

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários :

  1. Olá Ana

    Que peninha, este não conheço. Não sabia dele quando visitei Madrid. Como vai a vida?

    Venha fazer parte do TSÙ, onde nos pagam o tempo que perdemos na internet. Acesse i link e confira

    https://www.tsu.co/AMIGAdaMODAKinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kinha, então na próxima vez que você for a Madrid, dê uma passadinha no MSM, você vai gostar muito.
      Já estou no TSÚ, mas ainda não tive tempo para ver direito como funciona, hehe...
      Bjs

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.