Casa Batlló, delírios ou poesia de Gaudí?

O post de hoje é sobre a belíssima Casa Batlló, construída entre os anos 1875 a 1877 e mais tarde,  teve sua reforma projetada pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí.

A fachada da Casa Batlló é hipnotizante!

A Casa Batlló está localizada no Paseig de Gràcia, nº 43, a avenida mais chique de Barcelona, com muitas lojas de grifes famosas. É como se fosse a 5ª Avenida, em Nova York.


Antoni Gaudí, o mais famoso arquiteto de Barcelona, foi contratado pelo proprietário da casa, o aristocrata Don José Batlló Casanovas, para projetar um novo prédio no local, pois o existente seria demolido. Depois mudou de ideia e decidiu reformar a casa. 

Gaudí então executou a reforma, que foi de 1904 a 1906, se inspirando na natureza, principalmente no mar.

As cerâmicas coloridas na fachada externa foram influenciadas pelas cores naturais dos corais.

A Casa Batlló, aberta à visitação pública, é também conhecida como A Casa dos Ossos, pois o formato dos balcões das sacadas se assemelham a crânios e os pilares de sustentação, a ossos.


Janela com close de um dos pilares de sustentação.

Don José Batlló vivia com a família nos dois pisos inferiores da casa e alugava como apartamentos os andares superiores.

Ao chegarmos na recepção da Casa Batlló, recebemos um guia de áudio, disponível em dez idiomas, inclusive o português, que nos informa dados e curiosidades sobre cada um dos ambientes da casa.


Estes são os primeiros objetos que avistamos logo ao entrar na casa. À direita fica a escada que conduz ao piso principal, que se retorce como o esqueleto de um dinossauro fossilizado.

Sala principal, no primeiro piso superior. Os vidros coloridos lembram moluscos.

"E esse pessoal todo querendo uma foto minha?"

Tanto a fachada quanto o interior da casa chamam a atenção por suas formas onduladas, que são uma característica marcante de Gaudí.


As formas arredondadas e anatômicas predominam nas obras de Gaudí, que rejeitava as linhas retas e tradicionais. Tanto que até as paredes são curvas e não há um único ângulo reto em toda a casa.


As cerâmicas coloridas prolongam-se até ao terraço, que se assemelha ao lombo de um dragão, uma homenagem a São Jorge, padroeiro da Catalunha. A cruz grega também é uma constante nas obras de Gaudí.


Poltrona talhada em madeira, também com formas arredondadas. A textura da parede ao fundo assemelha-se à escamas de peixe.

Fundos do prédio, visto do pátio, que fica em um dos andares intermediários.


Jardim de cerâmica: estas colagens estão no pátio da casa e foi construído com as peças remanescentes da fachada.

Os detalhes que decoram as fontes de água no pátio parecem polvos.

As curvas na parte superior do muro lembram ondas do mar.

Pequeno jardim cultivado no quintal.


O poço de luz que distribui a iluminação natural pela casa também foi planejado em termos de funcionalidade. Gaudí revestiu as paredes de cerâmica, cuja tonalidade vai do azul cobalto nos andares superiores, ao azul bem clarinho nos andares mais baixos, onde a incidência do luz é menor.


Terraço e suas chaminés agrupadas, com direito à vista panorâmica de uma das zonas mais nobres de Barcelona.

Loja de souvenirs: os visitantes também encontram uma loja de souvenirs com objetos relacionados com a Casa Batlló, desde miniaturas da casa até esmaltes e batons bem coloridos, e uma grande variedade de livros de Gaudí.


Como chegar: você pode ir a pé da Praça Catalunha (é uma pernadinha de 30/40min, mas para quem gosta de caminhar, nem sente), de metrô, Linha Verde L3 "Passeig de Gràcia", partindo da Calle Aragó-Rambla Catalunya ou se você estiver no Ônibus Turismo, descer na parada quase em frente à Casa Batlló.

Valor do ticket de entrada: adultos: 21,50 € e o Fast Pass: 24,50 €.

Os tickets podem ser adquiridos no local ou pela internet. Como quase todos os lugares turísticos na Europa têm filas, o ideal é comprar online, evitando pelo menos uma fila. Outra vantagem deste ingresso é que não precisamos determinar o dia ou horário exato da visitação. O ingresso tem a validade de um ano. Eu e minha irmã optamos pelo Fast Pass e assim entramos direto, evitando a fila da compra e a fila da entrada. Valeu muito à pena! Para comprar online, clique aqui!

Horário de funcionamento: abre diariamente, inclusive sábados, domingos e feridos, das 9h às 21h. Fecha somente em 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Gaudí definiu a Casa Batlló como uma "Visão do Paraíso", criando uma de suas composições mais poéticas. Realmente é uma bela casa para se visitar e apreciar a sua instigante obra, mas não sei como seria morar numa casa assim. Você gostaria?

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários :

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.